Opinião dos proprietários mostra aprovação a vários aspectos e poucas críticas; satisfação está acima da média da categoria
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Depois de mais de 20 anos de produção do Palio, que conquistou um público fiel, a Fiat se renovou em 2017 entre os hatches compactos com o Argo, projetado para o Brasil. Hoje, com quase quatro anos de mercado, o Argo tem boa presença no mercado de carros usados. Há também os interessados em um modelo novo que querem saber como ele se comportará com o tempo, os defeitos mais comuns e a satisfação com as concessionárias. Por isso, o Best Cars contabilizou as opiniões de proprietários enviadas ao Teste do Leitor para um Guia de Compra.
O Argo foi lançado em quatro versões: Drive com motor de 1,0 litro (potência de 72 cv com gasolina e 75 com álcool), Drive de 1,35 litro (101/109 cv), Precision e HGT, essas duas com motor de 1,75 litro (135/139 cv) e opção de transmissão automática de seis marchas. O HGT ofereceu de início a edição Opening Edition Mopar com decoração própria. O Drive 1,35 podia vir com a caixa automatizada GSR de cinco marchas, evolução da conhecida Dualogic.
A versão básica 1,0, mais simples e barata que a Drive, aparecia em 2018. Na linha 2019 vinham mais equipamentos de série, como alarme nas versões Drive, e opcionais, caso do controle eletrônico de estabilidade nas mesmas versões e do teto preto no Precision. Pouco depois era lançado o “aventureiro” Argo Trekking, com suspensão elevada, pneus de uso misto e decoração alegre, de início com motor 1,35 e caixa manual, depois também com o 1,75 e caixa automática. A edição limitada Seleção era um Drive 1,0 com mais acessórios e opção de cor amarela.
O Argo Drive oferecia motores de 1,0 e 1,35 litro, este também com caixa automatizada; além da central de áudio de 7 pol mostrada, a Fiat oferecia uma mais simples de 9 pol
O Precision ficava menos equipado para 2020, a fim de reduzir o preço básico. Surgia o pacote visual S-Design, com rodas escuras e logotipos em preto, aplicável às versões Drive 1,0 e 1,35. Por fim, o emblema dianteiro da Fiat mudava na linha 2021, que ganhava alguns conteúdos e perdia o Precision.
Perguntados sobre os principais pontos positivos do Argo, nada menos que 63% dos participantes indicaram o consumo de combustível, mais citado em versões de 1,0 e 1,35 litro, mas também por alguns donos de 1,75. Em segundo lugar, com 44% de citações cada, aparecem o espaço interno e o estilo, seguidos pelo desempenho com os três motores (38%). Conforto da suspensão é elogiado por 31% dos proprietários. Na sequência temos quatro aspectos, cada um citado por 25% deles: acabamento interno, a central de áudio com tela de 7 polegadas (um dos dois modelos oferecidos), itens de conveniência e suspensão/estabilidade.
O índice de satisfação dos proprietários de Argo coloca-o entre os cinco carros pequenos com melhor avaliação registrada até hoje no Guia de Compra: 81% estão muito satisfeitos
“Motor muito forte e de certo modo econômico. Design externo e painel muito bonitos. Espaço interno bom, porta-malas bom, direção extremamente macia, freios sensíveis e fortes. Suspensão muito boa e não bate em nada. Carro realmente completo. Recomendo”, enumera Fabiana Alves Rodrigues, de São Paulo, SP, sobre o Argo Trekking 1,75 automático 2020.
“O design é fantástico. O acabamento é bem superior aos outros carros do segmento. O espaço interno e o conforto pela suspensão são qualidades. O consumo com média de 14 km/l na cidade é fantástico para mim. Cheguei a fazer 20,2 km/l em rodovia. Ótimo torque apesar da baixa cilindrada e potência. Agrada na cidade com respostas ágeis”, adiciona José Ricardo Braga Rolim Vieira, de Campina Grande, PB, dono de Argo Drive 1,0 2019.
Motor de 1,75 litro era padrão no Argo Precision (em cima), hoje não mais oferecido; visual e suspensão vinham mais esportivos no Argo HGT (em vermelho)
O que não satisfaz os donos de Argo? A frequência de menções é baixa, sempre menor que 20%, e o item citado mais vezes é a facilidade com que peças frontais raspam no solo ao transpor lombadas (19%). Outros três inconvenientes aparecem em 13% dos relatos cada um: a central de áudio de 9 pol, falta de luz de cortesia na parte traseira da cabine e relações de transmissão muito curtas nas versões de 1,0 litro, que alguns expressam como “pedir sexta marcha” em uso rodoviário.
Maurício Vieira, de Porto Alegre, RS, tem um Argo Drive 1,0 2018 e comenta: “Altura em relação ao solo faz com que raspe com frequência em lombadas ou desníveis da estrada. Poderia ter uma sexta marcha. Tela de 9 polegadas pouco funcional ou útil, basicamente um rádio de 9 pol. Seria oportuno o uso dos aplicativos comuns nos concorrentes”.
