Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

10 chances: Toyota Etios X, um automático acessível

05/03/2018
in Avaliação, Toyota, Vídeos, Vídeos 2

Versão de entrada oferece comodidade no uso urbano com desempenho adequado; consumo poderia ser melhor

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Transmissão automática, quem não quer? Ficar livre da alavanca de mudanças e do pedal de embreagem é uma boa pedida no trânsito das grandes cidades de hoje, o que explica haver cada vez mais opções com esse objetivo no mercado. Algumas delas são acessíveis, como o Toyota Etios X, que agrega uma caixa automática de quatro marchas ao motor de 1,3 litro e tem preço sugerido a partir de R$ 52.390. Quais suas chances de merecer sua garagem? O Best Cars foi descobrir.

Estilo
O desenho antiquado sempre foi um ponto crítico do Etios. Melhorou um pouco na linha 2018 com novos para-choques e grade, mas ainda é mais comum comprar um apesar do estilo que motivado por ele. 0,5 ponto

 

 

Acabamento e conveniência
O interior desse Toyota é simples, mas coerente com uma versão de entrada. Tem até algum requinte no volante e nos plásticos em preto brilhante. Para o preço, são dignos de nota o controle elétrico dos quatro vidros e dos retrovisores, o porta-luvas refrigerado e o alerta para uso do cinto para motorista e passageiro. Itens que faltam: ajuste de altura dos cintos dianteiros, alarme com ultrassom, temporizador dos vidros e da luz interna e sistema de áudio. E bem poderia ser mudada a alavanca que destrava o capô: parece um afogador dos anos 70. 0,5 ponto

 


Auto Livraria

 

Posto do motorista
O condutor tem conforto regular, com boa posição relativa entre banco e volante e regulagem de altura para os dois. O assento curto e o pouco apoio lombar do encosto não agradam. Embora polêmico pela posição central, o quadro de instrumentos hoje é digital e com fácil leitura, além de ter computador de bordo. Visibilidade adequada. Para a categoria, é um bom conjunto. 1 ponto

 

Com preço de R$ 52.390, o Etios X é um dos carros mais baratos com mudanças automáticas de marcha; grade e para-choques renovaram o visual para 2018

 

Espaço
O Etios acomoda bem quatro pessoas, com espaço em boa medida para pernas e cabeças, tanto na frente como atrás. O banco traseiro é estreito para três, uma regra em carros desse porte. Em sua faixa de preço, é um dos hatches mais espaçosos. 1 ponto

 

A caixa automática ajuda o motor de 1,3 litro nas saídas por ter conversor de torque, mas as quatro marchas deixam grande intervalo e elevam ruído e consumo

 

Porta-malas
A mesma qualidade não vale para o compartimento de bagagem: 270 litros são apenas  razoáveis em uma categoria com vários modelos de 300 litros. 0,5 ponto

Desempenho
O motor 1,3 de 16 válvulas foi atualizado na linha 2017, quando passou a 88 cv com gasolina e 98 com álcool. Em um carro leve, ele traz respostas ágeis e desempenho adequado, como 0 a 100 km/h em 13,2 segundos com gasolina. Gira bem macio e faz pouco ruído no uso moderado. A caixa automática ajuda nas saídas por ter conversor de torque, mas as quatro marchas deixam grande intervalo entre si: em rodovia, cada redução para terceira eleva muito o ruído do motor. 0,5 ponto

 

Instrumentos digitais de fácil leitura; posição do motorista e espaço satisfazem; controle elétrico dos quatro vidros e porta-luvas refrigerado; porta-malas para 270 litros

 

Consumo
Apesar da fama de motores econômicos, o Etios foi só regular em consumo, como 11,7 km/l no trajeto urbano leve e 12,7 no rodoviário com gasolina. Aqui, tanto as quatro marchas quanto o tipo de transmissão o prejudicam, em relação aos concorrentes com caixa automatizada, como o Fiat Uno, ou CVT, como o Nissan March. 0,5 ponto

 

 

Comportamento dinâmico
É bom o acerto da suspensão, com um rodar firme sem comprometer o conforto. A estabilidade está adequada à proposta do carro e a direção, com assistência elétrica, se mostra bem leve em manobras. Bons freios. 1 ponto

Segurança passiva
A versão X vem apenas com bolsas infláveis frontais, como manda a lei. A seu favor estão cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros e fixação Isofix de cadeira infantil. 0,5 ponto

 

Motor atualizado com até 98 cv fornece agilidade ao leve Etios; de 0 a 100 km/h são válidos 13,2 segundos; caixa automática de quatro marchas penaliza consumo

 

Custo-benefício
O X custa R$ 52.390: é um dos carros mais baratos do País com mudanças automáticas de marcha. O Fiat Mobi sai por R$ 46 mil e o Volkswagen Up por menos de R$ 52 mil, mas são carros menores e de motor 1,0-litro. Chevrolet Onix, Fiat Uno, Nissan March e VW Gol começam ao redor de R$ 55 mil. A origem simples do Etios combina mais com esta versão de entrada que com as mais caras da linha. Com espaço e desempenho adequados e consumo aceitável, ele pode ser considerado uma boa compra pelo que custa e o que oferece. 1 ponto

caixa-7-pontos

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 13,2 s
0 a 120 km/h 19,6 s
0 a 400 m 18,9 s
Retomada
60 a 100 km/h* 7,3 s
60 a 120 km/h* 13,8 s
80 a 120 km/h* 11,8 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,7 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,9 km/l
Trajeto em rodovia 12,7 km/l
Testes com gasolina; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 72,6 x 80,5 mm
Cilindrada 1.329 cm³
Taxa de compressão 13:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima* 88/98 cv a 5.600 rpm
Torque máximo* 12,3/12,8 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 4
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol
Pneus 175/65 R 14
Dimensões
Comprimento 3,777 m
Largura 1,695 m
Altura 1,51 m
Entre-eixos 2,46 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 45 l
Compartimento de bagagem 270 l
Peso em ordem de marcha 978 kg
Desempenho e consumo*
Velocidade máxima 170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s
Consumo em cidade 11,8/8,2 km/l
Consumo em rodovia 13,3/9,2 km/l
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: 10 ChancesavaliaçãoAvaliação CompletaEtiosEtios XToyota

Related Posts

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história
Auto Livraria - Toyota

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história

25/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025
Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4

03/11/2024
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas antigas do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas antigas do 4×4

11/09/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp