Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

O carro, descartado como meta e sonho dos jovens

15/04/2016
in Editorial

Editorial

As novas gerações não se interessam mais pelo automóvel, uma tendência que parece envolver vários fatores

 

Já se vão mais de 20 anos, mas me lembro como se fosse ontem a euforia de completar 18 anos. Contava dia após dia para obter a tão sonhada habilitação e poder sair pelas ruas ao volante, sem depender de mais ninguém. Liberdade, independência… O primeiro dia em rodovia, as primeiras escapadas a uma serra rumo a Campos de Jordão ou ao litoral, o primeiro carro próprio — e tudo o mais que, na visão de um jovem dos anos 90, só poderia ser feito ou só teria graça de verdade com um automóvel.

O Fiat Uno rodadinho podia não ser grande coisa, mas merecia uma limpeza todo sábado, uma cera de 15 em 15 dias, alguns acessórios para se diferenciar dos Milles que enchiam as ruas. E o carro não estava em meu dia a dia apenas ao dirigir: também nos papos com os amigos, na parede do quarto, nas revistas que já por 10 anos enchiam estantes.

 

Dos muitos carros fantásticos de teste, apenas um despertou curiosidade no filho de 13 anos: o Nissan Leaf, sem motor a combustão

 

Quantos jovens passam por isso hoje? O fenômeno, que já vinha sendo identificado no Brasil e em outros países, parece cada vez mais claro em todo lugar, das metrópoles às cidades menores. Os adolescentes e jovens desde a chamada Geração Y — a quem alguns denominam millenials —, nascidos da década de 1990 em diante, não apenas estão desinteressados em dirigir e em obter sua habilitação: também descartaram o automóvel de seus sonhos de consumo, aquela visão tão familiar aos leitores do Best Cars.

Pôster do Lamborghini Countach, obrigatório nos quartos dos garotos nos anos 80
Pôster do Lamborghini Countach, obrigatório nos quartos dos garotos nos anos 80

O cenário que captei em recentes conversas com outros pais apresenta forte contraste com o que minha geração e as anteriores viveram em sua juventude. Conta um amigo que, da sala escolar de seu filho de 15 anos, apenas três rapazes mostram interesse em carros. Relata outro: seu filho de 20 anos não pretende tirar habilitação tão cedo, tampouco seus colegas. Diz um terceiro, meu colega de profissão: dos muitos carros fantásticos de teste que ele já levou para casa, apenas um despertou curiosidade no filho de 13 anos — o Nissan Leaf, justamente um elétrico, sem o motor a combustão que causou paixão em tantas gerações.

A impressão que resulta dessa pequena amostragem é confirmada por pesquisas no exterior. De acordo com o departamento de transportes dos Estados Unidos, o percentual de jovens entre 20 e 24 anos com habilitação para dirigir caiu de 92% em 1983 para menos de 80% em 2011, enquanto na faixa de 16 a 19 anos (em geral os estados norte-americanos permitem dirigir antes dos 18) baixou de 72% para 51% no mesmo período. Ambos os índices já estão abaixo dos registrados no começo da década de 1960, quando o número de carros por habitante era muito menor.

Quais as razões para esses fenômenos, tanto a redução de jovens motoristas quanto a queda de interesse pelo automóvel? Das muitas teorias lançadas a respeito, eu concordaria com algumas.

 

 

• Os jovens não precisam mais do carro para se comunicar, interagir, conviver. Há 25 ou 30 anos só se conversava com alguém ao telefone — aquele fixo, não raro o único de casa, no qual ligações prolongadas faziam os pais reclamarem por deixá-lo ocupado — ou ao vivo. Para estar em grupo, fora de ambientes como a escola, o carro fazia toda a diferença. Os jovens de hoje não precisam dele: na verdade mantêm-se em comunicação em tempo real e integral, praticamente 24 horas por dia, com as pessoas que lhes interessam por meio da internet em geral e do celular em especial.

 

Se um jovem consegue circular de bicicleta ou de transporte coletivo, falta estímulo a ir atrás de algo que lhe parece entediante

 

• Dirigir está caro, e ter carro próprio, mais ainda. Embora seja mais fácil adquirir um automóvel hoje que nos anos 80 ou 90, quando a inflação e os juros eram altíssimos e praticamente não existia financiamento (a ponto de ter-se desenvolvido a figura do consórcio), os custos envolvidos andam pesados. A habilitação está onerosa, o combustível também, manter um seguro para o carro ficou caríssimo para o jovem, estacionar nas grandes cidades tem custos obscenos.

Congestionamentos por todo lado, um dos possíveis fatores que afastam o jovem do carro
Congestionamentos por todo lado, um dos possíveis fatores que afastam o jovem do carro

• Dirigir anda cada vez mais chato. Trânsito congestionado não é mais privilégio das maiores cidades: há problemas também nas médias e até em pequenas, pois o crescimento da frota circulante nas últimas décadas não foi acompanhado, em geral, por obras que ampliassem a capacidade de veículos nas vias. Se um jovem consegue cumprir seus deslocamentos de bicicleta ou de transporte coletivo sem problemas, falta estímulo a ir atrás da habilitação e do carro próprio para poder fazer algo que lhe parece tão entediante.

• A consciência ambiental anda elevada e, nesse cenário, muitos veem o carro e o transporte individual como vilões que emitem poluentes e contribuem para o aquecimento global.

Resta saber até que ponto essas razões explicam também o declínio da paixão por automóveis, que já foi tão comum entre garotos de todas as idades. Ou estaria a indústria precisando se reinventar e encontrar novos fatores para criar fascinação pelos carros?

Há quem preveja que, em um futuro não muito distante, com as ruas tomadas por veículos autônomos e outras formas insípidas de transporte, os admiradores do automóvel se reunirão em locais específicos para dirigi-los, de certa forma como fazem os adeptos do hipismo desde que os cavalos perderam seu espaço nas ruas. Se esse caminho for inevitável, resta a nós — fabricantes, jornalistas, aficionados por automóvel em geral — fazer o possível para que esse grupo de exceção seja ao menos numeroso.

Editorial anterior

 

Tags: colunasEditorial

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp