Toyota SW4: 10 chances para um SUV como antigamente

Capacidade de bagagem, embora não informada, é excelente na versão de cinco lugares

 

Comportamento dinâmico
Logo se percebe a construção com chassi ao rodar com o SW4: impactos como buracos e irregularidades do piso são transmitidos à estrutura e reverberam de maneira desconfortável, ainda que sólida. O eixo traseiro rígido também afeta o conforto, como ao saltar em lombadas pouco maiores. Após algum tempo os solavancos cansam os passageiros. Sua estabilidade atende bem à proposta, com controle adequado de movimentos, e há dispositivo eletrônico. Muito bom o vão livre do solo (mínimo de 279 mm). Ponto fraco está na direção lenta, que requer muito movimento para esterçar, e um tanto pesada em uso urbano. Os freios são adequados. 0 ponto

 

 

Segurança passiva
A proteção aos ocupantes não está à altura do preço do SUV, com bolsas infláveis apenas frontais e para os joelhos do motorista. Os cinco ocupantes contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça e há fixação Isofix para cadeira infantil. 0,5 ponto

Custo-benefício
Essa versão de entrada do SW4 custa R$ 172 mil e não oferece opcionais. Para quem faz questão de carroceria sobre chassi em um SUV desse tamanho, a alternativa mais próxima é o Trailblazer LTZ. O Chevrolet custa bem mais (R$ 189.890), pois tem motor V6 de 3,6 litros e 279 cv e conteúdo superior, com ajuste elétrico do banco do motorista, bolsas infláveis laterais e de cortina e tração integral, entre outros itens. Assim, pelo preço, a concorrência mais direta do Toyota é com SUVs monobloco.

 

Desempenho e consumo sofrem com o peso e a aerodinâmica, apesar dos bons motor e transmissão; conforto de rodagem é prejudicado pela construção com chassi

 

Nesse caso as opções são variadas, como Chevrolet Equinox Premier (2,0 litros, turbo, 262 cv, R$ 170.390), Hyundai Santa Fe GLS (V6, 3,3 litros, 270 cv, R$ 174.900) e, um pouco acima em preço,  Volkswagen Tiguan R-Line (2,0 turbo, 220 cv, R$ 188 mil). Todos trazem tração integral, desempenho muito superior e mais itens de conforto e segurança; os dois últimos ainda têm sete lugares. Portanto, a nosso ver, a opção pelo Toyota só se justifica se houver real necessidade de enorme vão livre do solo e de robustez a condições severas de rodagem. Em qualquer outra situação, o comprador encontra SUVs mais seguros, eficientes e confortáveis por valor semelhante. 0 ponto

 

 

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Equipamentos e preços

SW4 SR – Ajuste do volante em altura e distância, alarme volumétrico, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bolsa inflável de joelhos para o motorista, central de áudio com tela de 7 pol, espelhamento de celular e TV digital, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento traseiros.

• Preço sem opcionais: R$ 171.990

• Preço como avaliado: R$ 171.990

• Preço completo: R$ 171.990

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em 11/6/19

 

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 13,2 s
0 a 120 km/h 20,1 s
0 a 400 m 18,9 s
Retomada
60 a 100 km/h* 8,1 s
60 a 120 km/h* 14,8 s
80 a 120 km/h* 11,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 9,0 km/l
Trajeto exigente em cidade 4,3 km/l
Trajeto em rodovia 8,5 km/l
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 95 x 95 mm
Cilindrada 2.694 cm³
Taxa de compressão 12,0:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 159/163 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 25,0 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração traseira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 265/65 R 17
Dimensões
Comprimento 4,795 m
Largura 1,855 m
Altura 1,835 m
Entre-eixos 2,745 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 80 l
Compartimento de bagagem ND
Peso em ordem de marcha 1.845 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade 7,1/4,9 km/l
Consumo em rodovia 8,5/5,9 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

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