O Argo apresentou defeitos variados entre os participantes. Foram quatro os problemas citados, cada um, por 19% dos donos: defeitos ou ruídos na suspensão, direção que veio desalinhada no carro novo, queima precoce de lâmpadas e ruídos internos. Outras questões foram levantadas, cada uma, em 13% dos relatos: falhas no sistema de parada/partida automática do motor, ruído anormal nos alto-falantes e defeitos que levaram a fábrica a substituir o motor em garantia.
Suspensão e pneus aptos ao fora de estrada no Argo Trekking, que começou com motor 1,35, mas logo recebeu a opção do 1,75 com caixa automática
Diego Mota Vieira, de Florianópolis, SC, dono de Argo Drive 1,35 automatizado 2018, relata: “Veio com um dos alto-falantes estourado e o volante desalinhado. Tive que retornar três vezes à concessionária para deixar o carro bem alinhado. Estrala a suspensão dianteira em manobras, parecendo um barulho de mola”. O leitor Marcelo, de São Paulo, SP, tem um Argo Precision 1,75 automático 2020 e acrescenta: “Acabamento interno deixa a desejar. As partes plásticas às vezes fazem barulho, como a trava do banco traseiro, as travas dos encaixes das portas e a tampa do porta-luvas, sem solução”.
O índice de satisfação dos proprietários de Argo coloca-o entre os cinco carros pequenos com melhor avaliação registrada até hoje no Guia de Compra: 81% estão muito satisfeitos, resultado que perde apenas para Volkswagen Up (94%) e os antigos Chevrolet Onix e Prisma (82%), igualando-se a Ford Ka e o Peugeot 208 anterior (81%). Assim, ele supera Toyota Etios (76%), Hyundai HB20 e HB20S anteriores (75%), Renault Logan e Sandero (69%), Fiat Grand Siena (64%), VW Fox e Spacefox (60%), VW Polo (58%), Toyota Yaris (44%) e VW Virtus (35%).
Em relação ao serviço das concessionárias Fiat, o resultado do Argo está entre os quatro melhores com 56% muito satisfeitos. Perde para Etios (69%), Yaris e HB20 (63%) e empata com Ka, enquanto vence Onix/Prisma (46%), Polo (45%), Logan/Sandero (41%), Fox/Spacefox (40%), Virtus, 208 (ambos com 38%) e Grand Siena (30%). Os resultados se referem ao momento de publicação de cada Guia de Compra e podem ser diferentes da situação atual.
Mais AvaliaçõesTeste do Leitor
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 81% |
Parcialmente satisfeitos | 6% |
Insatisfeitos | 13% |
Pesquisa com 16 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 56% |
Parcialmente satisfeitos | 31% |
Insatisfeitos | 13% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 16 donos |
Ficha técnica
Argo Drive 1,0 | Argo Drive 1,3 | Argo HGT 1,75 | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 2, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 70 x 86,5 mm | 70 x 86,5 mm | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.332 cm³ | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 13,2:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima | 72 cv a 6.000 rpm/ 77 cv a 6.250 rpm | 101 cv a 6.000 rpm/ 109 cv a 6.250 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo | 10,4/10,9 m.kgf a 3.250 rpm | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual ou automatizada, 5 | manual, 5 ou automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 5,5 x 14 pol | 15 pol | 16 pol |
Pneus | 175/65 R 14 | 185/60 R 15 | 195/55 R 16 |
Dimensões | |||
Comprimento | 3,998 m | 3,998 m | 4,00 m |
Largura | 1,724 m | 1,724 m | 1,75 m |
Altura | 1,50 m | 1,50 m | 1,50 m |
Entre-eixos | 2,521 m | 2,521 m | 2,521 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 48 l | 48 l | 48 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 300 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.105 kg | 1.140 kg (man.), 1.148 kg (aut.) | 1.243 kg (man.), 1.279 kg (aut.) |
Desempenho e consumo (caixa manual) | |||
Velocidade máxima | 157/162 km/h | 180/184 km/h | 190/192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,4/13,4 s | 11,8/10,8 s | 9,6/9,2 s |
Consumo em cidade | 14,2/9,9 km/l | 12,9/9,2 km/l | 11,4/7,8 km/l |
Consumo em rodovia | 15,1/10,7 km/l | 14,3/10,2 km/l | 13,3/9,2 km/l |
Desempenho e consumo (caixa automatizada ou automática) | |||
Velocidade máxima | 180/184 km/h | 189/191 km/h | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,8/10,8 s | 11,1/10,4 s | |
Consumo em cidade | 12,7/8,9 km/l | 9,9/7,0 km/l | |
Consumo em rodovia | 14,4/10,0 km/l | 12,8/9,1 km/l | |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |