Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

Com o Volkswagen Up, o Gol terá de amadurecer

17/02/2014
in Marcas e Mercado

Mudanças à vista: o novo pequeno dos alemães tem a missão de
suceder o Gol na tarefa de ser o embaixador da juventude


O lançamento da Volkswagen, o Up, está longe de ser um carro de impacto, de imagem ou revolucionário, mesmo que a publicidade tente sugerir. Tem desenho limpo, atemporal, típico da marca; traz um bom motor de 1,0 litro, mas já conhecido do Fox Bluemotion. É simples por dentro tanto quanto por fora, traz uma lista mirrada de itens de série e quase tudo é cobrado à parte. Até aqui, nada diferente do que caracteriza um autêntico VW do segmento de entrada.

Só que o pequeno Up tem uma missão que vai além de sua descrição técnica: ele vai trabalhar duro para rejuvenescer a imagem do fabricante no País. A Volkswagen sempre cuidou habilmente de sua marca. É dona de uma história invejável no Brasil e seus veículos fazem parte da vida de quase todo brasileiro — quando não fazem, sem dúvida fizeram no passado.

 

As marcas são como os seres vivos: vão
envelhecendo e, de tempos em tempos, faz-se
necessário um sopro de renovação

 

A transição da aura de carros simples e robustos aos luxuosos sedãs e utilitários esporte de hoje foi feita com maestria, tirando uns poucos percalços dos quais mencionaria o Phaeton (o sedã de alto luxo que queria competir com BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S) como o mais emblemático. Por aqui, soube suceder o lendário besouro por outra lenda, o Gol, cuja histórica liderança de vendas dispensa apresentações.

A questão é que as marcas são como os seres vivos: vão envelhecendo, morrendo aos poucos. De tempos em tempos, faz-se necessário um sopro de renovação, que traz novos públicos, agrega atributos mais atuais.

Embora represente muito bem a atual fase da VW, o Gol, com seus 34 anos de idade, amadureceu demais. Note que Gol como marca, aqui, é diferente do Gol como automóvel. É claro que o automóvel Gol atualizou-se estética e mecanicamente e hoje é razoavelmente moderno, mas os conceitos que solidificaram na mente brasileira o Gol como marca também precisam rejuvenescer.

 


Auto Livraria

 

Uno na Fiat, Up na VW

Mesmo com toda a estratégia (muito bem) usada pela Volkswagen, buscando inspirações no futebol, em outros esportes, importando um pouco de juventude de marcas como Rock’n Rio, Track & Field, Rolling Stones e outras tantas, o Gol amadureceu e precisa passar para a vida adulta, como fez o Fox. Este, durante um tempo, serviu como uma isca de juventude em função de seu conceito mais novo. No entanto, com seu reposicionamento a um segmento pouco superior, o fator preço afastou-o do discurso jovem, amadurecendo sua marca.

Nesse cenário o Up entra com ousadia, exercendo um papel muito parecido ao do Uno na Fiat. Mais que carro de entrada, o Uno discursa como adolescente no traço de suas linhas, na paleta de cores, no nome de suas versões, nos adesivos opcionais — ganhou até uma edição limitada com maçanetas pintadas como as unhas das potenciais compradoras. Não é objetivo do Uno atual — ao contrário do de seu antecessor, o Mille — dar acesso à linha Fiat em termos de preço, tanto que o Palio Fire foi o escolhido para se tornar o carro mais barato da marca depois que o Mille saiu de produção.

 

Planos de fundo ultracoloridos, ilustrações de
inspiração em grafite, temática urbana:
tudo consolida o ambiente discursivo do Up

 

O Up tem clara inspiração em seu concorrente: todo seu arsenal de simbologias evidencia a intenção de torná-lo uma brincadeira de menino. Os nomes marotos das versões, as cores disponíveis, os revestimentos dos bancos, desenhos de rodas e calotas.

O mais claro indicativo é a construção da imagem feita por meio da publicidade. O logotipo do carro leva aquele ponto de exclamação, que a marca diz se referir à atitude. O astral escolhido nos textos é o bom humor, e o posicionamento “Tudo nele é up” deixa isso claro, acompanhado do semicírculo que imita um sorriso. Planos de fundo ultracoloridos, ilustrações de inspiração em grafite em três dimensões, temática urbana: tudo consolida o ambiente discursivo.

O Up mostra-se um bom instrumento de renovação do portfólio dos alemães por aqui. Não traz muitas novidades quando analisamos o automóvel em si, mas indica claramente que o queridinho do Brasil, o Gol, possa estar de malas prontas para a vida adulta e para se curar, enfim, de sua síndrome de Peter Pan, ajudado pelo irmão mais novo, que passa a ser o embaixador da marca para os recém-chegados da infância.

Coluna anterior
Tags: colunasGolKleber NogueiraMarcas e MercadomercadoUpVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp