Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

O dia em que furtaram meu carro

17/07/2018
in Eu um Carro e a Cidade

Eu-um-Carro-e-a-Cidade

Aquele momento que todo dono de carro teme, aconteceu — e não foi nada bom

 

Faz 20 anos que sou proprietário de automóvel. Sempre com seguro, óbvio. No entanto, jamais achei que um dia fosse usar a apólice para cobrir furto ou roubo, porque me via ileso às mazelas do mundo, acreditando que meu anjo da guarda é mais poderoso e que usufruo daquela proteção sobrenatural de que os demais mortais carecem. Parava o carro apenas em estacionamentos e, quando na rua, em locais meticulosamente escolhidos. Até parece que faz diferença.

Um seguro é importante muito além do furto ou roubo. Um automóvel tem múltiplas utilidades, como vêm nos demonstrando os terroristas mundo afora. É uma verdadeira arma: pode ser usado para matar, voluntária e involuntariamente. Estar na rua todos os dias pilotando uma tonelada de metal a 60 km/h parece inócuo, mas basta saber um pouco de física que logo entenderá por que é importante ter um seguro contra terceiros ou que cubra sua responsabilidade civil ao volante.

 

Dei uma volta no quarteirão, rodei mais uma. E nada. Levaram meu carro! Sobrei com a chave na mão, sem pai nem mãe no meio da rua

 

Automóvel é algo sujeito a todo tipo de furto que se possa ter notícia
Automóvel é algo sujeito a todo tipo de furto que se possa ter notícia

Até que um dia, meu pior pesadelo tornou-se realidade, do alto de um bônus “10” da seguradora. Parei o carro numa rua conhecida, tranquila e bem movimentada do bairro do Ipiranga, na capital paulista, logo pela manhã, para um compromisso. Pouco antes do almoço, me despedi e fui para o local onde o carro fora estacionado. E tinha nada no lugar. Zero. Vazio. Rosca.

Não foi imediata a conclusão de que havia algo errado. Procurei mais, andei, vi o outro lado da rua, pensei ter confundido o local do estacionamento. Dei uma volta no quarteirão, rodei mais uma. E nada. Levaram meu carro! Sobrei com a chave na mão. Devo ter ficado paralisado por uns cinco minutos, sem pai nem mãe no meio da rua.

Antes de odiar o ladravaz que levou meu carro, olhei para minha mão, mirei a chave e pensei: “Ei, esse carro tem imobilizador eletrônico”. Imobilizador que, certa feita, me deixou na mão se negando a permitir a partida do automóvel por um defeito na leitura do elemento magnético da chave. Então é assim? Ele impede o dono de ligar o carro, mas não o ladrão?! Maldita tecnologia inútil.

 


Auto Livraria

 

Chaves codificadas

Nunca ouvi falar que algum carro foi impedido de ser levado pela ação exemplar do tal imobilizador. Acho mesmo que a grande função do dito cujo é encarecer as cópias das tais chaves codificadas e deixá-lo em apuros na revenda, quando o comprador pedir “cadê o cartão do código?” e você fizer cara de quem sujou a fralda.

Automóvel é algo sujeito a todo tipo de furto que se possa ter notícia. É um bem que dá medo só de ter, primeiramente porque nos custa os olhos da cara. Depois, tudo ali é comercializável, dos parafusos aos sensores mais sofisticados; dos pneus aos bancos, tudo, tudo. Os fabricantes evoluíram em alguns pontos para dificultar a vida dos gatunos, mas outros pontos parecem negligenciados, como o exemplo da partida do motor.

 

Décadas atrás, os homens saiam elegantes do automóvel levando a tiracolo o paletó, a capanga e um belo toca-fitas Roadstar, Motoradio ou Blaupunkt pela alça

 

Você podia chegar na rua e ver seu carro sobre cavaletes, caso um canalha tenha roubado suas lindas rodas de alumínio — aconteceu certa vez até com o Mercedes AMG de Bernie Ecclestone, então chefão da Fórmula 1. Os parafusos antifurto de hoje, com segredos bem-feitos, parecem ter resolvido. Estepes, item dos mais cobiçados ultimamente, podem ser bloqueados com travas ou correntes específicas. Os rádios, quem não se lembra? Quão comum era chegar e chorar com o vidro estilhaçado por algum bandidinho que levou embora seu toca-fitas.

Décadas atrás, quando os rádios não eram integrados ao painel, os homens saiam elegantes de seus automóveis levando a tiracolo o paletó, a capanga e um belo Roadstar, Motoradio ou Blaupunkt, pela alça. Aí, a indústria inventou que bastava destacar a frente do rádio que estava tudo resolvido. Então a bandidagem criou o “mercado de frentes”. A questão parece ter-se resolvido quando os rádios passaram a se integrar completamente ao painel, de modo que é mais fácil rebocar o carro a levar o rádio, ao menos que se ande com uma britadeira pneumática para assaltos.

Alarmes e imobilizadores não parecem exercer intimidação alguma. Não é possível que ainda não se tenha chegado a uma tecnologia capaz de impedir que um pilantra ande com seu carro sem sua autorização. Não importa quantos botões, códigos, ímãs e cartões se invente, sempre tem um moleque que enfia as mãos por baixo do painel, puxa dois fios e pumba — liga seu motor e cai fora.

Boa mesmo era aquela trava, parecida com uma bengala, que bloqueava volante e pedal do freio, hein? Devia ter comprado uma dessas e economizado uns bons trocados esses anos todos. Ao menos parece que a seguradora me reembolsará. Se somar 20 anos de seguro, terá dado o preço do reembolso. Afinal, o que nesse país não custa pelo menos duas vezes o que vale?

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasEu um Carro e a Cidade

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp