Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

O triste fim dos frisos laterais

08/05/2018
in Eu um Carro e a Cidade

Eu-um-Carro-e-a-Cidade

O pior dos frisos de hoje não é estragar o estilo  moderno do seu carro: é estragar o desenho e não servir para nada

 

Enquanto minha esposa vai ao caixa eletrônico, coisa de dois ou três minutos, aguardo dentro do carro com o rádio ligado. Estamos no estacionamento de um posto de gasolina, daqueles que têm lojas de conveniência. Instantes depois, para ao meu lado um outro carro. Escuto o trrrrr do freio de mão sendo puxado e o estalar da fechadura ao abrir. O camarada abre a porta do passageiro ao meu lado e, então, ouço um dolorido bum! — a porta dele batendo na lateral da minha porta.

Sobe-me o sangue à cabeça. Daí, uma série de movimentos involuntários começa a ocorrer na sequência, todos eles indicativos da cólera crescente que vai tomando conta do ser. Os olhos fecham vagarosamente junto da contração da bochecha que forma aquele pé-de-galinha, vem uma respirada profunda, os lábios e os dentes pressionam-se cada vez mais forte, as mãos se fecham e os dedos começam a apertar. Você solta um grito “asno!” – para ser bem mais leve do que o palavrão real. O cara olha pra você, dá uma risadinha sem-graça de canto de boca. Eu saio do carro, irritado, analisando o desastre enquanto o cara não entende a despropositada reação, pensando “o cara acha que o carro está sangrando, ou o quê?”.

 

Ainda há modelos pensados para frisos, como Uno, Ecosport e o caso exagerado do Citroën Cactus, mas a grande maioria prioriza a estética a despeito da prática

 

Friso vendido pela Honda para o Fit atual: como aceitar a ridícula ponta na parte traseira?
Friso vendido pela Honda para o Fit atual: como aceitar a ridícula ponta na parte traseira?

Isso quando você acompanha o doloroso processo. Na imensa maioria das vezes, seu carro é esmurrado por esses cretinos sem que você esteja presente, no estacionamento do seu prédio, no supermercado, no banco, no shopping center. Todos esses malditos lugares têm vagas laterais que estão cada vez mais apertadas e são alvo de toupeiras habilitadas, que param o carro de qualquer jeito, tortos ou sem respeitar a faixa delimitante. Ou, do sinal dos tempos, esses mastodontes sobre rodas que atendem pelo nome de SUVs, que claramente não são feitos para ambientes urbanos.

Nada disso me incomoda tanto quando penso no triste ocaso dos frisos laterais, esse acessório polêmico, cuja função seria justamente a de proteger a lateral do carro dessas agressões. No mundo ideal, um friso seria um pedaço de plástico, borracha ou qualquer outro material absorvente de impactos que, colocado perfeitamente numa aresta, fosse capaz de proteger a carroceria de uma pequena batida não programada. Acontece que é raro que frisos, quando existam, estejam bem colocados. Isso porque colocá-los numa posição que realmente os torne eficazes tornaria um automóvel atual ridículo.

Não é de hoje que os frisos têm perdido importância prática. Nos carros de 10 ou 15 anos para cá, eles parecem claramente mal adaptados. Ainda há modelos contemporâneos que foram pensados para frisos desde o projeto, como o Fiat Uno, cujas portas têm espaços criados especialmente para tal, ou o Ford Ecosport, com uma moldura plástica na região inferior das portas, que é mais larga que a seção logo acima. Exemplo até exagerado foi o do Citroën Cactus, que até pouco tempo atrás tinha a porta recoberta de frisos com bolhas, os airbumps, de fábrica. A grande maioria dos veículos, no entanto, prioriza a estética a despeito da prática.

 


Auto Livraria

 

Desenhos indisciplinados

Nos carros das décadas de 1970 e 1980, quando predominava uma estética quadrada, era muito fácil encaixar frisos laterais. Aliados de uma filosofia mais utilitarista, os automóveis tinham volumes geométricos claros, bem limitados, e as chapas da carroceria recorriam a estampas lisas na maioria das vezes. Quando eram chapas vincadas, os vincos eram retos quase sempre paralelos ao chão. O resultado eram frisos que apenas ressaltavam formas que já estavam ali, como apliques feitos nos Chevrolets Monza e Chevette, nos antigos Volkswagen Gol e Santana, Fiat Uno e Tempra, Ford Escort e Del Rey. Os frisos e apliques laterais já eram parte do desenho desses carros.

