Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Carro, Micro & Macro

Do combustível para a eletricidade, uma longa jornada

19/03/2021
in Carro, Micro & Macro, Destaques

Carro, Micro & Macro

O carro elétrico veio para ficar, mas quantos quilômetros são necessários para compensar seu maior preço?

Desde os anos 1980, quando o álcool carburante tornou-se popular, vemos matérias atrás de matérias comparando o custo por quilômetro dos carros rodando com etanol ou gasolina. Para ter uma base real, precisamos usar o mesmo modelo de automóvel, nas mesmas condições e em quantidade maior ou igual a 30 para que se possa adotar a curva normal. Isso seria possível numa frota de táxi ou mesmo numa locadora de carros para atender aplicativos.

Mesmo assim, é preciso adotar métodos contáveis geralmente aceitos e registrar custos por, pelo menos, um ano. Para uma coluna numa revista especializada, não dá para ser tão purista. Mesmo assim, é preciso pôr a questão em discussão com os leitores. O carro elétrico veio para ficar e duas perguntas saltam aos olhos: quantos quilômetros são necessários para recuperar o investimento e qual é o preço do combustível para equilibrar as duas alternativas.


Para que rodar a gasolina fique mais barato do que com eletricidade, em média, o kWh teria de custar R$ 3,68 ou, com o híbrido da Porsche na conta, R$ 2,60

O elétrico Leaf: na média das categorias, seria preciso rodar 192 mil km para recuperar a diferença do valor da compra

Para montar a amostra empregada na análise, usamos os critérios adotados pelo Best Cars em seus comparativos: proposta de uso, porte, potência e preço nortearam a escolha de veículos compatíveis com ambos os tipos de propulsão, que representam três segmentos bem distintos. Importante haver importação oficial da marca.

Assim, selecionamos dois hatches de porte médio (Nissan Leaf, elétrico, e Chevrolet Cruze Sport 6, flexível em combustível), dois utilitários esporte grandes (Audi E-Tron, elétrico, e Q7, a gasolina), dois sedãs de luxo (Porsche Taycan, elétrico, e Panamera, híbrido) e duas picapes médias (JAC IEV 330P, elétrica, e Chevrolet S10, flexível). Nem sempre os carros são do mesmo fabricante porque não existe picape JAC com motor a combustão, nem picape elétrica de outra marca, assim como falta na linha Nissan alternativa a combustão para o Leaf. Por falta de opção, usou-se o Panamera híbrido, já que o modelo puramente a gasolina não é mais importado.

Antes mesmo de escolhermos os modelos finais, notamos que, quanto mais luxuoso é o carro, menor é a distância de preço entre o elétrico e o movido a combustível. Isso se deve a que os impostos são progressivos e, devido à isenção, o peso se torna crescente. No caso do híbrido Panamera, o modelo equivalente elétrico é mais barato, o que nos obrigou a fazer duas planilhas de cálculo, uma com os modelos da Porsche e outra sem, para minimizar a distorção.

Diferença em 180 mil km

Na tabela a seguir, que contém os modelos da Porsche, usamos o mesmo método que se usa na contabilidade de custos para medir o consumo de combustível combinado. O uso de duas fontes de energia não é novidade, visto que há carros que rodam com GNV e combustível líquido há mais de 30 anos, bem como essa prática sempre fui usada para empilhadeiras — que são proibidas de usar combustível líquido, quando operadas em ambiente fechado de armazenagem de alimentos. O artifício é reduzir tudo a um valor comum, a densidade do poder energético.

Para o Porsche Panamera, que consome 2,7 litros de gasolina e 24,7 kWh para cada 100 km, reduziu-se tudo a eletricidade na razão de 12 kWh/l, resultando em 32,4 kWh referentes à gasolina, num total de 57,1 kWh que, dividindo-se por 12 kWh, equivalem a 4,8 l de gasolina. Finalmente, dividindo-se os 100 km pela quantidade apurada, temos aproximadamente 21 km/l — otimista, mas não inverossímil, por se tratar de um híbrido. Aos valores de R$ 5,50/l para a gasolina e R$ 0,80/kWh para a eletricidade doméstica, a média ponderada pelo peso de cada componente e respectivo preço (32,4 x R$ 5,50 + 24,7 x R$ 0,80)/57,1 resulta em R$ 3,50/l.

Na média, com os carros da Porsche, o investidor precisaria rodar 180.213 km para recuperar a diferença do valor investido. Sem esses modelos, como mostra a tabela a seguir, a distância sobe para 192.534 km para empatar, apesar da enorme diferença de preço entre a eletricidade e a gasolina. Por outro lado, para que rodar a gasolina fique mais barato do que com eletricidade, sem os modelos da Porsche, o kWh teria de custar R$ 3,68; com os modelos, esse valor cai para R$ 2,60/kWh.

O fato é que comprar um carro elétrico, a despeito da precariedade da explanação, só se justifica para uma rodagem estratosférica e com grande renúncia fiscal. A Volkswagen anunciou recentemente que pretende abrir duas fábricas de baterias, uma na Suécia, outra na Alemanha, para produzir baterias de estado sólido, provavelmente grafeno, na metade do valor das atuais. Ocorre que não é só a bateria o vilão: para manter o desempenho dos veículos, muitos dos periféricos que se imaginavam abolir não desapareceram, como os radiadores. Como se isso não bastasse, ainda há alternativas sequer estudadas a fundo, como os carros rodando com pilhas a combustível, hidrogênio ou não, além da minha preferida troca de baterias (em inglês, battery swap, como se pode encontrar na internet).

De uma forma ou de outra, o caminho é longo. Resta saber com que velocidade o percorreremos.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

Tags: Carro Micro e Macrocolunascombustivelelétrico

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
Fora de estrada

Volvo traz XC40 elétrico de 408 cv ao Brasil por R$ 390 mil

18/05/2021
Volvo passa a vender só carros elétricos e híbridos no Brasil
Notícias

Volvo passa a vender só carros elétricos e híbridos no Brasil

18/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp