Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Foi um ano atípico, mas 2020 também trouxe aprendizado

18/12/2020
in Editorial
Editorial

Lançamentos adiados, eventos pela internet e recuperação do mercado em um período conturbado

Vai chegando ao fim um ano atípico para qualquer um de nós. Quem esperaria, em 1º. de janeiro de 2020, que o novo coronavírus então recém-detectado na China provocaria tantas mudanças em nossas vidas? E não foi diferente para o mercado de automóveis e a imprensa que trata do assunto.

Os emplacamentos de veículos de acordo com a Fenabrave indicaram queda de 23% nos 11 primeiros meses deste ano em comparação a igual período de 2019, mesmo com a grande recuperação de vendas na fase final (novembro ficou só 3% abaixo do mesmo ano de 2019). A produção, contudo, está demorando a voltar aos padrões de antes por falta de componentes, fenômeno que o Brasil tem registrado em diferentes áreas de produção e comércio.

As marcas tiveram de se adequar à inesperada situação: novidades que, em tempos normais, mereceriam grandes eventos foram mostradas à imprensa apenas pela internet

Lançamentos como os de Nivus (foto), Strada e Tracker tiveram de se adaptar ao virtual

O ritmo de lançamentos da indústria foi bastante abalado pela fase inicial da pandemia, quando concessionárias foram fechadas, a circulação de pessoas diminuiu drasticamente e eventos de imprensa presenciais se tornaram inviáveis. Exemplo clássico foi o do Chevrolet Tracker: estava tudo preparado para uma grande reunião de jornalistas (incompleta, porém, pois o Best Cars não foi convidado) em São Paulo, em março, quando as medidas de isolamento social forçaram a General Motors a cancelar tudo e limitar-se a um evento virtual.

O lançamento da Ford Ranger Storm no Rio Grande do Sul também foi substituído por apresentação na internet. Outra picape média, a Volkswagen Amarok com motor de 258 cv, acabou demorando seis meses a chegar ao Brasil após a apresentação para a imprensa brasileira na Argentina ser abortada.

Na Fiat a pandemia pegou a divulgação da nova Strada pela metade: apenas quem já havia dirigido o carro em evento prévio pôde publicar sua avaliação. Para os demais, ao menos o fabricante foi rápido e ofereceu o produto para empréstimo imediato após a apresentação virtual.

Outras marcas tiveram de se adaptar à inesperada situação. Novidades como o Ford Territory e o Volkswagen Nivus, que em tempos normais mereceriam grandes eventos, foram mostradas apenas pela internet. Para mídias como o Best Cars, o Nivus foi oferecido para teste logo em seguida e o Territory até antes da apresentação — o empréstimo antecipado sempre ocorreu para as grandes revistas, mas era incomum para sites como o nosso.

Novo formato

Quando os lançamentos presenciais aos poucos voltaram, tiveram de mudar de formato. Nada de jornalistas rodando juntos nos carros ou de transporte em van ou ônibus de São Paulo até a cidade do evento: no Peugeot 208, por exemplo, o convidado retirava o carro em uma concessionária paulistana e nele seguia até a pista de testes do Haras Tuiuti, onde podia dirigir a versão elétrica.

No fim das contas, o que podia parecer uma solução de compromisso foi, a meu ver, uma importante mudança de padrões. A indústria foi forçada a deixar de lado os grandes eventos nacionais e as frequentes viagens aéreas — em alguns casos, passava-se mais tempo em aeroportos do que trabalhando acerca do veículo. Em seu lugar veio a eficiência: demonstrações virtuais e eventos mais curtos e regionalizados.

Sem os salões o público perdeu sua oportunidade de ver os lançamentos e carros-conceito pessoalmente, mas à imprensa foi possível apresentá-los com mais tempo

Eficiência: o jornalista retirava o 208 em uma concessionária e seguia até a pista de testes no interior

A pandemia também abalou os salões do automóvel: foram todos cancelados este ano, a começar pelo de Genebra, a poucos dias da abertura em março, e chegando ao de São Paulo, que antes do vírus já enfrentava o êxodo de fabricantes. Sem os eventos presenciais o público perdeu sua oportunidade de ver os lançamentos e carros-conceito pessoalmente, mas do ponto de vista jornalístico foi possível apresentá-los com mais tempo, sem as dezenas de novidades simultâneas.

Para o Best Cars, este também foi um ano desafiador. Como em qualquer mídia que lida com novidades do mercado, o site teve dificuldade em oferecer bons assuntos durante a pandemia, como comentei aqui em abril. O ritmo de testes demorou para se recuperar e o de notícias até hoje não retomou o padrão anterior — há dias em que percorremos nossas fontes mundo afora sem encontrar algo realmente interessante para mostrar.

O mercado publicitário teve forte retração nos primeiros meses de pandemia, quando tudo parecia estar suspenso à espera de um retorno à normalidade que ainda não ocorreu. Por outro lado, o êxito da Auto Livraria, lançada em janeiro e prestigiada por bom número de leitores, tem contribuído de forma decisiva para sustentar o site. Se você ainda não se tornou cliente, sempre há tempo.

Como será 2021? Em meio à expectativa pelas vacinas e às dúvidas sobre a situação econômica, desejo que no novo ano tenhamos mais fé, paz e esperança. Que os momentos difíceis de 2020 sejam fonte de aprendizado e que, com a vida de volta ao normal ou adaptada ao “novo normal”, possamos seguir em frente para um ano bem melhor.

Editorial anterior
Tags: Carros do PassadoEditorialindústriamercado

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

26/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

22/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp