Pesquisa de opinião de donos aponta bom desempenho, mas consumo divide opiniões
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
A Chevrolet S10 liderou por décadas o mercado de picapes médias desde que foi lançada, em 1995. Seria esse fator suficiente para comprar uma de olhos fechados, sem conhecer o que pensam seus proprietários? Para você que sabe que não, o Best Cars analisou os depoimentos de donos da segunda geração — no mercado desde 2012 — recebidos pelo Teste do Leitor para este Guia de Compra.
Enfim redesenhada por inteiro depois de 17 anos, a S10 estreava com versões de cabines simples e dupla, trações 4×2 e 4×4, transmissões manual e automática e acabamentos LS, LT e LTZ. O motor 2,4 flexível de até 147 cv vinha do modelo anterior, enquanto o 2,8 turbodiesel de 180 cv era inédito. Novos recursos eram controle eletrônico de estabilidade e tração e rodas de 17 polegadas na LTZ.
A versão turbodiesel passava a 200 cv e ganhava caixa manual de seis marchas na linha 2014. Outras novidades eram central de áudio My Link com tela de 7 pol e, na LTZ, navegador e toca-DVDs. Pouco depois aparecia o motor flexível de 2,5 litros e 16 válvulas com injeção direta, capaz de até 206 cv, em versões que podiam vir com tração 4×4 e controle de estabilidade.
A nova S10 estreou em 2012 com cabine simples ou dupla, motores 2,4 flexível e 2,8 turbodiesel e caixa manual ou automática
Mais quatro opções vinham na linha 2016: a simples Advantage 2,4, a intermediária Freeride 2,5, a luxuosa High Country 2,8 turbodiesel e a Chassis Cab 2,4 sem caçamba, voltada a frotistas. A High Country trazia rodas de 18 pol, estrutura de caçamba (“santantônio”) estilizada, bancos de couro em dois tons e banco do motorista com regulagem elétrica.
A GM remodelava a frente da S10 para 2017, quando a Advantage e o motor 2,4 saíam de linha. O interior ganhava novos materiais e itens como assistência On Star, central de áudio compatível com Android Auto e Apple Car Play, alertas de risco de colisão e de saída de faixa e partida do motor por controle remoto. A direção adotava assistência elétrica em vez de hidráulica. A edição limitada 100 Years vinha ainda em 2017 com detalhes decorativos sobre a High Country.
O turbodiesel evoluía em isolamento de vibrações para 2018 e logo aparecia a S10 Midnight, com acabamento e rodas em preto e o motor turbodiesel. O modelo 2019 recebia controle de estabilidade em mais versões e bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina na High Country. Para 2021 o visual era retocado em grade e para-choque, a central de áudio recebia conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play e roteamento de internet, e as bolsas laterais e de cortina vinham em toda a linha. LTZ e High Country ganhavam frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.
Bancos de couro e estrutura de caçamba estilizada vinham na S10 High Country, adicionada à linha em 2015
Espaço e desempenho
Questionados sobre os pontos positivos da S10, expressivos 63% dos donos destacaram o espaço interno, seguido pelo desempenho (53%) tanto com o motor turbodiesel quanto com o 2,5 flexível (há também alguns relatos do antigo 2,4 na seção).
O índice de 68% dos proprietários muito satisfeitos com a S10 supera o obtido pela Fiat Toro, mas é apenas razoável entre as análises feitas de automóveis em geral
Dois itens aparecem empatados na sequência com 42% de citações: conforto de rodagem e consumo de combustível, válido para ambos os motores. A lista segue com estilo (32%), equipamentos de conveniência (26%), robustez e relação custo-benefício (21% cada).
“Design bem harmonioso. Motor bastante potente com uma arrancada muito forte que garante muita segurança. O consumo de combustível é razoável para o peso e potência. O valor com certeza está entre os melhores de toda a concorrência”, enumera Petrônio Correia Teixeira, de Brumado, BA, sobre a S10 LTZ 4×4 Diesel 2019.
Frente redesenhada e assistência On Star vinham para 2017; mais tarde, o acabamento preto da Midnight (última foto)
“Espaço interno, suspensão e câmbio automático são os diferenciais desta versão. Carro muito enxuto, bem acabado e robusto. O consumo é normal, pois faz de 10 a 11 km/l na estrada e 7 km/l na cidade. A central My Link também funciona bem”, adiciona André Luiz Matias Fares, de São João do Piauí, PI, dono de S10 LT 2,5 flexível 2018.
