Há um último dia para todos, até mesmo para um site que foi pioneiro em seu segmento
Foram 23 anos e cinco meses com uma importante presença no mercado. Jovens, famílias, senhoras e senhores recorreram a ele em diferentes épocas e, de modo geral, obtiveram uma satisfação que os levou a se tornarem clientes assíduos, quando não fãs. De tempos em tempos, vinham reformulações visuais e avanços tecnológicos para tornar sua utilização mais fácil e prazerosa. Nunca, porém, perdeu sua característica mais apreciada: a confiabilidade. Assim, competidores surgiram e saíram do mercado sem abalar a predileção de um público fiel. Mas o último dia chega para todos e, em abril de 1992, o Chevrolet Opala — apresentado ao público em novembro de 1968 — passava à história.
Se no começo o site enfrentou o desconhecimento da internet e sua importância, no período recente os desafios eram outros, como a concentração da publicidade em grandes empresas
Em analogia a um dos carros mais queridos da história de nossa indústria, o último dia chega também para o Best Cars, cujo tempo de mercado supera por pequena margem o do saudoso Opala: 23 anos e sete meses desde o lançamento em 22 de outubro de 1997. Assim como o grande Chevrolet, espero que o site passe à história reconhecido por bons serviços em uma carreira pioneira e a mais longa de sua categoria (o Webmotors, lançado um ano antes, nunca foi dedicado a conteúdo editorial).
Como muitos competidores que vieram e se foram durante esse período — o caso mais recente é o do Carsale —, o Best Cars sai de cena pela inviabilidade financeira. Se nos primeiros anos o site enfrentou o desconhecimento da internet e da importância que ela teria como meio de informação, no período recente os desafios eram outros, como a migração do público jovem para plataformas de vídeos e a concentração da receita publicitária em poucas grandes empresas.
Em análise mais ampla, o jornalismo em geral e o setor automobilístico em particular vivem tempos difíceis. Se o brasileiro nunca foi um povo adepto da leitura, tanto pior quando tantos acreditam que discussões em redes sociais substituam a informação de um órgão de imprensa. Além disso, o fascínio pelo automóvel é cada vez mais raro nas novas gerações, que o veem como simples meio de transporte chamado por aplicativo, quando não o trocam pela bicicleta. Custos de compra e propriedade ou dificuldades de trânsito e estacionamento podem explicar, mas não bastam — tudo isso já existia quando gerações como a minha esperavam, ansiosas, os 18 anos para obter sua habilitação e comprar o carro próprio.
Conteúdo permanece
Para onde vai este editor, que deu partida ao motor do Best Cars naquele 1997? Terá prazer em manter o convívio com os amigos leitores por meio da Auto Livraria, o espaço que viabilizou uma sobrevida ao site desde o ano passado. Tem sido grande a satisfação de contar com tantos clientes que, além de desfrutarem os itens à venda, entenderam que essa receita era essencial para o site atravessar um período tão difícil quanto foi 2020 (uma minoria preferiu lamentar que as informações, pelas quais nada foi cobrado durante décadas, viessem em meio a anúncios de livros, revistas e catálogos; a vida é assim).
Os milhares de testes, colunas, notícias, artigos técnicos, de história e relatos do Teste do Leitor publicados desde 1997 ficarão disponíveis, com acesso gratuito como sempre
Embora sem atualizações, o conteúdo do Best Cars permanecerá disponível por tempo indeterminado dentro da Auto Livraria após a mudança de nome, em 1°. de junho. O endereço www.autolivraria.com.br será o principal, sendo redirecionado para ele o atual www.bestcars.com.br. Importante: com o encerramento da parceria mantida desde 1999 com o UOL — foi o primeiro site de automóveis no portal, dois anos antes da própria seção Carros —, o endereço bestcars.uol.com.br segue ativo por apenas algumas semanas. Atualize, portanto, seus favoritos. Como não haverá mais moderação, comentários às matérias serão fechados.
Com isso, assim como parte expressiva do milhão de Opalas fabricados continuou a rodar por muitos anos, os milhares de testes, colunas, notícias, artigos técnicos, de história e relatos do Teste do Leitor ficarão disponíveis na rede, por quanto tempo for viável, com acesso gratuito como sempre.
Ao encerrar este ciclo, quero deixar alguns agradecimentos. A todos os leitores e leitoras que nos prestigiaram durante longo tempo, alguns desde os primeiros anos. Aos muitos colaboradores que deixaram sua marca neste espaço (seria inviável enumerar todos), parte deles por mais de 10 anos e mais de uma centena de artigos. Às assessorias de imprensa dos fabricantes, que em sua maioria atenderam com empenho nossas demandas. E a Deus, sobretudo, por me dar cada dia de vida e o privilégio de um trabalho prazeroso por 23 anos e sete meses.
Longa vida ao Best Cars nas lembranças de todos nós!
Editorial anterior