As rodas de 17 pol e os pneus 225/45 do Griffe THP eram os mesmos do Feline; o
motor tinha no torque seu destaque: 24,5 m.kgf disponíveis desde 1.400 rpm
Também elogia o Peugeot o leitor Pedro Suzano, do Rio de Janeiro, RJ: “O carro é muito esportivo, fica ‘na mão’ do condutor e entra bem em qualquer curva. Tem o consumo justo para um motor 2.0 16V, fazendo médias de 8,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Ele é muito estiloso. O teto panorâmico e as rodas de 17 pol aumentam o prazer de dirigir. Os destaques são a posição muito boa, os retrovisores gigantes e os bancos”. Seu carro é um 308 Allure 2,0 16V 2013.
Quem também se empolga é o leitor Luiz Rodolfo, que roda por Guarulhos, SP, em um 308 Griffe THP 2014: “O motor turbo é surpreendente, com torque em baixíssima rotação (24,5 m.kgf a 1.400 rpm). Passa a impressão de ser um motor bem superior. O câmbio é suave, as trocas são imperceptíveis e mantém baixas rotações. A 120 km/h está em 2.700 rpm. O teto de vidro é sensacional e o isolamento acústico é muito bom. Tem o maior porta-malas da categoria e vasta lista de equipamentos. O consumo de combustível é bem interessante, na média de 14,5 km/l no uso rodoviário e 10 km/l no uso urbano”. A versão roda apenas com gasolina.
A série especial Rolland Garros, em alusão ao torneio de tênis, dava ao 308 THP
retrovisores cromados e revestimentos dos bancos em couro cinza claro
Como acontece com qualquer modelo, há também proprietários que não estão satisfeitos. Thiago, de Pouso Alegre, MG, tem um 308 2,0 Allure 2013 e critica: “É um carro gastador. Consumo na cidade é péssimo. Tive que trocar pastilhas de freio e os quatro pneus com 20.000 km. Os amortecedores são muito duros. Em ruas de paralelepípedo ou estrada de terra, o carro sofre. O acabamento deixa a desejar: borrachas que soltam, peças que caem, a conexão USB funciona quando quer. O câmbio ‘arranha’ bastante. Esse é meu segundo Peugeot, minha segunda decepção”.
“Passa a impressão de ser um motor bem
superior e o teto de vidro é sensacional”, destaca
um dos leitores, dono de 308 THP
Quem também aponta problemas é William Cardoso, de Brasília, DF, dono de um 308 Allure 1,6 16V 2013: “A suspensão é muito dura. Mesmo com rodas 16, acaba sendo desagradável em algumas situações. Não quero imaginar com rodas 17. A pintura é muito frágil. As portas traseiras têm problema de fabricação: são mais estreitas que o quadro no monobloco. Ou você abre mão da estética, trazendo a porta para dentro do quadro, ou aguenta os ruídos provocados por essa folga e mantém a porta alinhada com a carroceria”.
Joaquim Quintino Dias Jr., de São Luís, MA, dono de um 308 Feline 2,0 2012, acrescenta: “Visibilidade traseira comprometida pela coluna muito espessa, poucos porta-objetos, dianteira raspa fácil em valetas e garagens, cinto faz ruído junto ao acabamento plástico da coluna, câmbio automático ‘mal humorado’, alto consumo na cidade”.
O câmbio automático de seis marchas chegava ao Allure 2,0-litros na linha 2014,
que vinha também com alterações na suspensão para melhorar o conforto
Existe uma gama considerável de defeitos apontados pelos donos de 308 no Teste do Leitor, como o citado desalinhamento da carroceria (bastante recorrente), imprecisão no marcador de combustível, bolhas no couro do volante, defeitos na bomba homeostática (leva à perda de líquido de arrefecimento do motor), ruídos na embreagem, acendimento da luz de alerta de defeito no motor e desgaste prematuro dos componentes de freio.
Entre os proprietários que opinaram, o hatch médio da Peugeot obtém índice de satisfação razoável em sua categoria: 73,3% dizem-se muito satisfeitos com o carro, percentual menor que os atingidos pelo Hyundai I30 anterior (90,9%), o Nissan Tiida (87,5%), o Citroën C4 (86,%) e o Ford Focus anterior (76,6%, incluindo sedã), mas superior aos de Fiat Bravo (67,5%) e Chevrolet Vectra hatch (62,8%). O que realmente preocupa é apenas 26,6% dos donos estarem muito satisfeitos com a rede de concessionárias, contra 58% da Nissan, 50% de Ford e GM, 40% da Fiat, 32,5% da Citroën e 31,8% da Hyundai (os índices foram computados para cada Guia de Compra, desde 2011, e podem não refletir a situação atual).
Apesar desse fator e de alguns problemas que merecem atenção, o Peugeot 308 pode ser uma boa opção para quem quer um hatch médio com estilo e equipamentos de sobra por um valor acessível. Embora a versão THP seja a ideal para quem busca um desempenho dos melhores na categoria, mesmo as opções mais simples têm bons atributos para quem sai de um compacto rumo ao tão desejado hatch médio.
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária |
Mercado paralelo |
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Disco de freio (par) | R$ 235 | R$ 175 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 335 | R$ 125 |
Amortecedor (jogo de 4) | R$ 1.450 | ND |
Pneus (Michelin Pilot Primacy HP, 225/45 R 17, cada) | R$ 600 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 420 | R$ 250 |
Para-choque dianteiro (cada) | R$ 880 | R$ 400 |
Farol (cada) | R$ 2.900 | R$ 750 |
Mão de obra (hora) | – | R$ 175 |
Preços médios para 308 Allure 2,0 16V Flex 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em março de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível |
Cotações de seguro
Custo médio |
Franquia média |
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Alto risco | R$ 9.090 | R$ 3.815 |
Médio risco | R$ 2.590 | R$ 3.615 |
Baixo risco | R$ 1.360 | R$ 3.415 |
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||
Alto risco | R$ 12.325 | R$ 3.875 |
Médio risco | R$ 3.055 | R$ 3.615 |
Baixo risco | R$ 1.560 | R$ 3.415 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em mar/14; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro |
Com as concessionárias |
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Muito satisfeitos | 73,3% | 26,6% |
Parcialmente satisfeitos | 20,0% | 46,6% |
Insatisfeitos | 6,7% | 13,4% |
Não utilizam | – | 13,4% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 15 proprietários até mar/14 |
Compare as versões
Versão |
Faixa de preço |
Anos-modelo |
308 Active 1,6 16V Flex manual | R$ 43.715 a R$ 46.985 | 2013 e 2014 |
308 Allure 1,6 16V Flex manual | R$ 41.550 a R$ 45.835 | 2012 e 2013 |
308 Allure 2,0 16V Flex manual | R$ 45.510 a R$ 51.490 | 2012 a 2014 |
308 Allure 2,0 16V Flex aut. | R$ 52.830 a R$ 56.450 | 2013 e 2014 |
308 Feline 2,0 16V Flex aut. | R$ 54.730 a R$ 59.100 | 2012 e 2013 |
308 Griffe 1,6 16V THP aut. | R$ 63.885 a R$ 66.370 | 2013 e 2014 |
308 R. Garros 1,6 16V THP aut. | R$ 69.705 | 2014 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para mar/14 |
Comb. |
Potência |
Torque |
Vel. máx. |
0 a 100 km/h |
Cons. cidade |
Cons. rodovia |
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gas. | 115 cv | 15,5 m.kgf | 191 km/h | 11,0 s | ND | ND |
álc. | 122 cv | 16,4 m.kgf | 196 km/h | 10,3 s | ND | ND |
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gas. | 143 cv | 20,0 m.kgf | 199 km/h | 10,5 s | ND | ND |
álc. | 151 cv | 22,0 m.kgf | 206 km/h | 9,9 s | ND | ND |
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gas. | 165 cv | 24,5 m.kgf | 215 km/h | 8,3 s | ND | ND |
Dados do fabricante. ND = não disponível |