Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Polo TSI: motor turbo e transmissão sob análise

08/05/2018
in Avaliação, Um Mês ao Volante, Volkswagen

No mesmo trajeto urbano o Polo com álcool fez 72% do rendimento da gasolina, sinal de que o motor TSI obtém maior eficiência com o combustível vegetal

 

Caixa automática: melhor que a DSG?

Na primeira matéria do Polo prometemos abordar a transmissão automática Aisin de seis marchas. Com ela, tivemos boas surpresas e algumas nem tanto. A caixa AQ250, a mesma que equipa o Golf nacional desde 2008, ainda usa a seleção das posições (P, R, N, D) por cabo, apesar do gerenciamento eletrônico; hoje o habitual é o acionamento elétrico. Se não é das mais eficientes, de certa forma está compensada pelo motor moderno.

Como explicado na consulta sobre a decadência das caixas de dupla embreagem, sua grande vantagem — senão a única — em relação às automáticas epicicloidais com conversor de torque é a melhor eficiência, próxima à de uma caixa manual. De resto, a automática convencional mostra-se uma solução tão boa quanto, e com vantagens.

 

 

A caixa convencional é superior em tempo de troca em reduções, em especial em marchas que na DSG estariam no mesmo conjunto de embreagem. A resposta ao baixar de sexta para quarta, ou de quinta para terceira, é muito rápida no Polo — bem mais do que seria com dupla embreagem. Nas trocas para cima, a queda instantânea do ponteiro do conta-giros prova que tais trocas são tão rápidas quanto ao da DSG.

Outra vantagem: o conversor de torque faz ótimo “casamento” com o motor turbo ao multiplicar o torque entregue às rodas toda vez que está “patinando” — embora com perda de eficiência, ou seja, maior consumo. Essa multiplicação chega ao dobro quando o motor está girando e as rodas estão paradas, como ao arrancar. Isso é muito bem-vindo para motores de baixa cilindrada, com pouco torque em marcha-lenta, pois garante o “pulo” inicial numa saída de farol, por exemplo.

 

VW Polo Highline det13

Nos destaques da transmissão, o acionamento da seleção de P, R, N e D por cabo (em cima) e o sensor de posição selecionada (embaixo)

 

Além disso, a “patinação” na saída assegura que o turbo “encha” mais rápido, por deixar o motor em rotação mais alta: o turbo entra no momento em que a multiplicação do conversor decai.
Como resultado, a saída do Polo TSI parece a de um carro com o dobro de sua cilindrada. Como o turbo já está “cheio” a 1.500 rpm, a transmissão troca de marcha bem cedo e garante uma aceleração vigorosa e constante. O conversor de torque ainda trabalha como um “amortecedor” quando os conjuntos de embreagens das engrenagens estão desacoplando e acoplando.

No entanto, conversor patinando prejudica o consumo. Por isso, depois de certa condição o bloqueio (lock-up) do conversor entra em ação: grosso modo, conecta a transmissão ao motor diretamente através de uma embreagem e elimina a atuação do conversor. A Volkswagen divulga usar o bloqueio a partir de 30 km/h, em drive, mas em alguns momentos se nota o uso do conversor para melhor dirigibilidade.

 

A “patinação” do conversor na saída assegura que o turbo “encha” mais rápido: como resultado, a saída do Polo parece a de um carro com o dobro de sua cilindrada

 

Por exemplo, entre 50 e 60 km/h em terceira marcha, ao pisar mais fundo o motor sobe algo como 500 rpm, mas não reduz marcha: isso garante uma retomada mais rápida, em parte pela maior potência, em parte pela multiplicação de torque pelo conversor. Percebe-se o mesmo efeito em ladeiras em segunda e terceira marchas. Antes de reduzir a caixa “ativa” o conversor, patinando para ver se o motor dá conta da subida, com resposta mais rápida e confortável que se houvesse redução.

A transmissão está dotada de controle de neutro ou ponto-morto: passa automaticamente a neutro (mantendo a alavanca em D) ao parar o veículo e manter o pedal de freio acionado. E não o faz pelo simples acionamento do pedal, mas pela variação da pressão da linha de freio: o objetivo é evitar a mudança inoportuna quando se pisa no freio durante uma breve parada ou manobra.

Tal controle mostra-se muito útil num motor de três cilindros, que vibra mais em marcha-lenta, ainda mais sob carga. Basta notar a vibração quando se alivia a pressão ao pedal ou se usa apenas o freio de estacionamento: a caixa engata a primeira marcha e aumenta o torque do motor, o que traz vibração. Outra estratégia interessante é a caixa sair em segunda marcha em aceleração lenta, típica de engarrafamento, a fim de economizar combustível. Caso se pise com mais vigor no acelerador, a primeira marcha é rapidamente selecionada.

 

VW Polo Highline det15A transmissão Aisin é a mesma desde o Golf 2008 e poderia melhorar em calibração, mas tem vantagens consistentes sobre a DSG de dupla embreagem

 

O que não agradou na transmissão do Polo? São pontos de refinamento da calibração. Falta suavidade a algumas trocas de marchas, como para segunda e terceira, em certas ocasiões — para quarta a mudança é imperceptível. Também se notam trocas mais abruptas no modo manual, como se não desligasse o bloqueio do conversor, mas pode ter sido proposital para o motorista sentir que está no comando das marchas.

Outro incômodo é a redução inesperada quando se está a 50-60 km/h em quarta marcha, entra-se numa leve descida e se tira o pé do acelerador. A central entende que há necessidade de freio-motor (mesmo sem se pisar no pedal de freio), reduz para terceira e tira o embalo que o motorista gostaria de manter, obrigando-o a acelerar de novo e gastando mais combustível. Seria preferível só reduzir marcha nessa condição se houvesse sinal do pedal de freio, algo que se nota em velocidades mais altas.

 

 

Nada grave, porém. Refinamentos de calibração para motor e caixa são comuns em carros recém-lançados, pois situações que só acontecem no mundo real obrigam os fabricantes a lançar atualizações, que são implementadas durante as revisões sem que o cliente saiba.

A semana terminou com 483 km rodados, todos em cidade e com álcool. O consumo médio geral foi de 10,8 km/l, com melhor trecho de 12,9 km/l (à média de 40 km/h) e pior de 5,7 km/l (média de 14 km/h). Na quarta e última semana do Polo, teremos uma viagem ao interior de São Paulo e análises do comportamento dinâmico. Antes de ser devolvida à fábrica, a “mostarda atômica” — seu carinhoso apelido dentro da equipe — passará também pela habitual análise técnica em oficina. Até lá.

Semana anterior

 

Terceira semana

Distância percorrida 483 km
Distância em cidade 483 km
Distância em rodovia 0
Consumo médio geral 10,8 km/l
Consumo médio em cidade 10,8 km/l
Consumo médio em rodovia –
Melhor média 12,9 km/l
Pior média 5,7 km/l
Dados do computador de bordo com álcool

 

Desde o início

Distância percorrida 1.586 km
Distância em cidade 1.202 km
Distância em rodovia 384 km
Gasolina:
Consumo médio geral 14,3 km/l
Consumo médio em cidade 14,2 km/l
Consumo médio em rodovia 14,4 km/l
Melhor média 18,0 km/l
Pior média 9,4 km/l
Álcool:
Consumo médio geral 10,8 km/l
Consumo médio em cidade 10,8 km/l
Consumo médio em rodovia –
Melhor média 12,9 km/l
Pior média 5,7 km/l
Dados do computador de bordo

 

Preços

Sem opcionais R$ 69.190
Como avaliado R$ 73.990
Completo R$ 76.240
Preços sugeridos em 27/2/18

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 11,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 17 pol*
Pneus 205/50 R 17*
Dimensões
Comprimento 4,057 m
Largura 1,751 m
Altura 1,468 m
Entre-eixos 2,565 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 300 l
Peso em ordem de marcha 1.147 kg
Desempenho (gas./álc.)
Velocidade máxima 187/192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,1/9,6 km/l
Consumo em cidade 11,6/8,0 km/l
Consumo em rodovia 14,1/9,8 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; *opcionais

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoPoloPolo HighlinePolo TSIUm Mês ao VolanteVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp