Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

XC40: caçula dos SUVs Volvo segue valores da família

10/04/2018
in Avaliação, Fora de estrada, Volvo

A marca sueca chega ao segmento de Evoque e X1 com um produto equilibrado e de alta dotação em segurança

Texto: Fabrício Samahá e Sérgio Galvão – Fotos: divulgação

 

A Volvo expande sua família de utilitários esporte no Brasil com o lançamento do modelo compacto XC40. Apresentado no ano passado na Europa, onde foi eleito Carro do Ano de 2018, ele começa a ser vendido aqui este mês em duas versões: Momentum e R-Design T5, que compartilham o motor turbo de 2,0 litros com potência de 252 cv. A opção básica T4 vem em julho com 190 cv — há ainda as edições limitadas First Edition T5, cujas 70 unidades se esgotaram logo que a marca sueca abriu a pré-venda, em janeiro. Quando a linha estiver completa, a faixa de preços cobrirá de R$ 169.950 a R$ 214.950 (conheça o conteúdo de cada uma no quadro abaixo).

Com 4,42 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o XC40 vem competir com Audi Q3, BMW X1 e X2, Jaguar E-Pace, Mercedes-Benz GLA e Range Rover Evoque. A versão de entrada tende a ser opção também a modelos de fora do mercado de luxo, como Honda CR-V e o novo Volkswagen Tiguan. Um bom trabalho de estilo deixou-o com identidade própria, ao mesmo tempo em que lembra os SUVs maiores da marca, XC60 e XC90, como nas lanternas traseiras.

 

Quebra da janela das portas traseiras, um ponto de identidade do XC40, marca a divisão de cores entre teto e restante; versão Momentum (fotos) usa rodas de 19 pol

 

A parte mais chamativa do desenho é a forte quebra da base da janela das portas traseiras, que sobe para formar a divisão entre os dois tons de pintura (o teto pode ser preto ou branco). As reentrâncias na parte inferior das portas também chamam atenção e conferem ar de solidez. Os faróis usam leds em toda a linha e têm função autodirecional e comutação automática de facho. No emblema da Volvo, na grade dianteira, vem a câmera do controlador de distância (R-Design). As rodas variam conforme a versão: 18 polegadas na T4, 19 na Momentum e 20 na R-Design. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom, 0,34.

 

O R-Design oferece condução semiautônoma: ao seguir o tráfego adiante e as faixas da via, o carro pode assumir as funções de aceleração, frenagem e direção

 

No interior, a aplicação da grande tela vertical sensível ao toque de nove polegadas, de série em todas as versões, impôs um formato esguio para os difusores de ar centrais, acompanhado pelos laterais e pelos que levam ar à traseira. O sistema de áudio, compatível com Apple Car Play e Android Auto, oferece opções de 80, 250 e 600 watts, este com 13 alto-falantes e a grife Harman Kardon, aplicado ao R-Design. Os painéis de porta trazem grande superfície acarpetada, solução incomum. Não há alto-falantes ali: um para subgraves, ventilado a ar, foi aplicado ao painel para substituí-los.

O ambiente interno, se não oferece o requinte dos Volvos maiores, transmite boa impressão pelo acabamento. O quadro de instrumentos digital, com tela de TFT de 12,3 pol, é configurável na parte central e fácil de ler e usar, assim como a tela de áudio. No console, as versões T5 trazem carregador de celular por indução, sem fios. O freio de estacionamento elétrico inclui retenção automática em paradas. O carro tem volante de boa empunhadura, bancos bem desenhados e comandos bem à mão. Ponto negativo é precisar-se usar a tela central para simples ajuste de temperatura e velocidade do ar-condicionado, pois não há botões físicos redundantes.

 

Interior é criativo nos difusores de ar; tela vertical de 9 pol remete a outros Volvos; navegador e camurça sintética nos bancos equipam só a versão R-Design

 

Sistemas de assistência ao motorista são um ponto alto do XC40. Toda a linha traz o City Safety, que monitora o tráfego adiante e detecta a presença de animais ou mesmo pedestres; se necessário, efetua frenagem automática para evitar ou reduzir o risco de colisão ou atropelamento. Assistente para se manter na faixa da via, que promove leve intervenção ao volante caso o motorista não corrija a trajetória, e Mitigação de Pista Oposta (que avisa o motorista no caso de invadir a faixa oposta e conduz o veículo de volta à própria pista, entre 65 e 140 km/h) também vêm desde a versão básica.

 

 

O R-Design acrescenta as funções de controlador de distância à frente, leitura de placas de sinalização e condução semiautônoma a até 130 km/h. Ao seguir tanto o tráfego adiante quanto as faixas da via, o carro pode assumir as funções de aceleração, frenagem e direção (apenas curvas suaves). O motorista deve manter as mãos no volante e a atenção ao tráfego, mesmo porque a leitura das faixas pode tornar-se insuficiente a qualquer momento: nesse caso, o carro sinaliza que o condutor deve retomar o acionamento de direção.

Próxima parte

 

Versões, preços e equipamentos

• XC40 T4 (R$ 169.950, a partir de julho) – Ar-condicionado automático, assistência Volvo On Call, assistente de mudança de faixa, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, bolsas infláveis laterais e de cortina, controlador de velocidade normal e em declive, controle de estabilidade e tração, faróis de leds, limpador de para-brisa automático, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos em tela de TFT de 12,3 pol, rodas de 18 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema City Safety, sistema de áudio de 80 watts com tela de 9 pol (compatível com Apple Car Play e Android Auto), sistema Mitigação de Pista Oposta.

• XC40 Momentum T5 AWD (R$ 194.950) – Como no T4, mais ar-condicionado de duas zonas, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, chave presencial para acesso e partida, motor de 252 cv, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 19 pol, seletor de modos de condução com cinco programas (Comfort, Eco, Off-Road, Dynamic e Individual), sistema de áudio de 250 watts, tração integral. Opção de teto em branco.

• XC40 R-Design T5 AWD (R$ 214.950) – Como no Momentum T5, mais banco do passageiro com ajuste elétrico, bancos revestidos em couro e camurça sintética, controlador de distância à frente, faróis de neblina de leds, leitura de placas de sinalização, rodas de 20 pol, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de áudio Harman Kardon de 600 watts com navegador, sistema de condução semiautônoma, tampa traseira com acionamento elétrico, teto em preto, teto solar panorâmico elétrico, volante com comandos de marchas.

• Cores – Azul (tons diferentes entre Momentum e R-Design), branco, cinza, prata, preto, vermelho. Interior do Momentum em bege, caramelo, preto ou vermelho. Interior do R-Design em preto.

• Garantia – 2 anos sem limite de quilometragem com opção de ampliar por 1 ou 2 anos.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãoutilitário esporteVolvoXC40XC40 MomentumXC40 R-Design

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp