Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

Os carros, bons espelhos da sociedade

18/03/2013
in Marcas e Mercado

Observar os automóveis nas ruas e as tendências do mercado
pode dar uma boa dimensão da sociedade em que vivemos

 

Inspirei-me no ocaso das peruas, que estão minguando lentamente dos catálogos no Brasil, para filosofar sobre a relação que há entre esses fenômenos do mercado e as motivações que fazem o dinheiro migrar entre os mais diferentes hábitos de compra. O brilho espelhado da pintura de um gigante utilitário esporte importado pode ter uma nobre função metafórica: já parou para observar que os carros são uma espécie de espelho da sociedade em que estão inseridos?

Voltando às peruas e ao cartesianismo: são veículos que têm um grande compartimento de bagagem, supostamente porque servirão a um núcleo familiar com muitos filhos, tralhas e animais de estimação. Seu conceito óbvio enquanto produto é tornar a movimentação das famílias mais confortável em viagens, compras… Cabe tudo, cabem todos, como dizia o comercial da Chevrolet Zafira, que nem perua era.

 

Hoje os jovens trabalham, mas prolongam a condição de solteiros que vivem com os pais por alguns (ou muitos) anos a mais. Conta no fim do mês: mais dinheiro livre

 

Agora observe a seu redor e conclua o que aconteceu com o conceito de família na sociedade brasileira de hoje. Transformou-se a demografia; as pessoas quase não se casam mais — entenda casamento como uma união estável entre duas pessoas sob um mesmo teto — e, quando optam por ter filhos, têm um, no máximo dois filhos, sem enumerar o crescente número de casais homossexuais, que provavelmente jamais terão rebentos.

A decisão por esse já fragilizado casamento ocorre cada vez mais tarde. Mais e mais pessoas optam por viver sozinhas; outras continuam com os pais, mas sem uma expectativa de relacionar-se e ter filhos. Então, seguem-se a essas tendências sociológicas muitas consequências que podem ser facilmente percebidas pelo tipo de carro que essa sociedade demanda.

O período economicamente próspero do trabalho vai dos vinte e poucos aos cinquenta e poucos anos, quando o profissional está no auge de sua capacidade, produzindo muito e ganhando bem. Na estrutura social de poucas décadas atrás, era muito provável que um homem de vinte e poucos anos já fosse casado, pai de família, com todas as despesas que essa condição traz. Na estrutura de hoje, os jovens de vinte e poucos trabalham, mas prolongam a condição de solteiros que vivem com os pais por alguns (ou muitos) anos a mais. Conta no fim do mês: mais dinheiro livre. A consequência: busca por produtos que reflitam esse estrato do mercado, sua personalidade, seu estilo de vida.

 

 

O playboy e o pai de família

Os homens de 30 anos do passado compravam Belinas e Caravans não porque achassem esses carros emocionantes: era estritamente necessário, sob pena de arranjar confusão com a patroa. Compravam peruas, mas seus corações estavam arrebatados pelos Mavericks, Darts, Passats TS e outros esportivos quaisquer. Seus automóveis refletiam fielmente seu estilo de vida. Tanto que os jovens que desfilavam a bordo de cupês e carros esporte como Karmann Ghia e Puma, que só permitiam o motorista e mais um passageiro (a namorada, é claro), logo eram tachados de playboys — nomenclatura que rotulava à época o jovem bem de vida que desfrutava uma vida hedonista.

A todos os espectadores cruelmente imersos no senso comum social de “esposa, quatro ou cinco filhos e perua na garagem”, aquilo era um tapa na cara. Cuidando de tantos dependentes, o dinheiro era mais escasso e a compra de um automóvel tinha de ser uma decisão racional. Olhar os automóveis daquele tempo era entender como a sociedade se estruturava.

 

A indústria é esperta, sabe que ele quer um carro pequeno, mas cheio de simbolismo, e trata de cobrar o quanto isso vale para ele: ser cool não é barato

 

Algumas décadas depois, ainda é grande a parcela de pessoas que tem automóveis como aspiração de consumo. Uma economia mais aquecida, com mais dinheiro circulando, e uma transição na ética liderada por valores orientados ao consumo — onde se vincula a imagem de um indivíduo, mais que nunca, ao tipo de automóvel que possui — transformaram a paisagem nas ruas.

Carros pequenos, minúsculos até, espremidos aos milhões nas avenidas das grandes cidades. Minúsculos e caríssimos, mais caros até que as grandes peruas de outrora. Agora, é maior a fatia dos jovens economicamente ativos que têm dinheiro livre para satisfazer suas necessidades automobilísticas e, como é comum da idade, afirmar-se em seu grupo social tendo o carro como símbolo. A indústria é esperta, conhece a cabeça do jovem. Por isso, sabe que ele quer um carro pequeno, mas cheio de simbolismo, e trata de cobrar o quanto isso vale para ele. Ser cool não é barato.

Também não deixou de lado os mais velhos, que ainda têm família. O problema é que, nos dias de hoje, mesmo os pais de famílias numerosas querem parecer aos olhos da sociedade alguém mais importante do que se é. Ter uma perua passou a não pegar bem e, após alguns anos, o mesmo se aplicou à minivan. Logo inventaram esse papo de utilitário esporte… que, prático, não é. Barato, não é. Espaçoso, talvez. Perdulário, certamente.

As peruas que restam vêm sendo maquiadas com adereços fora de estrada, para ver se ainda tiram algum caldo desse segmento em desuso, mas nem isso parece mais reviver a velha guarda. Pena, porque essa substituição não é nada boa, seja para o planeta, seja para o motorista, porque dirigir um utilitário esporte num estacionamento de shopping pode ser como encaixar um parafuso numa máquina de relógio.

Coluna anterior
Tags: colunasKleber NogueiraMarcas e Mercadomercadoutilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025
Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi
Auto Livraria - Mitsubishi

Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi

05/11/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp