Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

Com o Volkswagen Up, o Gol terá de amadurecer

17/02/2014
in Marcas e Mercado

Mudanças à vista: o novo pequeno dos alemães tem a missão de
suceder o Gol na tarefa de ser o embaixador da juventude


O lançamento da Volkswagen, o Up, está longe de ser um carro de impacto, de imagem ou revolucionário, mesmo que a publicidade tente sugerir. Tem desenho limpo, atemporal, típico da marca; traz um bom motor de 1,0 litro, mas já conhecido do Fox Bluemotion. É simples por dentro tanto quanto por fora, traz uma lista mirrada de itens de série e quase tudo é cobrado à parte. Até aqui, nada diferente do que caracteriza um autêntico VW do segmento de entrada.

Só que o pequeno Up tem uma missão que vai além de sua descrição técnica: ele vai trabalhar duro para rejuvenescer a imagem do fabricante no País. A Volkswagen sempre cuidou habilmente de sua marca. É dona de uma história invejável no Brasil e seus veículos fazem parte da vida de quase todo brasileiro — quando não fazem, sem dúvida fizeram no passado.

 

As marcas são como os seres vivos: vão
envelhecendo e, de tempos em tempos, faz-se
necessário um sopro de renovação

 

A transição da aura de carros simples e robustos aos luxuosos sedãs e utilitários esporte de hoje foi feita com maestria, tirando uns poucos percalços dos quais mencionaria o Phaeton (o sedã de alto luxo que queria competir com BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S) como o mais emblemático. Por aqui, soube suceder o lendário besouro por outra lenda, o Gol, cuja histórica liderança de vendas dispensa apresentações.

A questão é que as marcas são como os seres vivos: vão envelhecendo, morrendo aos poucos. De tempos em tempos, faz-se necessário um sopro de renovação, que traz novos públicos, agrega atributos mais atuais.

Embora represente muito bem a atual fase da VW, o Gol, com seus 34 anos de idade, amadureceu demais. Note que Gol como marca, aqui, é diferente do Gol como automóvel. É claro que o automóvel Gol atualizou-se estética e mecanicamente e hoje é razoavelmente moderno, mas os conceitos que solidificaram na mente brasileira o Gol como marca também precisam rejuvenescer.

 


Auto Livraria

 

Uno na Fiat, Up na VW

Mesmo com toda a estratégia (muito bem) usada pela Volkswagen, buscando inspirações no futebol, em outros esportes, importando um pouco de juventude de marcas como Rock’n Rio, Track & Field, Rolling Stones e outras tantas, o Gol amadureceu e precisa passar para a vida adulta, como fez o Fox. Este, durante um tempo, serviu como uma isca de juventude em função de seu conceito mais novo. No entanto, com seu reposicionamento a um segmento pouco superior, o fator preço afastou-o do discurso jovem, amadurecendo sua marca.

Nesse cenário o Up entra com ousadia, exercendo um papel muito parecido ao do Uno na Fiat. Mais que carro de entrada, o Uno discursa como adolescente no traço de suas linhas, na paleta de cores, no nome de suas versões, nos adesivos opcionais — ganhou até uma edição limitada com maçanetas pintadas como as unhas das potenciais compradoras. Não é objetivo do Uno atual — ao contrário do de seu antecessor, o Mille — dar acesso à linha Fiat em termos de preço, tanto que o Palio Fire foi o escolhido para se tornar o carro mais barato da marca depois que o Mille saiu de produção.

 

Planos de fundo ultracoloridos, ilustrações de
inspiração em grafite, temática urbana:
tudo consolida o ambiente discursivo do Up

 

O Up tem clara inspiração em seu concorrente: todo seu arsenal de simbologias evidencia a intenção de torná-lo uma brincadeira de menino. Os nomes marotos das versões, as cores disponíveis, os revestimentos dos bancos, desenhos de rodas e calotas.

O mais claro indicativo é a construção da imagem feita por meio da publicidade. O logotipo do carro leva aquele ponto de exclamação, que a marca diz se referir à atitude. O astral escolhido nos textos é o bom humor, e o posicionamento “Tudo nele é up” deixa isso claro, acompanhado do semicírculo que imita um sorriso. Planos de fundo ultracoloridos, ilustrações de inspiração em grafite em três dimensões, temática urbana: tudo consolida o ambiente discursivo.

O Up mostra-se um bom instrumento de renovação do portfólio dos alemães por aqui. Não traz muitas novidades quando analisamos o automóvel em si, mas indica claramente que o queridinho do Brasil, o Gol, possa estar de malas prontas para a vida adulta e para se curar, enfim, de sua síndrome de Peter Pan, ajudado pelo irmão mais novo, que passa a ser o embaixador da marca para os recém-chegados da infância.

Coluna anterior
Tags: colunasGolKleber NogueiraMarcas e MercadomercadoUpVolkswagen

Related Posts

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

16/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

06/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025
VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos
Auto Livraria - Volkswagen

VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos

09/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp