Estilo fica mais robusto na picape, que recebe novo painel e sistemas de entretenimento; saiba como ela anda
Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação
Em cada uma de suas três gerações e nas várias reestilizações no meio delas, a Volkswagen Saveiro seguiu o Gol no desenho frontal. Foi assim desde o início, em 1982, quando ambos os modelos compartilharam pequenos faróis com as luzes de direção no para-choque — arranjo diferente do usado por Voyage e Parati. Mas deixa de valer para os modelos 2017.
Ao passar pela segunda reforma parcial sobre a geração lançada em 2009, a picape recebe formas próprias em capô, faróis, grade e para-choque dianteiro a fim de se diferenciar dos também renovados Gol e Voyage. Vem ainda com nova versão de entrada, painel redesenhado e novos sistemas de áudio e entretenimento, dois deles com conexão a telefones inteligentes. O objetivo da fábrica foi acrescentar robustez ao aspecto da Saveiro, enquanto nos automóveis as mudanças visaram a mais esportividade.
A Cross: decoração específica, quadro de instrumentos diferente (como na Highline), cintos de três pontos para todos
Assim, na picape a grade tem maior altura (sua base é nivelada à dos faróis, o que não acontece no Gol), o capô traz quatro vincos (no carro são apenas dois, que correm em direção às colunas do para-brisa) e os faróis são de duplo refletor (salvo na versão de entrada Robust), enquanto os do Gol passaram a ser simples. As formas do para-choque também são diversas entre o utilitário e seus irmãos de linha e, na versão Cross, os grandes faróis auxiliares ganham formato de trapézio. Na traseira mudam tampa da caçamba, para-choque e os elementos internos das lanternas.
A suspensão elevada faz com que ela enfrente valetas e lombadas de maneira mais suave e melhorou muito no barro e na terra
O novo painel da Saveiro segue o do Gol, com linhas mais refinadas, difusores de ar horizontais (eram circulares) e espaço na seção central para aparelhos de áudio maiores. O volante segue o usado pelo Golf. O quadro de instrumentos de Highline e Cross tem marcadores analógicos de combustível e temperatura, o que abre espaço para mais funções no mostrador digital central — ele agora abriga tais mostradores nas demais versões.
Conhecidos do Gol, os sistemas de entretenimento da picape são quatro, em ordem crescente de recursos: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media. Os dois últimos trazem telas sensíveis ao toque (de 5 pol e 6,3 pol, na ordem) e integração a telefones pelas plataformas Mirror Link, Apple Car Play e Google Android Auto. O último deles acrescenta sensor de aproximação (a tela mostra menus antes mesmo de ser tocada), navegador com atualizações gratuitas e Bluetooth para dois aparelhos em simultâneo. Telefone, navegador e escolha de mídias podem ser comandados por voz. Dos outros, o Media tem apenas conexões (USB, auxiliar, para cartão SD e Bluetooth) e o Media Plus inclui toca-CDs.
Painel e volante redesenhados melhoraram aspecto interno; dos quatro aparelhos de áudio, dois permitem integração ao celular
Na gama de versões foram mantidas a intermediária Trendline, a mais refinada Highline e a “aventureira” Cross, mas a Robust substitui a Startline como opção para uso profissional. Oferecida apenas com cabine simples, tem interior espartano, o mesmo painel de antes e maiores vão livre do solo e ângulo de entrada que as outras (veja preços e equipamentos de série no quadro abaixo).
Em termos de motores, nada muda na Saveiro 2017. O de 1,6 litro com quatro válvulas por cilindro e potência de 110/120 cv (gasolina e álcool, na ordem) permanece exclusivo da Cross, sendo as demais equipadas com o 1,6 de duas válvulas e 101/104 cv. Na suspensão, porém, a VW aumentou a altura de rodagem e adotou pneus 205/60 R 15 de série em toda a linha. No modelo anterior essa medida estava restrita à Highline e à Cross, sendo as mais simples Startline e Trendline equipadas com 175/70 R 14.
Ao volante
O lançamento da Saveiro 2017 compreendeu trajeto rodoviário entre Campinas, Águas de São Pedro (no interior paulista) e São Paulo e provas dinâmicas no Campo de Provas da Bridgestone. O Best Cars testou a versão Trendline com cabines simples e estendida. A picape teve a suspensão revista, segundo a VW, para atender a pedidos dos clientes por maior altura de rodagem e aumento do vão livre do solo. Isso proporcionou também maior ângulo de ataque, mas não prejudicou sua estabilidade de forma sensível. Ajudam-na os pneus mais largos, como já vinham na Highline e na Cross.
Única com o motor de 16 válvulas, a Cross vem de série com controle de estabilidade
No interior, o painel é de fácil visualização e há a útil opção de mostrador digital de velocidade. Incomoda um pouco a dissonância visual entre o painel de formas retilíneas e os painéis de porta, que mantêm as linhas arredondadas. Comparada aos irmãos de arquitetura (Gol e Voyage) com o mesmo motor, a picape tem arrancada mais lenta, em parte pelos grandes pneus, que impõem inércia adicional. Na rodovia, à velocidade média de 120 km/h o motor gira a moderadas 3.000 rpm, mas perde um pouco de fôlego em subidas. O nível de ruído é moderado para um utilitário.