O que não agrada aos donos da picape Chevrolet? O item mais citado é consumo (26%), fato curioso, pois para 42% esse é um ponto positivo. Na sequência vêm a caixa de transmissão manual com engates duros (21%, percentual elevado, pois a maioria dos carros analisados tem caixa automática) e a presença de bolsas infláveis apenas frontais (16%) em algumas versões.
Afonso Amorim, que usa uma S10 LTZ 2,5 flexível 2015 em Recife, PE, explica: “Achei o câmbio péssimo. Os engates são fáceis, mas são duros e fazem barulho, sendo desagradáveis de usar. No uso urbano isso chega a ser irritante”. João Kachorroski, de Sidrolândia, MS, tem uma S10 LTZ 2,8 turbodiesel 2013 e acrescenta: “Consumo de 4,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na BR, por mais que a S10 tenha muitas vantagens em cima da Hilux”.
Frente retocada, central de áudio com conexão sem fio e frenagem autônoma de emergência: novidades para 2021
Apesar da incidência de defeitos variados, a S10 mostrou pouca frequência para um mesmo problema, o que não parece indicar defeitos crônicos. Os dois mais comuns são ruído no cardã em ponto-morto e problemas na suspensão dianteira, apontados cada um por 16% dos donos. Houve ainda falha em mangueira do turbo no motor a diesel em 10% dos relatos. Outros 11 defeitos tiveram apenas uma citação cada.
Fernando Fávero, de Timbó, SC, teve vários desses problemas em sua S10 LTZ 2,5 flexível 4×4 2015: “Na suspensão dianteira a bucha que isola a haste do amortecedor do coxim desgasta. Em casos extremos, pode causar a quebra da haste do amortecedor. Motor ‘bate pino’ em diversas situações com gasolina. Cardã bate em ponto-morto. Vazamento de óleo na tampa do comando de válvulas. Caixa de direção soltou o miolo da carcaça. Fui premiado”. Jeremias Gonçalves da Silva, de Petrópolis, RJ, relata que sua S10 LTZ turbodiesel 4×4 2014 teve “problema no amortecedor e na borracha que liga coletor e turbina”.
O índice de 68% dos proprietários muito satisfeitos com a S10 supera o obtido pela Fiat Toro (61%), única outra picape analisada no Guia de Compra até agora, mas é apenas razoável no mercado como um todo. O mesmo aplica-se à rede de concessionárias, que deixou 42% dos leitores muito satisfeitos, ante 33% dos donos de Toro.
Mais AvaliaçõesTeste do Leitor
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 68% |
Parcialmente satisfeitos | 16% |
Insatisfeitos | 16% |
Pesquisa com 19 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 42% |
Parcialmente satisfeitos | 47% |
Insatisfeitos | 11% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 19 donos |
Ficha técnica
S10 LTZ 2,5 flexível 4×2 | S10 High Country 2,8 turbodiesel 4×4 | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | longitudinal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4 |
Diâmetro e curso | 88 x 101 mm | 94 x 100 mm |
Cilindrada | 2.457 cm³ | 2.776 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 16,5:1 |
Alimentação | injeção direta | injeção direta, turbo, resfriador de ar |
Potência máxima | 197 cv a 6.300 rpm/ 206 cv a 6.000 rpm* | 200 cv a 3.600 rpm |
Torque máximo | 26,3/27,3 m.kgf a 4.400 rpm* | 51,0 m.kgf a 2.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 |
Tração | traseira, integral temporária | traseira, integral temporária |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | |
Traseira | eixo rígido, feixe de molas semielípticas | |
Rodas | ||
Dimensões | 7,5 x 18 pol | 7,5 x 18 pol |
Pneus | 265/60 R 18 | 265/60 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 5,361 m | 5,408 m |
Largura | 1,874 m | 1,874 m |
Altura | 1,791 m | 1,847 m |
Entre-eixos | 3,096 m | 3,096 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 80 l | 76 l |
Caçamba | 1.061 l | 1.061 l |
Peso em ordem de marcha | 1.810 kg | 2.101 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | ND | 180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 10,3 s |
Consumo em cidade | 8,4/5,6 km/l* | 8,6 km/l |
Consumo em rodovia | 9,5/6,4 km/l* | 11,2 km/l |
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |