Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

O mercado e o carro, no Brasil e no mundo, em 2018

01/02/2019
in Editorial

Mais SUVs e elétricos, menos sedãs e caixas manuais, e outras tendências e curiosidades do ano que se encerra

 

Mais um ano vai chegando ao fim. Antes que 2018 se vá, selecionei 20 fatos e curiosidades para relembrar o que marcou o ano. E para você, o que houve de importante e que não está nas linhas a seguir? Conte-nos pelo espaço de comentários.

Então, 2018 foi o ano em que…

1) …recebemos lançamentos nacionais como BMW X3, Caoa Chery Tiggo 2, Citroën C4 Cactus, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus, além de argentinos como o Fiat Cronos, mexicanos como Jetta e Tiguan da VW e os importados de outras origens.

2) …o BMW X3 M40i, com 360 cv no motor turbo de 3,0 litros, tornou-se o carro nacional mais potente de todos os tempos.

 

O Ford Mustang, depois de tantos anos de espera, começou a ser importado para o Brasil, mas a marca não lançará mais sedãs nos Estados Unidos

 

Elétricos como o Nissan Leaf enfim serão vendidos aqui, a preços ainda muito altos

3) …chegaram ao mercado novos modelos híbridos, em geral de luxo, como Lexus NX, Mercedes-Benz Classe S e Volvos XC60 e S90. O alto custo dos sistemas ainda não viabilizou sua adoção por automóveis mais acessíveis.

4) …os carros elétricos ganharam destaque no Salão de São Paulo, não mais como conceitos, mas com lançamento anunciado ou pré-venda: Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e Renault Zoe. Pena que os preços, na faixa entre R$ 150 e R$ 185 mil, ainda os tornem itens de luxo.

5) …carros memoráveis e fabricantes fizeram aniversário: 20 anos da Mitsubishi e da Renault no Brasil, 50 do Chevrolet Opala e do Ford Corcel, 60 da Toyota no País, 70 da Honda (de início com motos) e da Land Rover — para ficarmos restritos a decênios.

6) …o Ford Mustang, depois de tantos anos de espera, começou a ser importado oficialmente.

7) …a Rolls-Royce foi mais uma marca de alto luxo a aderir aos utilitários esporte com o Cullinan.

8) …a greve dos caminhoneiros paralisou o País, causou enormes transtornos e prejuízos e resultou em poucos benefícios à categoria.

9) …a Ford anunciou que não lançará mais sedãs nos Estados Unidos depois que o ciclo de produção dos modelos atuais terminar.

10) …o Fusca saiu de linha outra vez, com direito a edição de despedida nos EUA.

 


Auto Livraria

 

11) …também se despediu o Koenigsegg Agera, registrado como carro mais veloz do mundo.

12) …a transmissão manual deixou de equipar mais dois modelos nacionais — Honda HR-V e VW Golf —por ocasião das alterações das linhas 2019, confirmando a migração do mercado brasileiro para caixas automáticas.

13) …o mercado nacional recuperou-se. Até novembro, automóveis e utilitários leves somavam 2,24 milhões de unidades emplacadas, mais 14% que no mesmo período de 2017.

14) …a General Motors garantiu mais um ano de liderança de vendas, com 17,5% de participação em carros e utilitários leves até novembro, ante 14,9% da Volkswagen e 13,3% da Fiat — que lidera com folga entre tais utilitários.

 

A General Motors manteve a liderança de vendas, à frente da Volkswagen, e o Onix ruma ao quarto título com quase o dobro das unidades do segundo colocado

 

Golf e HR-V deixaram de lado a caixa manual, efeito da preferência maciça pela automática

15) …a GM teve outra vitória: o Onix acumulava 190,8 mil unidades emplacadas até novembro, quase o dobro das 96,5 mil do segundo colocado Hyundai HB20. Será o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo.

16) …o Jeep Compass liderou novamente entre os utilitários esporte, com 55,5 mil exemplares até novembro, ante 44,2 mil do Honda HR-V. Como o Hyundai Creta andava “na cola” do HR-V no acumulado (44 mil) e foi o SUV mais vendido em novembro, é provável que garanta o segundo lugar.

17) …o Onix e o Renault Sandero alcançaram o marco de um milhão de unidades produzidas no Brasil, também atingida pela fábrica da Hyundai de Piracicaba, SP, com a soma de HB20 e Creta. A Chevrolet comemorou ainda 15 milhões de carros vendidos no País desde 1925.

18) …depois de utilitários esporte de tantos formatos, muitos deles inspirados em cupês, o “SUV sedã” foi concebido como conceito pela Mercedes-Maybach e colocado no mercado pela Borgward (marca alemã renascida pelos chineses) com o BX6.

19) …um Ferrari 250 GTO de 1962 bateu o recorde de valor para um carro vendido em leilão, em agosto, ao ser vendido por US$ 48.405.000 em Monterey, na Califórnia, EUA.

20) …perdemos José Roberto Nasser, jornalista e colunista (do Best Cars inclusive) que foi um dos maiores conhecedores da história do carro nacional e incentivador da memória relativa a eles.

Ao apagar das luzes nesta sexta-feira, a equipe do Best Cars parte para uma quinzena de merecido descanso — permeado, é verdade, por algum trabalho de bastidores. Desejamos ao leitor e à leitora boas festas e um excelente 2019!

Editorial anterior

 

Tags: colunasEditorialmercado

Related Posts

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram
Livros multimarca

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram

10/04/2022
Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp