Com 230 cv e 35,7 m.kgf, o GLI acelera forte e chega a 100 km/h em 6,8 segundos, diz a fábrica; suspensão firme garante estabilidade em sacrifício do conforto
Ao volante, o GLI é superlativo. Claro que o Sport é o modo de condução mais divertido: o ronco do motor se faz notar com o motor em rotações mais altas e as respostas se tornam ariscas. A DSG é um espetáculo, rápida e responsiva. Quando em modo manual, o motor pode ser facilmente explorado em seu vigor e levado a perto de 7.000 rpm. Não há razão para duvidar do ótimo tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Contudo, não espere um comportamento de Mini Cooper: a quase tonelada e meia do Jetta aparece nitidamente, tornando as puxadas mais amanteigadas, digamos, que no Civic Si — em que pese o GLI ter condições de deixá-lo na poeira em uma arrancada.
Curioso é o comportamento da DSG no modo Eco, que torna o GLI um… Jetta. Ao soltar o acelerador a embreagem se desacopla, como se a transmissão entrasse em ponto-morto, e o carro fica em marcha-lenta. Pise de novo e ele reengrena. O objetivo é reduzir o consumo, aproveitando o embalo, assim como as trocas de marcha são feitas em rotações bem menores. De qualquer modo, a suspensão não é indicada para quem se engana com o porta-malas de carro familiar. Dura e áspera nas irregularidades, deixa claro que não se trata de um Comfortline. Em contrapartida, o carro é assentado, estável, e passa uma segurança que instiga o motorista a altas velocidades. A direção, calibrada à perfeição, também responde ao modo selecionado.
Em uma palavra, o GLI é exuberante. Tem itens de série com fartura e um preço que faz até o Civic Touring parecer caro demais, tamanha a diferença em desempenho e conteúdo. Compensa a regressão em termos de acabamento com uma longa lista de benesses e um motor que desperta paixão.
Mais Avaliações
Preço e equipamentos
• Jetta GLI 350 TSI (R$ 145 mil) – Ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de farol, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, banco traseiro bipartido 60:40, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera traseira de manobras, central de áudio Discover Media com tela de 8 pol, navegador e integração a celular (Android Auto e Apple Car Play), chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas traseiras de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento elétrico, monitor de fadiga do motorista, monitor frontal com frenagem automática, parada/partida automática do motor, quadro de instrumentos digital configurável, retrovisor interno fotocrômico, revestimento de couro nos bancos, rodas de alumínio de 18 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, volante de couro com comandos.
• Opcional – Teto solar panorâmico.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem com as três primeiras revisões gratuitas.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm |
Torque máximo | 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.600 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 7,5 x 18 pol |
Pneus | 225/45 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,702 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,478 m |
Entre-eixos | 2,688 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.432 kg |
Desempenho e consumo (gasolina) | |
Velocidade máxima | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,8 s |
Consumo em cidade | 9,9 km/l |
Consumo em rodovia | 12,5 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |