Capacidade de bagagem, embora não informada, é excelente na versão de cinco lugares
Comportamento dinâmico
Logo se percebe a construção com chassi ao rodar com o SW4: impactos como buracos e irregularidades do piso são transmitidos à estrutura e reverberam de maneira desconfortável, ainda que sólida. O eixo traseiro rígido também afeta o conforto, como ao saltar em lombadas pouco maiores. Após algum tempo os solavancos cansam os passageiros. Sua estabilidade atende bem à proposta, com controle adequado de movimentos, e há dispositivo eletrônico. Muito bom o vão livre do solo (mínimo de 279 mm). Ponto fraco está na direção lenta, que requer muito movimento para esterçar, e um tanto pesada em uso urbano. Os freios são adequados. 0 ponto
Segurança passiva
A proteção aos ocupantes não está à altura do preço do SUV, com bolsas infláveis apenas frontais e para os joelhos do motorista. Os cinco ocupantes contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça e há fixação Isofix para cadeira infantil. 0,5 ponto
Custo-benefício
Essa versão de entrada do SW4 custa R$ 172 mil e não oferece opcionais. Para quem faz questão de carroceria sobre chassi em um SUV desse tamanho, a alternativa mais próxima é o Trailblazer LTZ. O Chevrolet custa bem mais (R$ 189.890), pois tem motor V6 de 3,6 litros e 279 cv e conteúdo superior, com ajuste elétrico do banco do motorista, bolsas infláveis laterais e de cortina e tração integral, entre outros itens. Assim, pelo preço, a concorrência mais direta do Toyota é com SUVs monobloco.
Desempenho e consumo sofrem com o peso e a aerodinâmica, apesar dos bons motor e transmissão; conforto de rodagem é prejudicado pela construção com chassi
Nesse caso as opções são variadas, como Chevrolet Equinox Premier (2,0 litros, turbo, 262 cv, R$ 170.390), Hyundai Santa Fe GLS (V6, 3,3 litros, 270 cv, R$ 174.900) e, um pouco acima em preço, Volkswagen Tiguan R-Line (2,0 turbo, 220 cv, R$ 188 mil). Todos trazem tração integral, desempenho muito superior e mais itens de conforto e segurança; os dois últimos ainda têm sete lugares. Portanto, a nosso ver, a opção pelo Toyota só se justifica se houver real necessidade de enorme vão livre do solo e de robustez a condições severas de rodagem. Em qualquer outra situação, o comprador encontra SUVs mais seguros, eficientes e confortáveis por valor semelhante. 0 ponto

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Equipamentos e preços
• SW4 SR – Ajuste do volante em altura e distância, alarme volumétrico, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bolsa inflável de joelhos para o motorista, central de áudio com tela de 7 pol, espelhamento de celular e TV digital, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento traseiros.
• Preço sem opcionais: R$ 171.990
• Preço como avaliado: R$ 171.990
• Preço completo: R$ 171.990
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em 11/6/19
Desempenho e consumo
| Aceleração | |
| 0 a 100 km/h | 13,2 s |
| 0 a 120 km/h | 20,1 s |
| 0 a 400 m | 18,9 s |
| Retomada | |
| 60 a 100 km/h* | 8,1 s |
| 60 a 120 km/h* | 14,8 s |
| 80 a 120 km/h* | 11,4 s |
| Consumo | |
| Trajeto leve em cidade | 9,0 km/l |
| Trajeto exigente em cidade | 4,3 km/l |
| Trajeto em rodovia | 8,5 km/l |
| Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição | |
Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | longitudinal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 95 x 95 mm |
| Cilindrada | 2.694 cm³ |
| Taxa de compressão | 12,0:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial |
| Potência máxima (gas./álc.) | 159/163 cv a 5.000 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 25,0 m.kgf a 4.000 rpm |
| Transmissão | |
| Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
| Tração | traseira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado |
| Traseiros | a disco ventilado |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | hidráulica |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
| Traseira | eixo rígido, mola helicoidal |
| Rodas | |
| Dimensões | 17 pol |
| Pneus | 265/65 R 17 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 4,795 m |
| Largura | 1,855 m |
| Altura | 1,835 m |
| Entre-eixos | 2,745 m |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 80 l |
| Compartimento de bagagem | ND |
| Peso em ordem de marcha | 1.845 kg |
| Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
| Velocidade máxima | ND |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | ND |
| Consumo em cidade | 7,1/4,9 km/l |
| Consumo em rodovia | 8,5/5,9 km/l |
| Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível | |
