A coisa começou a complicar na década de 1990, quando a moda das curvas começou a tomar conta das coisas. Os carros passaram a ser muito arredondados e os frisos tradicionais, que eram barras retangulares, se tornaram um tanto desequilibrados. O Chevrolet Corsa de 1994 já tinha frisos laterais de formato irregular e arredondado, que pareciam não ter espaço nas portas. Piorava a situação a ausência de gabarito por parte do fabricante, o que fazia com que cada concessionária instalasse os apliques onde bem entendesse. O resultado era um friso que não fazia sua função prática de proteção, por estar colocado num local distante da aresta de contato.

Mas o problema crítico daquela época foi mesmo no primeiro Ford Ka, precursor dos desenhos vincados irregulares, indisciplinados e oblíquos. A porta do modelo inicial tinha um desenho na parte inferior que, junto da chapa lateral do para-lamas traseiro, formava um vinco ascendente irregular não paralelo ao chão. Os instaladores das concessionárias colavam o friso de qualquer jeito, óbvio. Uns estavam paralelos ao chão: de lado, ficavam desarmônicos e ofuscavam a beleza modernosa do carrinho. Os mais antenados tentavam colocar as borrachas seguindo o vinco, o que levava a um resultado simplesmente ridículo.

 

Esses artistas acham que suas obras são feitas para se admirar numa garagem, não para serem picotadas pouco a pouco num estacionamento de banco

 

Para que repetir no friso o nome que já está na tampa traseira? No Ecosport, modelo e versão ficavam sobrepostos
Para que repetir no friso o nome que já está na tampa traseira? No Ecosport, modelo e versão ficavam sobrepostos

É notório que os carros atuais não são mais pensados para frisos nas portas. Veja como é entrecortada a lateral do Honda Fit: é muita aresta, corte, afundamento. Todos oblíquos. É impossível colocar um friso reto ali, o que não justifica aplicar um modelo ridículo com a ponta traseira entortada para cima. E os Mercedes, com aqueles vincos que entortam as chapas daqui e dali, dando para o desenho do carro o que eles chamam de “atitude”?

Esses carros de hoje, que mais parecem obras de arte esculpidas por computadores, não guardam mesmo espaço para os anacrônicos frisos, adaptados a carrocerias com formato de caixa. Esses artistas acham que suas obras são feitas para se admirar numa garagem, não para serem picotadas pouco a pouco num estacionamento de banco. Já imaginou a cara do Michelângelo se a administração da Galleria Uffizi, de Florença, decidisse colocar uns frisos no Davi “para proteger”?

Com o atual desenho dos carros, parece que a única função dos frisos (além de enriquecer o departamento de acessórios das concessionárias) é congestionar a aparência, seja pela peça em si, seja pela desnecessária repetição do nome do modelo, que em geral já está na tampa traseira. A coisa chega ao ponto de se terem dois nomes um sobre o outro — o do modelo no friso e o da versão logo acima —, como a Ford fez oficialmente no Ecosport Freestyle de primeira geração.

Difícil é achar o equilíbrio entre o mercado paralelo, que insiste em produzir atrocidades, e a breguice que alguns donos parecem ter. São tantos frisos, apliques, logotipos e adereços nos mais bizarros locais que um dia colocarão o extintor no lado de fora, como no Brasília dos Mamonas Assassinas. Não posso julgá-los, pois me irritam as batidinhas nas laterais. Mas vamos combinar uma coisa? Se for para deixar seu carro ridículo, pelo menos faça um teste e veja se o friso que vai deixar seu carro parecido com o cantor Falcão o protegerá contra as pancadinhas. E se está colocado de forma a impedir que sua porta picote a minha quando estiver sacando uma grana no caixa eletrônico.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasEu um Carro e a Cidade

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp