Apesar do motor atual de 1,6 litro e da transmissão CVT, o Duster obteve desempenho modesto e um consumo rodoviário elevado; a suspensão permite conforto adequado
Segurança passiva
Bolsas infláveis frontais e cintos de três pontos para quatro pessoas são itens exigidos por lei. Além disso, ele vem com encosto de cabeça para o passageiro central e fixação Isofix para cadeira infantil, o que é pouco. 0,5 ponto
Custo-benefício
O Duster Dynamique CVT custa R$ 79 mil (menos R$ 7 mil que no ano passado) e oferece poucos opcionais. Como avaliado, só com os bancos de couro, passa a R$ 80.690, o que o mantém como um dos SUVs mais baratos. O Ford Ecosport SE é mais potente, com 131/137 cv no motor 1,5, e custa R$ 82.890 com caixa automática de seis marchas. Tem conteúdo semelhante, mas sem bancos de couro, e menos espaço interno e para bagagem. Também mais compacto é o Peugeot 2008 Allure Pack automático (R$ 86.180), com motor 1,6 de 115/118 cv. Vem com bolsas infláveis laterais, mas os bancos são de tecido e falta controle de estabilidade. Assim, o preço atual parece coerente com o que o Duster oferece na categoria. 0,5 ponto
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Equipamentos e preços
• Duster Dynamique CVT – Ar-condicionado, banco traseiro bipartido, câmera traseira de manobras, central de áudio com integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e tela de 7 pol, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, limitador e controlador de velocidade, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com regulagem de altura.
• Opcionais – Bancos de couro, pacote Outsider (reforço de para-choque dianteiro com faróis auxiliares).
• Preço sem opcionais: R$ 78.990
• Preço como avaliado: R$ 80.690
• Preço completo: R$ 84.440
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em 27/6/19
Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 13,8 s |
0 a 120 km/h | 20,9 s |
0 a 400 m | 19,2 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 8,2 s |
60 a 120 km/h* | 15,4 s |
80 a 120 km/h* | 11,3 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 12,1 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 5,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 9,9 km/l |
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 118/120 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,2 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | eletro-hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 215/65 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,315 m |
Largura | 1,822 m |
Altura | 1,69 m |
Entre-eixos | 2,673 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 475 l |
Peso em ordem de marcha | 1.240 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,9/13,2 s |
Consumo em cidade | 10,3/7,1 km/l |
Consumo em rodovia | 10,8/7,9 km/l |
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |