As rodas de 17 pol e os pneus 225/45 do Griffe THP eram os mesmos do Feline; o
motor tinha no torque seu destaque: 24,5 m.kgf disponíveis desde 1.400 rpm
Também elogia o Peugeot o leitor Pedro Suzano, do Rio de Janeiro, RJ: “O carro é muito esportivo, fica ‘na mão’ do condutor e entra bem em qualquer curva. Tem o consumo justo para um motor 2.0 16V, fazendo médias de 8,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Ele é muito estiloso. O teto panorâmico e as rodas de 17 pol aumentam o prazer de dirigir. Os destaques são a posição muito boa, os retrovisores gigantes e os bancos”. Seu carro é um 308 Allure 2,0 16V 2013.
Quem também se empolga é o leitor Luiz Rodolfo, que roda por Guarulhos, SP, em um 308 Griffe THP 2014: “O motor turbo é surpreendente, com torque em baixíssima rotação (24,5 m.kgf a 1.400 rpm). Passa a impressão de ser um motor bem superior. O câmbio é suave, as trocas são imperceptíveis e mantém baixas rotações. A 120 km/h está em 2.700 rpm. O teto de vidro é sensacional e o isolamento acústico é muito bom. Tem o maior porta-malas da categoria e vasta lista de equipamentos. O consumo de combustível é bem interessante, na média de 14,5 km/l no uso rodoviário e 10 km/l no uso urbano”. A versão roda apenas com gasolina.
A série especial Rolland Garros, em alusão ao torneio de tênis, dava ao 308 THP
retrovisores cromados e revestimentos dos bancos em couro cinza claro
Como acontece com qualquer modelo, há também proprietários que não estão satisfeitos. Thiago, de Pouso Alegre, MG, tem um 308 2,0 Allure 2013 e critica: “É um carro gastador. Consumo na cidade é péssimo. Tive que trocar pastilhas de freio e os quatro pneus com 20.000 km. Os amortecedores são muito duros. Em ruas de paralelepípedo ou estrada de terra, o carro sofre. O acabamento deixa a desejar: borrachas que soltam, peças que caem, a conexão USB funciona quando quer. O câmbio ‘arranha’ bastante. Esse é meu segundo Peugeot, minha segunda decepção”.
“Passa a impressão de ser um motor bem
superior e o teto de vidro é sensacional”, destaca
um dos leitores, dono de 308 THP
Quem também aponta problemas é William Cardoso, de Brasília, DF, dono de um 308 Allure 1,6 16V 2013: “A suspensão é muito dura. Mesmo com rodas 16, acaba sendo desagradável em algumas situações. Não quero imaginar com rodas 17. A pintura é muito frágil. As portas traseiras têm problema de fabricação: são mais estreitas que o quadro no monobloco. Ou você abre mão da estética, trazendo a porta para dentro do quadro, ou aguenta os ruídos provocados por essa folga e mantém a porta alinhada com a carroceria”.
Joaquim Quintino Dias Jr., de São Luís, MA, dono de um 308 Feline 2,0 2012, acrescenta: “Visibilidade traseira comprometida pela coluna muito espessa, poucos porta-objetos, dianteira raspa fácil em valetas e garagens, cinto faz ruído junto ao acabamento plástico da coluna, câmbio automático ‘mal humorado’, alto consumo na cidade”.
O câmbio automático de seis marchas chegava ao Allure 2,0-litros na linha 2014,
que vinha também com alterações na suspensão para melhorar o conforto
Existe uma gama considerável de defeitos apontados pelos donos de 308 no Teste do Leitor, como o citado desalinhamento da carroceria (bastante recorrente), imprecisão no marcador de combustível, bolhas no couro do volante, defeitos na bomba homeostática (leva à perda de líquido de arrefecimento do motor), ruídos na embreagem, acendimento da luz de alerta de defeito no motor e desgaste prematuro dos componentes de freio.
Entre os proprietários que opinaram, o hatch médio da Peugeot obtém índice de satisfação razoável em sua categoria: 73,3% dizem-se muito satisfeitos com o carro, percentual menor que os atingidos pelo Hyundai I30 anterior (90,9%), o Nissan Tiida (87,5%), o Citroën C4 (86,%) e o Ford Focus anterior (76,6%, incluindo sedã), mas superior aos de Fiat Bravo (67,5%) e Chevrolet Vectra hatch (62,8%). O que realmente preocupa é apenas 26,6% dos donos estarem muito satisfeitos com a rede de concessionárias, contra 58% da Nissan, 50% de Ford e GM, 40% da Fiat, 32,5% da Citroën e 31,8% da Hyundai (os índices foram computados para cada Guia de Compra, desde 2011, e podem não refletir a situação atual).
Apesar desse fator e de alguns problemas que merecem atenção, o Peugeot 308 pode ser uma boa opção para quem quer um hatch médio com estilo e equipamentos de sobra por um valor acessível. Embora a versão THP seja a ideal para quem busca um desempenho dos melhores na categoria, mesmo as opções mais simples têm bons atributos para quem sai de um compacto rumo ao tão desejado hatch médio.
| Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária |
Mercado paralelo |
|
| Disco de freio (par) | R$ 235 | R$ 175 |
| Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 335 | R$ 125 |
| Amortecedor (jogo de 4) | R$ 1.450 | ND |
| Pneus (Michelin Pilot Primacy HP, 225/45 R 17, cada) | R$ 600 | |
| Para-lama dianteiro (cada) | R$ 420 | R$ 250 |
| Para-choque dianteiro (cada) | R$ 880 | R$ 400 |
| Farol (cada) | R$ 2.900 | R$ 750 |
| Mão de obra (hora) | – | R$ 175 |
| Preços médios para 308 Allure 2,0 16V Flex 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em março de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível | ||
Cotações de seguro
Custo médio |
Franquia média |
|
|
||
| Alto risco | R$ 9.090 | R$ 3.815 |
| Médio risco | R$ 2.590 | R$ 3.615 |
| Baixo risco | R$ 1.360 | R$ 3.415 |
|
||
| Alto risco | R$ 12.325 | R$ 3.875 |
| Médio risco | R$ 3.055 | R$ 3.615 |
| Baixo risco | R$ 1.560 | R$ 3.415 |
| Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em mar/14; conheça os perfis | ||
Satisfação dos proprietários
Com o carro |
Com as concessionárias |
|
| Muito satisfeitos | 73,3% | 26,6% |
| Parcialmente satisfeitos | 20,0% | 46,6% |
| Insatisfeitos | 6,7% | 13,4% |
| Não utilizam | – | 13,4% |
| Estatística obtida no Teste do Leitor com 15 proprietários até mar/14 | ||
Compare as versões
Versão |
Faixa de preço |
Anos-modelo |
| 308 Active 1,6 16V Flex manual | R$ 43.715 a R$ 46.985 | 2013 e 2014 |
| 308 Allure 1,6 16V Flex manual | R$ 41.550 a R$ 45.835 | 2012 e 2013 |
| 308 Allure 2,0 16V Flex manual | R$ 45.510 a R$ 51.490 | 2012 a 2014 |
| 308 Allure 2,0 16V Flex aut. | R$ 52.830 a R$ 56.450 | 2013 e 2014 |
| 308 Feline 2,0 16V Flex aut. | R$ 54.730 a R$ 59.100 | 2012 e 2013 |
| 308 Griffe 1,6 16V THP aut. | R$ 63.885 a R$ 66.370 | 2013 e 2014 |
| 308 R. Garros 1,6 16V THP aut. | R$ 69.705 | 2014 |
| Preços fornecidos pela FIPE e válidos para mar/14 | ||
Comb. |
Potência |
Torque |
Vel. máx. |
0 a 100 km/h |
Cons. cidade |
Cons. rodovia |
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| gas. | 115 cv | 15,5 m.kgf | 191 km/h | 11,0 s | ND | ND |
| álc. | 122 cv | 16,4 m.kgf | 196 km/h | 10,3 s | ND | ND |
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| gas. | 143 cv | 20,0 m.kgf | 199 km/h | 10,5 s | ND | ND |
| álc. | 151 cv | 22,0 m.kgf | 206 km/h | 9,9 s | ND | ND |
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||||||
| gas. | 165 cv | 24,5 m.kgf | 215 km/h | 8,3 s | ND | ND |
| Dados do fabricante. ND = não disponível | ||||||

