Com a caçamba vazia a picape é estável nas curvas e o sistema de frenagem revela eficiência — diferente do Gol e Voyage, ela adota discos nas quatro rodas. A suspensão elevada faz com que ela enfrente valetas e lombadas de maneira mais suave, sem raspar a frente, e melhorou muito ao encarar barro e trechos com terra. O percurso do evento incluiu terra com chão batido, subidas e descidas com muita lama. A Saveiro passou com louvor.
No campo de provas foi possível testar vários dos equipamentos de série na versão Cross, como os controles de tração e estabilidade, a assistência adicional em frenagens de emergência e o modo Off-Road do sistema antitravamento (ABS), para uso em pisos de baixa aderência. A Saveiro permanece a mais equipada da categoria quanto a esses auxílios à segurança. Nas provas de slalom e frenagem forte com a pista molhada ela saiu-se bem, mostrando a utilidade dos equipamentos.
- Atualizado em 18/3 com impressões ao dirigir
Versões, preços e equipamentos de série
• Saveiro Robust (cabine simples, R$ 43.530): banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), indicador de troca de marcha, para-sóis com espelhos, preparação para sistema de áudio, protetor da caçamba, retrovisores externos com controle interno manual e rodas de aço de 15 pol com pneus 205/60.
Opcionais: ar-condicionado, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida, proteção tubular de caçamba, rádio/toca-CDs/MP3 com interface Bluetooth.
• Saveiro Trendline (cabine simples, R$ 47.979; estendida, R$ 52.730; dupla, R$ 56.270): o mesmo da Robust, mais computador de bordo, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida e faróis duplos. No caso de cabine dupla, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes.
Opcionais: pacote Conforto Completo (alarme com controle remoto, ar-condicionado, luzes de leitura, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores com ajuste elétrico), pacote Plus (cobertura marítima de caçamba, faróis e luz traseira de neblina, janela traseira corrediça, rodas de alumínio, sensores de estacionamento traseiros, volante regulável em altura e distância), sistema de áudio Media (rádio/MP3 com Bluetooth e suporte para celular), sistema de áudio Composition Touch (aparelho com Mirror Link, volante com comandos de áudio e do computador).
• Saveiro Highline (cabine dupla, R$ 63.070): o mesmo da Trendline, mais os itens do pacote Conforto Completo, sistema de áudio Media Plus (rádio/toca-CDs/MP3 com Bluetooth), retrovisores com luzes de direção, volante regulável em altura e distância com comandos de áudio e do computador.
Opcionais: pacote Highline Completo (bancos revestidos em couro sintético, cobertura marítima de caçamba, rodas de alumínio, sensores de estacionamento traseiros, tapetes), sistema de áudio Composition Touch ou Discover Media (com navegador e conexão App-Connect), suporte de celular.
• Saveiro Cross (cabine estendida, R$ 66.100; dupla, R$ 69.250): o mesmo da Highline, mais motor de quatro válvulas por cilindro, assistente de saída em rampa, cobertura marítima de caçamba, controle eletrônico de estabilidade e tração, estrutura de caçamba (“santantônio”) diferenciada, faróis auxiliares de neblina e longo alcance, partida a frio por preaquecimento de álcool, pedais esportivos, sistema de áudio Composition Touch, rodas de alumínio e sensores de estacionamento traseiros.
Opcionais: pacote Cross Completo (bancos de couro sintético, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, tapetes), pneus de uso misto (mesma medida), sistema de áudio Discover Media, suporte de celular.
• Garantia: três anos.
Ficha técnica
Saveiro Highline | Saveiro Cross | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 76,5 x 86,9 mm | |
Cilindrada | 1.598 cm³ | |
Taxa de compressão | 12,1:1 | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 101/104 cv a 5.250 rpm | 110/120 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,4/15,6 m.kgf a 2.500 rpm | 15,8/16,8 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual / 5 | |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 15 pol | |
Pneus | 205/60 R 15 | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,497 m |
Largura | 1,713 m | 1,728 m |
Altura | 1,562 m | 1,553 m |
Entre-eixos | 2,753 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 55 l | |
Caçamba | 580 l | |
Capacidade de carga | 623 kg | 611 kg |
Peso em ordem de marcha | 1.117 kg | 1.129 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 170/172 km/h | 178/181 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,2/10,9 s | 10,5/10,0 s |
Consumo em cidade | 10,6/7,3 km/l | 10,7/7,5 km/l |
Consumo em estrada | 11,4/8,2 km/l | 10,9/7,8 km/l |
Dados do fabricante para versões de cabine dupla; consumo conforme padrões do Inmetro |