A frente modificada em 2009 anunciava a revisão no motor, que ganhava
12 cv; por dentro havia alterações sutis, caso do aparelho de áudio
O lado negativo do Vectra hatch para seus donos aparece em ruídos internos, espaço interno reduzido e demora na resposta das acelerações, assim como o tecido do estofamento dos bancos, a falta de porta-objetos e de itens de conveniência encontrados em veículos de categoria inferior.
“O carro sofre demais com a precariedade dos pavimentos nas vias. É comum ver as rodas amassarem com frequência. Com o tempo começa a dar problemas para balancear e o desgaste dos pneus aumenta muito. Também surgem barulhos internos que são difíceis de serem sanados”, participa mais uma vez Lauro Dela Libera, citado acima.
“Chama atenção por onde passa e vem com um bom pacote de itens de série. A suavidade do câmbio automático merece destaque. O nível de ruído interno é baixíssimo e o carro é muito estável”
“Inadmissível, tosco, o separador que vem nos porta-trecos das portas. Nota zero. E o revestimento aveludado dos bancos é uma das sete pragas do Egito! Não há quem consiga remover todos os pelos que o revestimento consegue acumular. Que aborrecimento! O carro está sempre com os bancos ‘peludos’. Mas nada que comprometa o prazer de ter e dirigir”, opina Rosana Vicentini, de São Paulo, SP, que possui um Vectra hatch GT 2,0 2010.
A falta de alguns acessórios é sentida por Rodrigo F. Vieira, de Belo Horizonte, MG: “Falta computador de bordo. A marca cometeu um engano em tirar a saída de ar-condicionado para os passageiros de trás. O seguro do veículo é bem salgado. O carro apresenta retomada de velocidade muito lenta, obrigando a redução de marchas”. Seu carro é um GT 2,0 2009.
Rodas de 17 pol, comandos de áudio no volante e computador de bordo
eram aplicados à versão GT em 2011, o último ano de produção do modelo
Como ocorreu na pesquisa realizada para o Guia de Compra do Vectra sedã, os problemas que mais merecem atenção referem-se a ruídos na suspensão dianteira e nos freios, falhas nos visores do rádio e do computador de bordo, problemas de trepidação (não resolvida com balanceamento das rodas) e coxins do motor que quebram.
Endossando recomendações do guia do sedã, já que tecnicamente os carros são idênticos, tenha atenção também com a caixa de direção, que pode apresentar ruídos originados por folga no pino; não estranhe se a chave ficar presa no tambor da ignição mesmo com o carro desligado, defeito que exige a troca do tambor; verifique trepidações na embreagem, que pode apresentar desgaste prematuro; e saiba que vidros e faróis de neblina às vezes entram em funcionamento sem solicitação, exigindo a troca de seus módulos.
Os casos de descolamento das borrachas de vedação das portas também aparecem na avaliação dos donos, assim como um defeito no ar-condicionado automático. Evandro Luís Falcão, de Porto Alegre, RS, dono de um Vectra GT 2,0 2010, relata: “Console central veio com um vão que entrava um dedo, uma borracha da porta traseira descolou com três meses de uso. Pior de tudo, o ar-condicionado digital, muito ruim. Aquece demais, em dia frio coloco na temperatura mínima e sai um ar muito quente. Mesmo após trinta minutos ligado, não melhora”.
Com 62,8% de proprietários muito satisfeitos, o Vectra hatch não fica bem situado em sua categoria: perde por larga margem para Hyundai I30 (90,9%), Nissan Tiida (87,5%) e Ford Focus (76,6%), os outros três hatches médios que passaram pela fase atual do Guia de Compra (no caso do Focus está incluído o sedã). Já a rede de concessionárias da GM, que recebe a mesma avaliação de 50% dos donos do modelo, está em patamar intermediário na classe ante 58,% da Nissan, os mesmos 50% da Ford e 31,8% da Hyundai.
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Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 580 | R$ 180 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 295 | R$ 110 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 905 | R$ 1.060 |
Pneus (Pirelli P7, 205/55 R 16, cada) | R$ 400 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 385 | R$ 150 |
Para-choque dianteiro | R$ 280 | R$ 295 |
Farol (cada) | R$ 1.140 | R$ 250 |
Mão de obra (hora) | R$ 170 | – |
Preços médios para Vectra GT 2,0 manual 2010 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças em pesquisa em out/12; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
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Perfil de alto risco | R$ 11.125 | R$ 2.615 |
Perfil de médio risco | R$ 3.560 | R$ 2.440 |
Perfil de baixo risco | R$ 2.150 | R$ 2.260 |
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Perfil de alto risco | R$ 12.670 | R$ 2.615 |
Perfil de médio risco | R$ 4.015 | R$ 2.440 |
Perfil de baixo risco | R$ 2.420 | R$ 2.260 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em out/12; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 62,8% | 50% |
Parcialmente satisfeitos | 28,6% | 44,1% |
Insatisfeitos | 8,6% | 5,9% |
Não utilizam | ||
Estatística obtida no Teste do Leitor com 35 proprietários até out/12 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
Vectra GT 2,0 manual | R$ 31.200 a R$ 40.020 | 2008 a 2011 |
Vectra GT 2,0 automático | R$ 33.225 a R$ 42.965 | 2008 a 2011 |
Vectra GT-X 2,0 manual | R$ 32.355 a R$ 42.115 | 2008 a 2011 |
Vectra GT-X 2,0 automático | R$ 36.205 a R$ 45.990 | 2008 a 2011 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para out/12 | ||
Versão | Comb. | Potência | Torque | Vel. máx. | 0-100 km/h | Cons. cidade | Cons. estrada |
Câmbio manual (até 2/2009) | gas. | 121 cv | 18,3 m.kgf | 186 km/h | 10,8 s | 11,2 km/l | 14,8 km/l |
álc. | 128 cv | 19,6 m.kgf | 189 km/h | 10,3 s | 7,4 km/l | 10,5 km/l | |
Câmbio autom. (até 2/2009) | gas. | 121 cv | 18,3 m.kgf | 181 km/h | 12,8 s | 10,3 km/l | 15,0 km/l |
álc. | 128 cv | 19,6 m.kgf | 184 km/h | 12,2 s | 7,5 km/l | 10,5 km/l | |
Câmbio manual (desde 3/2009) | gas. | 133 cv | 18,9 m.kgf | 193 km/h | 10,5 s | 10,8 km/l | 16,1 km/l |
álc. | 140 cv | 19,7 m.kgf | 198 km/h | 10,2 s | 7,6 km/l | 11,2 km/l | |
Câmbio autom. (desde 3/2009) | gas. | 133 cv | 18,9 m.kgf | 186 km/h | 12,4 s | 9,7 km/l | 14,0 km/l |
álc. | 140 cv | 19,7 m.kgf | 189 km/h | 11,8 s | 6,9 km/l | 9,9 km/l | |
Dados do fabricante |