Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Territory, uma boa solução para a Ford que vem da China

07/08/2020
in Avaliação, Fora de estrada, Ford

Revestimento em couro creme vem de série no Territory Titanium, que esbanja espaço para pernas no banco traseiro; porta-malas de 348 litros é ponto negativo

 

Pode-se perguntar se a origem chinesa do Territory transparece em algum lugar que não a etiqueta de fabricação sob o capô. A resposta é não: tudo normal e correto em acionamento e operação, sem arranjos estranhos ou traduções incorretas, e todas as informações das telas em português brasileiro. O SUV demonstra construção e acabamento cuidadosos, incluindo a carroceria com vãos estreitos e bem regulares entre seus painéis — por esse item, talvez fosse bom que todos os Fords viessem da China. E o cofre traz coberturas plásticas para o motor, a bateria e os reservatórios de fluidos, cuidado desconhecido na marca.

 


Auto Livraria

 

O Territory oferece um interior espaçoso para a cabeça e os ombros de todos os ocupantes e, em especial, para as pernas de quem viaja atrás — cujo assento de forma arredondada, porém, não apoia muito bem as coxas. O encosto traseiro admite duas posições, uma mais reclinada. Decepciona a capacidade de bagagem de 348 litros, típica de hatch médio, sob a qual fica o estepe temporário. Embora o principal rival Compass não ofereça muito mais (411 litros), há no segmento opções generosas como os 686 litros do Tiguan (com cinco lugares em uso) e os 520 litros do 3008.

 

Ciclo Miller e transmissão CVT

O motor do Territory é exclusivo do modelo por aqui: um quatro-cilindros turbo (sem relação com o de três do Fiesta ST europeu) que dispõe de bons elementos como injeção direta, variação do tempo de abertura das válvulas e acionamento dos comandos por meio de corrente. Contudo, tanto pela cilindrada modesta quanto por operar no ciclo Miller para maior eficiência, os índices de potência (150 cv) e torque (22,9 m.kgf) são apenas razoáveis. Também de 1,5 litro, o Honda CR-V obtém 190 cv e o Tiguan alcança 25,5 m.kgf com motor 1,4 turbo.

 

Motor turbo de 150 cv e caixa CVT trazem resposta ágil ao Territory, apesar da 1,6 tonelada, mas em altas rotações o desempenho é apenas adequado

 

Com um peso considerável de 1.632 kg, o novo Ford anuncia desempenho apenas regular, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos pelo dado de fábrica. Nosso teste usando estol na saída (pode ser que a fábrica não use esse método) obteve melhor marca, 10,5 s, à frente de Compass Limited e Sportage EX (12,1 s), mas atrás de 3008 (9,4 s) e Tiguan Comfortline (9,9 s). Sem estol nota-se ligeiro retardo até a turbina encher e o carro ganhar ímpeto.

 

No uso urbano a sensação é de agilidade, com bom isolamento de ruídos e vibrações, mas a potência modesta aparece em subida de serra ou ultrapassagem a pleno

 

A transmissão CVT, a primeira em um Ford não híbrido por aqui (apenas o Fusion Hybrid usava uma, mas de concepção diferente), usa conversor de torque para a ligação ao motor, receita para obter agilidade nas saídas. No canal de seleção manual à direita ocorre simulação de oito marchas, com mudanças para cima na faixa 5.000-5.400 rpm ao acelerar a pleno, mas não redução, mesmo que se pise no acelerador até o fim. Em D a operação é típica de CVT: sob aceleração total o giro cresce até 5.400 e estaciona, o que traz o melhor desempenho. O programa Sport, que também afeta acelerador e assistência de direção, não influi nessa definição.

No uso urbano a sensação ao acelerar o Territory é de agilidade, pois o acelerador promove grande abertura da borboleta e a CVT mantém certas rotações, salvo quando se anda com muita parcimônia. Mesmo em velocidade constante em rodovia, a caixa encurta a relação em subidas e os giros podem subir de 1.800 para 3.500 rpm para manter 120 km/h, por exemplo. A potência modesta aparece, porém, em subida de serra ou uma ultrapassagem a pleno. Boa nota vai para o isolamento de ruídos e vibrações: mesmo com motor um pouco áspero e ruidoso em altas rotações, esses incômodos ficam de fora.

 

Mesmo com a suspensão (multibraço na traseira) recalibrada pela Ford, o comportamento não tem a identidade da marca; faróis de leds são muito eficientes

 

O SUV mostrou também consumo adequado, com 12,3 km/l de gasolina no trajeto urbano leve e 11,6 km/l no rodoviário. O 3008 foi mais econômico (13,6 e 12,3 km/l) e o Tiguan fez 11,9 e 11,8 km/l, na mesma ordem. O Compass, sem turbo ou injeção direta, conseguiu apenas 10,8 e 11,1 km/l na versão Limited. O tanque de apenas 52 litros é que limita um pouco a autonomia.

 

 

O restante do conjunto mecânico do Territory é típico do segmento, caso da suspensão traseira multibraço, e até os pneus são de marca familiar, Goodyear em nosso carro — chineses, mas com engenharia europeia, segundo inscrição nos flancos. A mão da Ford na calibração para o Brasil incluiu, além de pneus mais silenciosos, novos parâmetros para buchas e amortecedores, provavelmente com o fim de melhorar o comportamento dinâmico, pois os carros chineses costumam ter suspensão macia demais para nosso padrão. E como ficou?

Ficou bom, mas não ficou um Ford. O rodar mostra conforto de modo geral, com boa absorção de movimentos lentos e aptidão para transpor lombadas. Já impactos curtos e rápidos são mais transmitidos à cabine do que o habitual na marca, possível indicação de buchas muito firmes. O comportamento em curvas está adequado à proposta, com subesterço aceitável e traseira que não quer sair nem mesmo ao se cortar o acelerador — boa definição para um carro familiar. Só não espere a vivacidade de comportamento, o elevado controle pelos amortecedores e a direção precisa que se tem desde um Ecosport até um Edge: nesse aspecto o Territory está mais para um SUV sul-coreano que para um Ford.

 

Desempenho pode depor contra o Territory na faixa de preço da versão superior, mas não a origem chinesa: SUV revela boa qualidade de acabamento e construção

 

No uso pacato a direção revela assistência correta e só incomoda pelo diâmetro de giro, maior que o esperado por seu tamanho (o Equinox sofre do mesmo mal). Já os freios merecem revisão: a sensação é de curso longo de pedal e pouco poder de frenagem no uso moderado, requerendo breve adaptação pelo motorista. De resto, o Territory tem ótimos faróis, boa visibilidade geral (com prejuízo mediano pelas colunas dianteiras) e alta dotação de equipamentos de segurança ativa e passiva — indica até a temperatura dos pneus, além de sua pressão.

Se gostamos do Territory? Sim: é elegante e bem-acabado por dentro, espaçoso, muito bem-equipado em conforto e assistências ao motorista e comporta-se bem como um carro familiar. Como limitações, tem pouco espaço para bagagem e desempenho apenas adequado, em uma faixa de preço que oferece opções potentes como o Equinox de 2,0 litros e 262 cv. Além do aguardado preenchimento da lacuna na linha de SUVs da marca, sua melhor notícia pode ser que a origem em nada desabona o novo modelo da Ford.

A julgar pelo contato inicial com o Territory, os chineses vêm mesmo para ficar.

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 10,5 s
0 a 120 km/h 14,9 s
0 a 400 m 17,5 s
Retomada
60 a 100 km/h 6,6 s
60 a 120 km/h 10,9 s
80 a 120 km/h 7,8 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,3 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,2 km/l
Trajeto em rodovia 11,6 km/l
Testes com gasolina; retomadas com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 76 mm
Cilindrada 1.490 cm³
Taxa de compressão 11,4:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima 150 cv a 5.300 rpm
Torque máximo 22,9 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 8 marchas
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol
Pneus 235/50 R 18
Dimensões
Comprimento 4,58 m
Largura 1,936 m
Altura 1,674 m
Entre-eixos 2,716 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 348 l
Peso em ordem de marcha 1.632 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,8 s
Consumo em cidade 9,2 km/l
Consumo em rodovia 10,0 km/l
Dados do fabricante; consumo de gasolina conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaFordTerritoryTerritory SELTerritory Titaniumutilitário esporte

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp