O Fiesta sedã, que não havia sido alterado na traseira na remodelação anterior,
ganhava novas lanternas; os motores estavam menos potentes desde 2010
Douglas Gonçalves roda por Praia Grande, SP, com seu Fiesta Class 1,0 hatch 2011 e também elogia: “É um carro bastante espaçoso, bem confortável, macio e fácil de manobrar. Bom para trafegar na cidade, mas na estrada também passa confiança. É bonito e bem-acabado (para o segmento). Também achei econômico, desde que não seja guiado de forma esportiva”.
Outro proprietário muito satisfeito é Cláudio Penna, de Salvador, BA: “Excelente custo-benefício, acho que não tem igual pelo preço do carro e do seguro. Ótimo para trabalhar. O motor 1.6 é muito esperto e mais econômico que o antigo 1.0. A iluminação do painel se destaca. Ótima dirigibilidade, muito estável em alta velocidade, mesmo na chuva. Se comparar com os rivais, o Fiesta é melhor, embora todos estes ainda sejam caros demais para o que oferecem”. Seu carro é um Class 1,6 hatch 2012.
Representando a carroceria sedã, Lamark dos Reis, de Pradópolis, SP, comenta os atributos de seu Class 1,6 2008: “Avalio o Fiesta em comparação a Prisma, Voyage, Logan e Siena acima de 1,0-litro. Dito isso, sem dúvida, o Fiesta é o melhor custo-benefício. Esta versão é completa, com porta-trecos em todos os cantos, iluminação excelente e acabamento (embora abuse dos plásticos) de bom gosto e sem ruídos irritantes. A manutenção é baratíssima e a dirigibilidade é excelente. Curvas que faço com ele em total segurança, no Siena são um terror, arriscadíssimas. No Fiesta, o ruído é mínimo a 110 km/h, mas no Prisma o câmbio é muito curto. Não é qualquer buraco que assusta com trancos secos. Na média de estrada a 110 km/h, o consumo fica entre 10 e 10,5 km/l, com ar-condicionado ligado. O porta-malas é fantástico e as dobradiças pantográficas aperfeiçoam o espaço. A posição para os ocupantes do banco traseiro, mesmo aquele que vai atrás de mim, que tenho 1,90 metro, é confortável”.
A linha agora compreendia dezenas de nomes para versões e pacotes de
opcionais, como o Pulse com kit Class das fotos; à direita o Fiesta Storm
E quanto aos defeitos do Fiesta? O mesmo Marcos Franke relata alguns problemas: “O revestimento interno, com o tempo, mancha e se desgasta rapidamente. Apesar de andar bem, também consome muito combustível quando comparado com veículos de outras marcas”.
“A manutenção é baratíssima e a dirigibilidade é excelente. Curvas, faço em total segurança, e o porta-malas do sedã é fantástico”, elogia um dos leitores
Eduardo Kohara, dono de um Fiesta 1,6 hatch 2009, vai além: “Os aspectos negativos são o consumo (com ar-condicionado ligado: 5 a 5,5 km/l na cidade e de 8 a 8,5 km/l na estrada; com ar desligado, de 6 a 6,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada); ar-condicionado fraco e alguns equipamentos insatisfatórios, como os vidros elétricos só na frente e que não fecham ao travar as portas. A trava das portas as fecha somente na primeira arrancada com o carro. Quando o carona desce do carro, o motorista segue o restante do trajeto com as portas destravadas se não as travar manualmente. O isolamento de ruídos é muito mal feito: na chuva o habitáculo parece um galpão com teto de metal e na estrada o motor soa forte demais. Os alto-falantes originais são muito fracos e não vencem o ruído do carro na estrada”.
Aldo J. Bachi, de São Paulo, SP, tem um Fiesta Class 1,6 sedã 2012 e também não gostou de algumas características de seu carro: “Motor anêmico! Temos todo torque a altas 4.250 rpm, um tanto quanto estranho. Com isso, você se vê obrigado a ‘esticar’ mais as marchas e o consumo vai lá pra estratosfera! Pelo computador de bordo, meu carro faz 5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, entre 100 e 120 km/h, com ar- condicionado em mais de 50% do trecho (sempre com álcool). No trânsito urbano, prepare um caminhão de paciência com o ar ligado. E o ar-condicionado é muito fraco. Parece mais um ventilador ‘fresco’.”
Computador de bordo e alerta de velocidade estavam entre as novidades internas
Entre os defeitos apresentados, o que mais merece destaque é o sistema de arrefecimento, no qual a válvula termostática pode travar fechada, provocando superaquecimento e possível queima da junta do cabeçote do motor. O rompimento do vaso de expansão não é raro de ocorrer, devido à qualidade do material plástico empregado. Também foram relatados como fonte de problemas a bomba d’água, a chave de luzes de direção, o sensor de rotação do motor e a bobina.
O índice de donos muito satisfeitos do Fiesta no Teste do Leitor, 54,9%, não está bem posicionado na categoria: o Renault Logan obteve 88,7%; o Symbol da mesma marca, 77,8%; o Sandero, 72,1%; o Fiat Siena, 71,3%; o Peugeot 207. entre todas as carrocerias, 59,1%; o Chevrolet Prisma, 58,7%; o Volkswagen Gol (atual geração), 54,5% a 59,3% conforme o motor; e o VW Fox de 1,6 litro, 43,8%. Crítica mesmo é a avaliação da rede de concessionárias Ford: registrou o mesmo grau de satisfação para apenas 21,6% dos donos participantes da pesquisa, ante 51,2% a 55,5% da Renault (conforme o modelo), 45% da Peugeot, 36,7% da Chevrolet, 30,3% da Fiat e de 21,6% a 25,6% da VW. Os percentuais foram obtidos por ocasião de cada Guia de Compra, desde 2011, e podem não refletir a posição atual.
O Fiesta é um carro compacto, mas espaçoso e com boa dirigibilidade, que tem farta opção de unidades no mercado de usados. Mesmo com as bem-vindas melhorias na reestilização de 2007, porém, ainda existem aspectos a se melhorar, sendo um dos mais importantes deles não relacionado ao carro — a rede de concessionárias da marca.
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 345 | R$ 130 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 195 | R$ 35 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 680 | R$ 640 |
Pneus (Pirelli Cinturato P4, 175/65 R 14, cada) | R$ 290 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 155 | R$ 120 |
Para-choque dianteiro | R$ 530 | R$ 180 |
Farol (cada) | R$ 555 | R$ 130 |
Mão de obra (hora) | R$ 150 | – |
Preços médios para Fiesta 1,0 Flex 2011 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em março de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
|
||
Alto risco | R$ 6.350 | R$ 2.150 |
Médio risco | R$ 1.530 | R$ 2.050 |
Baixo risco | R$ 925 | R$ 1.900 |
|
||
Alto risco | R$ 6.630 | R$ 2.190 |
Médio risco | R$ 1.770 | R$ 2.030 |
Baixo risco | R$ 1.025 | R$ 1.880 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em mar/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 54,9% | 21,6% |
Parcialmente satisfeitos | 31,1% | 31,6% |
Insatisfeitos | 14,0% | 21,6% |
Não utilizam | – | 25,2% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 122 proprietários até mar/13 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
Fiesta hatch 1,0 Flex | R$ 18.650 a R$ 25.810 | 2008 a 2013 |
Fiesta hatch 1,6 Flex | R$ 22.130 a R$ 30.105 | 2008 a 2013 |
Fiesta sedã 1,0 Flex | R$ 20.600 a R$ 28.215 | 2008 a 2013 |
Fiesta sedã 1,6 Flex | R$ 22.995 a R$ 33.455 | 2008 a 2013 |
Fiesta hatch Trail 1,0 Flex | R$ 21.850 a R$ 24.265 | 2008 a 2010 |
Fiesta hatch Trail 1,0 Flex | R$ 24.130 a R$ 26.845 | 2008 a 2010 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para mar/13 | ||
Versão | Comb. | Potência | Torque | Vel. máxima | 0-100 km/h | Consumo* |
Motor 1,0 (até 2009) | gas. | 71 cv | 9,1 m.kgf | ND | 13,9 km/l | |
álc. | 73 cv | 9,3 m.kgf | ND | 8,9 km/l | ||
Motor 1,0 (desde 2010) | gas. | 69 cv | 8,9 m.kgf | 146 km/h | 19,8 s | 13,9 km/l |
álc. | 73 cv | 9,3 m.kgf | 146 km/h | 18,6 s | 8,9 km/l | |
Motor 1,6 (até 2009) | gas. | 105 cv | 14,8 m.kgf | 174 km/h | 12,4 s | 14 km/l |
álc. | 111 cv | 15,8 m.kgf | 180 km/h | 11,7 s | 9 km/l | |
Motor 1,6 (desde 2010) | gas. | 101 cv | 14,5 m.kgf | 165 km/h | 12,5 s | 14,2 km/l |
álc. | 107 cv | 15,3 m.kgf | 170 km/h | 12,0 s | 9 km/l | |
Dados do fabricante; ND = não disponível; *médio cidade/rodovia |