O Civic intermediário, agora LXR, também se beneficiou da mudança
de motor para 2,0 litros e da eliminação do tanque auxiliar de partida a frio
Confiança na marca
De acordo com os relatos publicados no Teste do Leitor, os proprietários da geração atual do Civic pautam-se nas mesmas qualidades atribuídas a ele desde que o modelo começou a ser fabricado no Brasil: estilo, confiabilidade, robustez e conforto.
“O principal ponto positivo é a confiança pela marca. Todos que conheço que possuem um carro da Honda só elogiam. São positivos o desenho imponente, a estabilidade, o conforto, o espaço interno, o silêncio ao rodar, o sistema de multimídia completo com câmera de ré e a economia de combustível. O sistema Econ ajuda a economizar e o volante pequeno deixa o carro na mão”, destaca Robson Alves Sampaio, de Campinas, SP, dono de um Civic LXL 2013.
Samir Guizelini, de São Paulo, SP, possui um LXR 2014 e também elogia o carro: “É muito confiável, tem um excelente painel e a excelente combinação do motor 2.0 com o câmbio de cinco marchas. O ‘adeus’ ao tanquinho também é positivo, além do reconhecimento por voz para discagem automática do celular. Apresenta bom consumo, 14 km/l com gasolina com ar-condicionado ligado a 110 km/h”.
O LXS ganhou interface Bluetooth no modelo 2014, e o LXR, faróis de neblina, mas
o navegador integrado ao sistema de áudio continuou exclusivo do EXR
O leitor Ricardo, que roda por São José dos Campos a bordo de seu Civic LXS manual 2014, também está satisfeito: “Dirigibilidade é o ponto alto do carro. Ótima estabilidade, suspensão impecável, câmbio com engates curtos e rápidos, desenho muito bonito, interior excelente. A qualidade construtiva do carro salta aos olhos, ouvidos e tato (apesar dos plásticos duros do belo painel). Acredito que fiz uma ótima escolha”.
“Ótima estabilidade, suspensão impecável e
qualidade construtiva que salta aos olhos,
ouvidos e tato”, destaca um dos proprietários
Mesmo com a satisfação da maioria dos proprietários, há também aqueles que têm diversos aspectos negativos a destacar. Matheus, de Indaial, SC, critica a política da Honda só aplicar alguns itens à versão de topo: “Reservar o controle de estabilidade e as bolsas infláveis laterais apenas para o EXR é um aspecto negativo. Itens de segurança não devem ser tratados como fatores de posicionamento de versões”. Ele possui um Civic LXS manual 2014.
Paulo Rogério Martins, de Ribeirão Pires, SP, tem um LXR 2014 e fez uma lista dos aspectos negativos: “Os retrovisores externos ficam numa posição ruim de visualizar: poderiam ser fixados mais à frente. A suspensão é muito dura, sente-se e ouve-se as irregularidades do asfalto. O reservatório do líquido do arrefecimento fica num local péssimo, embaixo da bateria. Preciso de lanterna para verificar o nível. Falta iluminação no console e na tomada de 12V e entrada auxiliar mais próxima ao câmbio. O farol é muito fraco, tem pouco alcance e o alarme não faz ruído ao ativar. O manual tem erros de português e não é bem detalhado. Por fim, falta indicador de temperatura do motor”.
Grade, tomada de ar, rodas de 17 pol e painel em preto eram as novidades do
Civic LXR para 2015; o EXR foi guardado para o Salão de São Paulo
Quanto aos defeitos apresentados, destacam-se problemas na geometria da suspensão e no alinhamento da direção, na espuma do encosto do banco traseiro, rangidos no banco do motorista, perda de líquido do arrefecimento, rangidos e trepidações na janela do motorista e no console central, defeito na tomada da terceira luz de freio e ruídos nas pinças de freio dianteiras.
Apesar da boa reputação no mercado, o índice de satisfação dos donos de Civic está da média para baixo no segmento: 74,4% estão muito satisfeitos com o carro, índice abaixo dos 90,5% do Renault Fluence, 89,2% do Volkswagen Jetta (geração anterior), 85% do Fiat Linea, 84,6% do Kia Cerato anterior, 82,6% do Nissan Sentra anterior e 76,6% do Ford Focus anterior (hatch e sedã), mas superior aos 73,3% do Toyota Corolla anterior e 69% do Peugeot 408.
Em contrapartida, o mesmo grau de satisfação alcança 69,2% dos donos em relação às concessionárias, acima de Corolla (56,7%), Fluence (52,4%), 408 e Focus (50%), Jetta (48,6%), Cerato (48,1%) e Sentra (42,7%). Apenas o Linea, com 72,5%, superou o Honda (percentuais obtidos para cada Guia de Compra, desde 2011, e que podem não refletir a situação atual).
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária |
Mercado paralelo |
|
Disco de freio (par) | R$ 620 | R$ 175 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 245 | R$ 125 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 1.360 | R$ 945 |
Pneus (Bridgestone Turanza ER300, 205/55 R 16, cada) | R$ 390 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 640 | R$ 250 |
Para-choque dianteiro | R$ 790 | R$ 275 |
Farol (cada) | R$ 1.050 | R$ 330 |
Mão de obra (hora) | ND | – |
Preços médios para Civic LXS 1,8 16V 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em setembro de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível |
Cotações de seguro
Custo médio |
Franquia média |
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Alto risco | R$ 12.200 | R$ 3.710 |
Médio risco | R$ 3.640 | R$ 3.470 |
Baixo risco | R$ 1.630 | R$ 3.225 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em set/14; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Carro |
Concessionárias |
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Muito satisfeitos | 74,4% | 69,2% |
Parcialmente satisfeitos | 12,8% | 20,6% |
Insatisfeitos | 12,8% | 5,1% |
Não utilizam | – | 5,1% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 29 proprietários até set/14 |
Compare as versões
Versão |
Faixa de preço |
Anos-modelo |
Civic LXS 1,8 16V Flex manual | R$ 51,815 a R$ 59.325 | 2012 a 2015 |
Civic LXS 1,8 16V Flex aut. | R$ 56,605 a R$ 62.415 | 2012 a 2015 |
Civic LXL 1,8 16V Flex manual | R$ 53,965 a R$ 60.220 | 2012 e 2013 |
Civic LXL 1,8 16V Flex aut. | R$ 57,850 a R$ 61.410 | 2012 e 2013 |
Civic EXS 1,8 16V Flex aut. | R$ 64,560 a R$ 67.690 | 2012 e 2013 |
Civic LXR 2,0 16V Flex aut. | R$ 64,620 a R$ 67.050 | 2014 e 2015 |
Civic EXR 2,0 16V Flex aut. | R$ 74.640 | 2014 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para set/2014 |
Combustível |
Potência |
Torque |
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gas. | 139 cv | 17,5 m.kgf |
álc. | 140 cv | 17,7 m.kgf |
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gas. | 150 cv | 19,3 m.kgf |
álc. | 155 cv | 19,5 m.kgf |
D não disponível |