Utilitário esporte chega em alguns meses com motor 1,5-litro
e opção de CVT; andamos também no pequeno J2, agora flexível
Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação
A JAC Motors aproveitou a inauguração de mais uma concessionária em São Paulo, SP — a Braz Leme —, para que a imprensa dirigisse alguns de seus modelos. O Best Cars experimentou o pequeno hatch J2, agora dotado de motor flexível em combustível, e o utilitário esporte compacto T5, que começa a ser vendido no Brasil em meados de 2015 (antes dele vem o T6, maior, com lançamento em janeiro).
Chamado de S3 na China, o T5 mede 4,33 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre eixos, próximo ao Ford Ecosport (4,24 m com o estepe e 2,52 m) e ao Renault Duster (4,32 m e 2,67 m), com os quais vem competir. Seu desenho, atual e que transmite robustez, inclui leds nas luzes diurnas dos faróis e nas lanternas traseiras. Chamam atenção a ampla grade dianteira, a linha de cintura em forte ascensão rumo à traseira e as largas colunas posteriores (em prejuízo da visibilidade). A carroceria tem tanto volume de chapas que faz as rodas de 16 polegadas parecerem muito pequenas.
O T5 tem desenho atual e porte similar ao do Duster; com motor 1,5 de até
127 cv, o desempenho convence e há opção pelo primeiro câmbio CVT da JAC
O interior é simples em materiais, mas tem aspecto mais elaborado que os de outros modelos da marca. No carro exibido os bancos são revestidos em couro e há equipamentos como ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, computador de bordo, cintos de três pontos para os cinco ocupantes, monitor de pressão dos pneus e rádio com tela ampla e navegação. Embora o conteúdo de série para o Brasil ainda não tenha sido anunciado, a JAC prevê preço ao redor de R$ 60 mil para a versão básica. Na China existem opções como controle de estabilidade, bolsas infláveis laterais e de cortina, controlador de velocidade e teto solar.
O primeiro contato com o T5 agradou: boas
respostas em médias e altas rotações,
suspensão que absorve bem as imperfeições
O motor do T5 é o conhecido 1,5-litro flexível de quatro válvulas por cilindro, com variação do tempo de abertura daquelas de admissão, já conhecido de J3 e J3 Turin S. Com potência de 125 cv e torque de 15,5 m.kgf com gasolina ou 127 cv e 15,7 m.kgf com álcool, ele pode ser associado a um câmbio manual de seis marchas ou — pela primeira vez em um JAC por aqui — um automático de variação contínua (CVT), que permite operar com mudanças manuais entre seis “marchas virtuais” por toques na alavanca.
No interior simples, o utilitário oferece bom espaço e prevê comodidades
como ar-condicionado de duas zonas, navegador e bancos de couro
O primeiro contato com o T5 agradou. O utilitário esporte mostrou-se bem ajustado para o Brasil, embora ainda esteja em processo de calibração às nossas condições. O motor tem boas respostas em médias e altas rotações, mas é um pouco “preguiçoso” nas baixas (o peso é de cerca de 1.200 kg), e a alavanca de câmbio manual é precisa nos engates. Algumas imperfeições do asfalto revelaram que a suspensão as absorve bem, sem que seja macia em excesso. A empresa está trabalhando para melhorar o isolamento acústico do carro. A bordo, a posição de dirigir é confortável, os instrumentos de painel têm fácil visualização e o banco traseiro oferece bom espaço mesmo para dois adultos de 1,80 metro.
Compacto esperto
Por sua vez, o J2 traz a primeira aplicação do sistema flexível Delphi ao motor de 1,35 litro e quatro válvulas por cilindro, que no J3 funciona apenas com gasolina. A alteração elevou a potência de 108 para 110 cv com gasolina e 113 com álcool, enquanto o torque subiu de 14 m.kgf para 14,1 e 14,4 m.kgf, na ordem. São valores expressivos para a cilindrada e para o baixo peso do carro (915 kg), pelo que a fábrica anuncia velocidade máxima de 187 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. O tanque de combustível de 35 litros faz esperar autonomia crítica com álcool.
O pequeno J2 ficou ainda mais potente (113 cv) com o motor 1,35 flexível,
mas o torque em baixa é pouco; interior e porta-malas são compactos
O J2 recebeu novo para-choque traseiro, que simula um difusor de ar. O conteúdo de série inclui ar-condicionado, conjunto elétrico, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, alarme, rodas de alumínio de 14 pol e rádio/CD. O espaço interno bastante limitado — apesar dos três lugares previstos no banco traseiro — e o de bagagem ainda mais, apenas 121 litros, são toleráveis diante de suas dimensões, com 3,54 m de comprimento e 1,64 m de largura, próximos aos de um Fiat 500.
Ao volante, o carro continua como o anterior: tem arranque lento em baixa rotação, típico dos motores 16-válvulas de alta potência específica, mas ganha um tempero esportivo acima de 3.500 rpm. O interior é confortável nos bancos dianteiros e não é difícil encontrar uma boa posição de dirigir. Detalhe interessante: o quadro de instrumentos move-se junto do volante quando este é regulado em altura. Ao preço de R$ 35 mil, o J2 torna-se opção válida para quem não precisa de espaço e gosta de potência, desde que se disponha a trabalhar com o câmbio para manter o motor “esperto”.
Mais Avaliações |
Ficha técnica
J2 |
T5 |
|
Motor |
||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 75 x 75,4 mm | 75 x 84,8 mm |
Cilindrada | 1.332 cm³ | 1.499 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 110/113 cv a 6.000 rpm | 125/127 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 14,1/14,4 m.kgf a 4.500 rpm | 15,5/15,7 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão |
||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | manual, 6 ou automático de variação contínua |
Tração | dianteira | |
Freios |
||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção |
||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão |
||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, McPherson, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas |
||
Dimensões | 14 pol | 16 pol |
Pneus | 175/60 R 14 | 205/55 R 16 |
Dimensões |
||
Comprimento | 3,535 m | 4,325 m |
Largura | 1,64 m | 1,765 m |
Altura | 1,475 m | 1,66 m |
Entre-eixos | 2,39 m | 2,56 m |
Capacidades e peso |
||
Tanque de combustível | 35 l | 45 l |
Compartimento de bagagem | 121 l | ND |
Peso em ordem de marcha | 915 kg | 1.220 kg |
Desempenho |
||
Velocidade máxima | 187 km/h | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,6 s | ND |
Dados do fabricante; consumo não informado; ND = não disponível; alguns dados do T5 referem-se ao mercado chinês e podem sofrer alterações até o lançamento no Brasil |