Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

O importante passo que dá origem à renovação

15/02/2013
in Marcas e Mercado

Assim como na vida, a liderança do mercado acompanha
aqueles que têm a coragem de dar o primeiro passo adiante

 

Há coisa pior que perder tempo assistindo a um jogo de futebol chato, sem propósito, daqueles onde os dois times só estão ali cumprindo tabela? É mais ou menos assim que ficam determinados segmentos do mercado de automóveis durante certos períodos, com carros sem atualizações, mornos, passando anos a fio sem uma novidade sequer. Até que alguém toma uma iniciativa e ataca o adversário. A diversão sobe, o time atacado acorda, começa a se mexer. Se um deles faz gol, então, é agitação na certa. Os técnicos começam a mudar os jogadores e pensar num esquema tático diferente. Tudo graças ao corajoso time que deu o primeiro passo.

Em grande parte, passear pelas concessionárias brasileiras é como entrar numa cápsula do tempo: quase tudo que se vende por aqui já não está mais nos catálogos do mundo desenvolvido. Em colunas anteriores já discuti sobre uma das causas desse fenômeno — a presença das fábricas de automóveis por aqui. Em troca da geração de empregos fabris nas cadeias de produção, acabamos penalizando o consumidor e a liberdade de opções. Fabricar carros localmente exige elevado investimento e, hoje em dia, as organizações empresariais que fabricam carros são lentas e rigorosas ao extremo em aprovar esses aportes de dinheiro.

O resultado é que, uma vez feito, o investimento demora muito tempo a ser amortizado. Quando isso acontece, as matrizes já estão um ou dois (ou até mais) ciclos adiante. Comentei do exemplo do Chile, que importa a totalidade de seus automóveis e, por conta disso, tem uma frota moderníssima, afinada com o estado da arte automotivo, e oferece ao consumidor um leque amplo de opções no balcão de compra.

 

Por uma questão político-econômica, as marcas tendem a ser muito ativas em seus países natos: veja as marcas francesas, italianas e alemãs

 

No mercado europeu, por exemplo, há um equilíbrio muito dinâmico, peculiar. São muitas marcas, muitos segmentos e subsegmentos. Vendo de fora, temos a impressão de que tudo é muito rápido ali — e, de certa forma, é uma impressão correta. Eu citaria dois importantes fatores que são determinantes para o ajuste da dinâmica do mercado do velho continente: a diversidade de competidores e o capital local.

Por uma questão político-econômica, as marcas tendem a ser muito ativas em seus países natos. Veja as marcas francesas, italianas e alemãs. Em segmentos como o de sedãs médios, o consumidor chega a ter mais de 20 opções de marcas a escolher, sem contar os modelos e versões de cada. A concorrência agressiva transforma o mercado em uma escada rolante que desce: ficar parado significa declinar; andar lentamente apenas mantém você no mesmo lugar.

Querer crescer no mercado europeu significa muita ousadia e isso mexe o fiel da balança todo o tempo. Desequilíbrio constante; estagnar pode significar prejuízo de bilhões — se não em dinheiro, em fatia de mercado, em imagem de marca.

 

 

Sacudir a comodidade

De volta à nossa realidade, quero ressaltar a importância daqueles que dão o primeiro passo, que desequilibram a partida e forçam o movimento dos times adversários. Por aqui a fotografia é mais monótona; contudo, aqueles que deram o primeiro passo foram responsáveis por sacudidas na comodidade das filiais dos grandes fabricantes.

Quem dera todos os segmentos fossem concorridos de maneira tão saudável como o dos sedãs. Estimulados pela ascendência do consumidor a produtos mais sofisticados, os sul-coreanos e japoneses oferecem aqui o que têm de mais avançado, forçando a linha para cima. A Volkswagen traz ao País seus mais recentes produtos, de Jetta a CC. A Ford, aproveitando a produção mexicana para obter custos mais baixos, mantém o Fusion alinhado ao exterior e prepara na Argentina a atualização do Focus. Renault e Peugeot tentam combater com Fluence e 408 e não perder espaço. A Chevrolet, combalida com a “década perdida”, eliminou o Vectra (Astra sedã, na verdade) e decidiu ir de Cruze.

 

Torço para que os chineses sejam protagonistas dos primeiros passos; quando chegaram, havia a promessa de que fariam algum estrago

 

Há mais exemplos, mas de modo geral fica claro que aqueles que tomam a decisão de dar o primeiro passo iniciam o movimento de atualização. Além da primazia, levam consigo ganhos importantes na percepção do consumidor em avanço, tecnologia, estilo. Espero ver o movimento no jogo que acontecerá no empobrecido e defasado segmento de subcompactos quando o Volkswagen Up der as caras. De um dia para o outro, o passo dado pela VW vai envelhecer, ao menos uma década, todos os concorrentes.

Torço muito, também, para que os chineses sejam protagonistas dos primeiros passos. Quando chegaram, havia a promessa de que fariam algum estrago. Com o grande aumento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para importados, a mudança iniciada por eles será mais lenta que o previsto — mas virá, certamente, de forma constante e gradual. Tenho certeza de que eles atingirão muito breve o mesmo nível de admiração que hoje têm os sul-coreanos. Como são novatos têm pouco a perder e, com a energia de sua juventude, podem liderar a mudança desse paradigma de atraso.

Quem estiver de acordo, dê o primeiro passo à frente.

Coluna anterior
Tags: colunasMarcas e Mercadomercado

Related Posts

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram
Livros multimarca

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram

10/04/2022
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp