Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Renault Symbol falha na emoção, mas acerta na razão

07/02/2013
in Guia de Compra

 

A evolução do Clio sedã, que chegou como opção mais
refinada ao Logan, conquistou mesmo por fatores objetivos

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: divulgação

 

O Renault Clio sedã criou polêmica desde seu lançamento, em 2000. Com a carroceria claramente adaptada da versão hatch, o modelo nunca fez muito sucesso de público pelo estilo pouco inspirado. Apesar disso, entregava muito espaço para bagagens, bolsas infláveis frontais de série e um bom pacote de equipamentos para a categoria.

Em março de 2009 a Renault, enfim, julgou que estava na hora de substituir o Clio sedã, mas com um investimento contido em sua reformulação. Começou a desembarcar no Brasil, vindo da Argentina, o Symbol, que na verdade aplicava uma nova carroceria à conhecida plataforma, sem novidades mecânicas. Com ele a Renault buscava oferecer a nosso mercado um sedã mais refinado e atraente que o Logan, mais acessível que o Mégane e sem ter como origem um hatchback, o que lhe conferia linhas mais equilibradas que as do sedã do Clio.

Apesar desse posicionamento de mercado, o Symbol era menor que o Logan, o que a empresa buscou compensar com o uso de motor de 1,6 litro — sem a versão de entrada de 1,0 litro do outro sedã ou mesmo do Clio — e maior conteúdo. De início, eram oferecidas duas versões. A primeira, Expression, vinha de série com bolsas infláveis frontais, ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, controle elétrico dos vidros dianteiros, volante e banco do motorista com regulagem de altura, luz de neblina traseira, repetidores laterais das luzes de direção, trava elétrica das portas com controle remoto e alarme.

 

 
Simples no acabamento, a versão Expression vinha com bolsas infláveis, direção
assistida e ar-condicionado; o motor de 1,6 litro podia ter oito ou 16 válvulas

 

A versão de topo, Privilège, adicionava computador de bordo, ar-condicionado automático, retrovisores com regulagem elétrica, controle elétrico dos vidros traseiros, bancos com revestimento de veludo (superior ao tecido tipo tear da versão de entrada), volante e pomo do câmbio com revestimento em couro, rádio/toca-CDs com MP3 e comandos junto ao volante, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 pol e pneus de medida 185/55. Os únicos opcionais eram os freios com sistema antitravamento (ABS), para ambas as versões, e um pacote com computador de bordo e rádio para a Expression.

 

O Symbol Expression não tinha um posicionamento claro: custava mais que o Logan Privilège, com equipamento semelhante, tendo como vantagem o estilo mais agradável

 

Ambas as versões mantinham um motor já usado no Clio, o 1,6-litro de quatro válvulas por cilindro, flexível em combustível, conhecido pelo bom desempenho com sua potência de 110 cv (com gasolina) ou 115 cv (álcool). O Symbol era pouco mais leve que o Logan e bem menos pesado que o Mégane, o que contribuía para sua agilidade. As suspensões também eram as mesmas do Clio, do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira.

Se as linhas externas agradavam mais que as do Clio sedã, o mesmo podia ser observado no interior. Nada de linhas arrojadas, mas atualizadas em relação ao visual “cansado” do interior do Clio. O painel em dois tons saía da mesmice monocromática da categoria e criava um ambiente mais agradável na versão Privilège. O quadro de instrumentos lembrava o do Logan, mas todos os mostradores eram analógicos, de mais fácil leitura.

 

 
As rodas de alumínio identificam o Symbol Privilège, que vinha sempre com o motor
de 16 válvulas; o porta-malas para 506 litros era um ponto positivo desse Renault 

 

Apesar de todas essas diferenças, ficava evidente a ligação do Symbol com seu antecessor, tanto por dentro quanto por fora, e características positivas do Clio foram abandonadas no Symbol, como os faróis de duplo refletor. Por outro lado, a grande capacidade do porta-malas — 506 litros — foi uma boa herança que o Symbol recebeu.

