O inédito Titanium tinha rodas de 16 pol, bancos de couro e itens automáticos;
também de série vinham controle de estabilidade e sete bolsas infláveis
“Merece nota máxima”
Os donos da geração atual do Fiesta que deixaram suas impressões em nosso Teste do Leitor destacam a dirigibilidade, o desempenho, o estilo e os equipamentos do carro como seus pontos fortes, tanto nas versões mexicanas quanto nas nacionais.
Jonatan Ralf Fonseca, de Franca, SP, tem um Fiesta SE hatch 1,6 2012 mexicano e elogia: “Dei nota máxima para a maioria dos itens porque o carro merece. Tem sete bolsas infláveis, visual inigualável, desempenho acima da média para um motor 1.6, consumo como ponto forte, é um carro muito seguro. O sistema Sync é muito legal, porém é chato de se usar pendrive. O preço pode ser considerado alto, porém o que se oferece está acima da média. Superou minhas expectativas. Achava o Polo uma referência em bom acerto mecânico, mas o Fiesta mudou meu conceito. Fica devendo um pouco no espaço interno, principalmente para o banco traseiro”.
Já André Rodrigues, de Campinas, SP, possui um Fiesta SE sedã 1,6 2011 e também não tem do que reclamar do carro: “Belo desenho, a Ford realmente está de parabéns. O motor é excelente, o painel tem ótimo acabamento, o espaço interno é amplo e o carro anda muito com baixo nível de ruído interno. Já tive um Fiesta sedã 2007 e adorei; este então nem se fala. Excelente carro, o melhor da categoria e tem baixo valor nas revisões”.
O Sedan, que continuou trazido do México, era reestilizado pouco depois e mudava
também na parte traseira; estavam disponíveis SE e Titanium, sempre 1,6-litro
Alexandre Ferradas Quintas, de Santos, SP, rasga elogios ao Fiesta SE hatch 1,6 2014 nacional: “Tudo é muito bom nesse carro, mas para mim os destaques são o controle de estabilidade, a suspensão, o motor e o estilo. Ele está alguns anos à frente em relação à tecnologia. O motor tem muito fôlego acima das 3.000 rpm. Destaque também para a maciez e precisão nos engates rápidos do câmbio. O carro parece um kart nas curvas, os freios são muito eficientes e precisos e o consumo ainda é bom. Na estrada consigo fazer 15 km/l de gasolina. O que ele tem de compacto no design, tem de grande no desempenho”.
“O preço pode ser considerado alto, porém
o que se oferece está acima da média: superou
as expectativas”, destaca um dos donos
Também há proprietários que não estão muito satisfeitos com seus carros. Um deles é Edinilson Ferré, que roda por Araraquara, SP, a bordo de um Fiesta S hatch 1,5 2014: “A pintura é repleta de impurezas e descasca facilmente, apresenta bolhas; os painéis e bancos vieram com rebarbas; o carro veio com desalinhamento da carroceria e a suspensão dianteira bate”.
Leonardo, de Florianópolis, SC, tem um SE hatch 1,6 Powershift 2014 e acrescenta: “A troca de marchas manual é ruim (botão na lateral da manopla), porta-luvas simples sem iluminação, para-sóis sem luz de cortesia, estepe de aro menor, plástico duro no painel”. Segundo Francisco L. Nascimento, de Marília, SP, o Fiesta Titanium sedã 1,6 Powershift 2014 tem “espaço interno bem restrito: tenho 1,78 metro e vou bem na frente, mas atrás de mim já fica um pouco apertado”.
O interior do sedã mantinha os materiais mais refinados e o cinto de três pontos
central; câmbio Powershift e mais potência eram aplicados como ao hatch
Nos modelos mexicanos também há aspectos negativos, como no caso do carro do leitor Elterf, de Alfenas, MG, dono de um SE sedã 1,6 2012: “O tanque de combustível tem livre acesso, a direção elétrica não tem assistência progressiva e as alças do porta-malas atrapalham. A marcha à ré é de difícil engate, faltou o botão de controle de volume do áudio no volante e erraram feio no local do extintor, à frente das pernas do passageiro, o que incomoda bastante. Os avisos sonoros infindáveis e impossíveis de serem configurados irritam. Não possui faróis de neblina”.
Os principais defeitos apresentados referem-se à má qualidade da pintura (reclamação recorrente no Fiesta nacional), ruídos nas suspensões e desalinhamento das portas; há também queixas pela dificuldade de obter certas peças de reposição.
O índice de proprietários muito satisfeitos no Teste do Leitor, considerando sedãs e hatches mexicanos e nacionais, é um dos mais altos já registrados, 82,8%. Embora alguns concorrentes diretos de lançamento recente — como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Peugeot 208 e o atual Citroën C3 — ainda não tenham passado pelo Guia de Compra, o Fiesta deixa para trás modelos como Fiat Punto (70,9%), Honda Fit anterior (61,1%), C3 anterior (56,6%) e VW Fox de 1,6 litro (43,8%). Quanto à rede de concessionárias, a do Fiesta desfruta grande aprovação por 48,6% dos proprietários, menos que os 63,9% do Fit, mas acima dos 42,8% do C3, 29% do Punto e 21,6% do Fox (os índices foram apurados para cada guia, nos últimos três anos, e podem não refletir a situação atual).
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária |
Mercado paralelo |
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Disco de freio (par, com ABS) | R$ 405 | R$ 170 |
Pastilhas de freio dianteiras (par, com ABS) | R$ 240 | R$ 130 |
Amortecedor (jogo de 4) | R$ 800 | R$ 840 |
Pneus Kumho Optimo H426, 195/50 R 16 (cada) | R$ 540 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 220 | R$ 185 |
Para-choque dianteiro (cada) | R$ 860 | R$ 430 |
Farol (cada) | R$ 780 | R$ 230 |
Mão de obra (hora) | ND | – |
Preços médios para Fiesta SE 1,6 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em maio de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio |
Franquia média |
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Alto risco | R$ 9.010 | R$ 2.645 |
Médio risco | R$ 2.780 | R$ 2.410 |
Baixo risco | R$ 1.185 | R$ 2.175 |
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Alto risco | R$ 10.395 | R$ 2.570 |
Médio risco | R$ 2.875 | R$ 2.430 |
Baixo risco | R$ 1.330 | R$ 2.260 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em mai/14; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro |
Com as concessionárias |
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Muito satisfeitos | 82,8% | 48,6% |
Parcialmente satisfeitos | 8,6% | 28,6% |
Insatisfeitos | 8,6% | 20% |
Não utilizam | – | 2,8% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 35 proprietários até mai/143 |
Compare as versões
Versão |
Faixa de preço |
Anos-modelo |
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Fiesta hatch SE 1,6 16V Flex manual | R$ 36.930 a R$ 41.620 | 2011 a 2013 |
Fiesta Sedan SE 1,6 16V Flex manual | R$ 37.040 a R$ 46.915 | 2011 a 2014 |
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Fiesta hatch S 1,5 16V Flex manual | R$ 35.240 a R$ 37.150 | 2013 e 2014 |
Fiesta hatch SE 1,6 16V Flex manual | R$ 39.575 a R$ 41.855 | 2013 e 2014 |
Fiesta hatch SE 1,6 16V Flex Powershift | R$ 42.355 a R$ 46.120 | 2013 e 2014 |
Fiesta Sedan SE 1,6 16V Flex manual | R$ 45.220 | 2014 |
Fiesta Sedan SE 1,6 16V Flex Powershift | R$ 48.445 | 2014 |
Fiesta hatch Titanium 1,6 16V Flex manual | R$ 45.110 a R$ 47.410 | 2013 e 2014 |
Fiesta hatch Titanium 1,6 16V Flex Powershift | R$ 48.215 a R$ 52.510 | 2013 e 2014 |
Fiesta Sedan Titanium 1,6 16V Flex manual | R$ 49.920 | 2014 |
Fiesta Sedan Titanium 1,6 16V Flex Powershift | R$ 54.055 | 2014 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para mai/14 |
Comb. |
Potência |
Torque |
Vel. máx. |
0 a 100 km/h |
Cons. cidade |
Cons. rodovia |
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gas. | 107 cv | 14,8 m.kgf | ND | 12,7 s | 10,8 km/l | 13,7 km/l |
álc. | 111 cv | 15,0 m.kgf | 180 km/h | 12,2 s | 7,8 km/l | 9,6 km/l |
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gas. | 110 cv | 15,8 m.kgf | ND | ND | 11,9 km/l | 12,7 km/l |
álc. | 115 cv | 16,2 m.kgf | 190 km/h | 11,5 s | 8,3 km/l | 8,7 km/l |
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gas. | 110 cv | 15,8 m.kgf | ND | 12,1 s | 11 km/l | 13,9 km/l |
álc. | 115 cv | 16,2 m.kgf | 190 km/h | 11,7 s | 7,5 km/l | 9,3 km/l |
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gas. | 125 cv | 15,4 m.kgf | ND | 12,3 s | 11,4 km/l | 13,9 km/l |
álc. | 130 cv | 16,0 m.kgf | 190 km/h | 12,1 s | 7,9 km/l | 9,9 km/l |
Dados do fabricante; ND = não disponível |