Picape agrada pelo conforto, o estilo e o comportamento; críticas incluem acabamento e torque do menor motor
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
A Fiat Toro foi um daqueles carros que chegam para mudar o mercado. Pela primeira vez, o comprador de picapes podia associar características de automóvel — estrutura monobloco, suspensão traseira independente — a elementos apreciados nesses utilitários, como motor a diesel e tração nas quatro rodas. Some-se a isso o belo desenho e bons atributos de conforto, e o sucesso estava garantido.
Depois de quatro anos no mercado, há muitas Toros usadas à venda. Elas são uma boa compra? O que pensam seus proprietários? Quais os pontos mais elogiados e criticados, os defeitos mais frequentes e a satisfação com o carro e a rede de concessionárias da Fiat? Todas as respostas estão nesse Guia de Compra, baseado na opinião dos donos que participaram do Teste do Leitor.
A versão Endurance, lançada para 2019, é hoje a mais barata da linha Toro; o modelo 2020 ganhou central de áudio com tela maior, atendendo a muitos pedidos
A Toro foi lançada em 2016 em versões Freedom (com opção pelo pacote Opening Edition) e Volcano. A Freedom podia ter motor flexível de 1,75 litro (até 139 cv), com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, ou motor turbodiesel de 2,0 litros e 170 cv, com caixa manual de seis marchas e tração dianteira ou integral sob demanda (acionamento automático da tração traseira). A Volcano era a única a combinar motor turbodiesel, tração 4×4 e caixa automática de nove marchas.
No fim do ano era adicionada a Freedom com motor flexível de 2,4 litros (até 186 cv) e caixa automática de nove marchas, só com tração dianteira. A linha 2018 recebia motor 1,75 revisto, enquanto a Freedom podia vir com o pacote de equipamentos Road e o motor turbodiesel com tração 4×4 e caixa automática. A edição Blackjack, com acabamentos em preto, estreava com motor 2,4. O modelo 2019 trazia mais versões: a de entrada Endurance, só com motor flexível, e a luxuosa Ranch com bancos de couro marrom, sempre 4×4 a diesel. A Freedom ganhava equipamentos e o motor 2,4 mudava da Freedom para a Volcano. Não havia mais versão a diesel com caixa manual.
Parte da linha desde o início, a Toro Freedom já ofereceu todos os motores e transmissões da picape; o modelo 2020 das fotos inclui o pacote decorativo S-Design
Por fim, a linha 2020 trazia a versão Ultra com cobertura rígida de caçamba, também 4×4 turbodiesel. A Endurance agora oferecia opção de caixa manual para o motor flexível e de caixa automática com motor a diesel, e a Freedom podia ter o pacote visual S-Design.
No conjunto, 61% dos proprietários disseram-se muito satisfeitos com a Toro, índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas com automóveis
Você pensa que o estilo da Toro é seu atributo mais lembrado pelos donos? Errou: o elogio mais frequente é o conforto ao dirigir (citado por 61%), com destaque ao rodar mais suave que o de outras picapes — mesmo na versão a diesel, de maior capacidade de carga. O desenho está em segundo lugar (33%), empatado com a estabilidade e o desempenho dos motores turbodiesel e 2,4-litros. Na sequência aparecem menções ao consumo do turbodiesel e ao nível de ruído de várias versões (28% cada item), itens de conveniência e posição de dirigir (22% cada) e segurança (17%).
O ponto negativo mais comentado da Toro foi reparado na linha 2020: a central de áudio oferecida até 2019, com tela pequena e sem interface para celular, reclamada por 33% dos participantes. Logo atrás estão o acabamento, que vários dizem estar em desacordo ao preço da picape, e o consumo dos motores flexíveis (28% cada quesito). O torque do motor 1,75 foi criticado por 22% dos donos, dentro do universo que inclui as várias versões. Quatro pontos aparecem empatados com 17% de citações: aceleração inicial do motor turbodiesel, capota marítima que deixa entrar água na caçamba, espaço no banco traseiro e qualidade de áudio do sistema.
A topo de linha Volcano (modelo 2017 nas fotos) sempre ofereceu o motor turbodiesel com caixa automática; hoje pode vir também com o flexível de 2,4 litros
Que defeito mais incomoda os proprietários de Toro? São os ruídos internos, em geral em portas e seus forros, apontados por 28% na pesquisa. Outros problemas foram raros, citados por dois donos ou 11%: defeitos de motor, parte elétrica, dificuldade de partida e falha na tampa da caçamba.
No conjunto, 61% dos proprietários disseram estar muito satisfeitos com a Toro, um índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas até aqui com automóveis (ainda não fizemos a análise de outras picapes). A rede de concessionárias da Fiat é que tem deixado muito a desejar, ao deixar muito satisfeitos apenas 33% dos participantes.
Mais Guias de Compra
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 61% |
Parcialmente satisfeitos | 28% |
Insatisfeitos | 11% |
Pesquisa com 18 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 33% |
Parcialmente satisfeitos | 56% |
Insatisfeitos | 11% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 18donos |
Ficha técnica
Toro 1,75 flexível | Toro 2,0 turbodiesel | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4 |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 83 x 90,4 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.956 cm³ |
Taxa de compressão | 12,5:1 | 16,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 135/139 cv a 5.750 rpm* | 170 cv a 3.750 rpm |
Torque máximo | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm* | 35,7 m.kgf a 1.750 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 ou automática, 6 | manual, 6, ou automática, 9 |
Tração | dianteira | dianteira ou integral |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 16 pol | 17 pol |
Pneus | 215/65 R 16 | 225/65 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,915 m | 4,915 m |
Largura | 1,844 m | 1,844 m |
Altura | 1,68 m | 1,743 m |
Entre-eixos | 2,99 m | 2,99 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 60 l | 60 l |
Caçamba | 820 l | 820 l |
Capacidade de carga | 650 kg | 1.000 kg |
Peso em ordem de marcha | 1.619 kg | 1.871 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 172/175 km/h* | 188 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,8/12,2 s* | 10,0 s |
Consumo em cidade | 9,5/6,4 km/l* | 10,0 km/l |
Consumo em rodovia | 11,2/7,8 km/l* | 12,6 km/l |
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; desempenho e consumo da versão flexível com caixa automática; consumo conforme padrões do Inmetro |