Apenas um mês após o lançamento, em abril de 2009, a Renault acrescentava o motor de 1,6 litro e oito válvulas, com 92/95 cv, para a versão Expression. A versão não tinha um posicionamento claro: custava mais que o Logan Privilège, com pacote de equipamentos semelhante, tendo como vantagem apenas o estilo mais agradável. Talvez por isso esse motor tenha sido retirado da linha Symbol já no modelo 2011.

Com base em tal versão foi desenvolvida a série especial Connection, lançada em outubro de 2010 e limitada a 2.000 unidades. Como o nome fazia supor, o principal atrativo era o sistema de áudio com rádio/toca-CDs da marca Sony com MP3, interface Bluetooth para telefone celular e entradas USB e para Ipod. A série trazia ainda retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina e as mesmas rodas de alumínio do Privilège.

 

 
Revestimento aveludado, computador de bordo, ar-condicionado automático,
rádio com MP3 e comandos junto ao volante: diferenças a favor do Privilège

 

Sem nenhuma mudança visual desde o lançamento, o Symbol chegou ao modelo 2013 oferecido só na versão Privilège com motor 1,6 16V. Um novo Symbol foi lançado na Europa em 2012, com estilo bem agradável. Feito na Turquia, ele é baseado na nova versão do Dacia Logan, com desenho frontal próprio, e seria uma opção interessante para a Renault trazer a nosso mercado, no qual o Symbol nunca teve grande representatividade.

 


Auto Livraria

 

“Espaçoso e econômico”

Um destaque do Renault Symbol é unânime entre seus donos (o espaço para bagagem), mas também são apontados como aspectos positivos pelos participantes do Teste do Leitor o consumo, o desempenho e o conforto ao rodar.

“O carro tem ótimo custo-benefício. Acho o visual meio antiquado, mas é confortável, tem nível de acabamento muito bom, a suspensão absorve bem as imperfeições das estradas esburacadas. Com 60 mil km rodados o carro não se bate todo por dentro. O consumo é um show à parte: médio urbano de 11,5 km/l e rodoviário de 14 a 14,5 km/l. O porta-malas é imenso, porém possui a boca de abertura um pouco limitada. Os itens de série são excelentes, o tecido dos bancos (veludo) é muito agradável e de limpeza razoavelmente fácil”, elogia Carlos Costa, que roda por Florianópolis, SC, a bordo de um Symbol Privilège 2010.

 

 
A série limitada Connection era equipada com rádio com interface Bluetooth e
conexões; embora fosse derivada da versão Expression, tinha as rodas da Privilège

 

Chrystyan Dresley C. Pinto, de Frutal, MG, também tem um Privilège 2010 e elogia o carro: “O carro é muito potente, até parece um 2.0 16V. O giro sobe muito rápido! Muito econômico, na estrada, carregado, com gasolina e ar ligado, a 130 km/h, costuma fazer 13,5 km/l. Com álcool, 9,5 a 10 km/l. Muito confortável e gostoso de dirigir, sempre convidando a pegar estrada pelo desempenho e conforto que oferece. O carro também é completo. O toque do revestimento interno é de excelente veludo. O controle de som junto ao volante completa o prazer ao dirigir. O porta-malas é um exagero de espaço”.

Outro proprietário muito satisfeito é Laurimar José Zenevich, que roda por Lagoa Vermelha com um outro Privilège 2010: “Conforto, custo-benefício, motor e acabamento muito superiores aos dos concorrentes, a altura em relação ao solo (não raspa em nada) e o porta-malas leva o que você imaginar. Tem itens que carros de categoria superior não têm, como ar-condicionado automático, duas bolsas infláveis, controle de som no volante, tecido dos bancos aveludado e computador de bordo altamente preciso. A economia é grande para um carro com essa motorização”.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoClioguia de compraLoganopinião de proprietáriosRenaultSanderoSymbolSymbol ExpressionSymbol Privilège

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Volkswagen

Volkswagen Virtus

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp