Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Ford Fiesta evoluiu, mas ainda não chegou lá

12/04/2013
in Guia de Compra

 
O Fiesta sedã, que não havia sido alterado na traseira na remodelação anterior,
ganhava novas lanternas; os motores estavam menos potentes desde 2010

 

Douglas Gonçalves roda por Praia Grande, SP, com seu Fiesta Class 1,0 hatch 2011 e também elogia: “É um carro bastante espaçoso, bem confortável, macio e fácil de manobrar. Bom para trafegar na cidade, mas na estrada também passa confiança. É bonito e bem-acabado (para o segmento). Também achei econômico, desde que não seja guiado de forma esportiva”.

Outro proprietário muito satisfeito é Cláudio Penna, de Salvador, BA: “Excelente custo-benefício, acho que não tem igual pelo preço do carro e do seguro. Ótimo para trabalhar. O motor 1.6 é muito esperto e mais econômico que o antigo 1.0. A iluminação do painel se destaca. Ótima dirigibilidade, muito estável em alta velocidade, mesmo na chuva. Se comparar com os rivais, o Fiesta é melhor, embora todos estes ainda sejam caros demais para o que oferecem”. Seu carro é um Class 1,6 hatch 2012.

Representando a carroceria sedã, Lamark dos Reis, de Pradópolis, SP, comenta os atributos de seu Class 1,6 2008: “Avalio o Fiesta em comparação a Prisma, Voyage, Logan e Siena acima de 1,0-litro. Dito isso, sem dúvida, o Fiesta é o melhor custo-benefício. Esta versão é completa, com porta-trecos em todos os cantos, iluminação excelente e acabamento (embora abuse dos plásticos) de bom gosto e sem ruídos irritantes. A manutenção é baratíssima e a dirigibilidade é excelente. Curvas que faço com ele em total segurança, no Siena são um terror, arriscadíssimas. No Fiesta, o ruído é mínimo a 110 km/h, mas no Prisma o câmbio é muito curto. Não é qualquer buraco que assusta com trancos secos. Na média de estrada a 110 km/h, o consumo fica entre 10 e 10,5 km/l, com ar-condicionado ligado. O porta-malas é fantástico e as dobradiças pantográficas aperfeiçoam o espaço. A posição para os ocupantes do banco traseiro, mesmo aquele que vai atrás de mim, que tenho 1,90 metro, é confortável”.

 

 
A linha agora compreendia dezenas de nomes para versões e pacotes de
opcionais, como o Pulse com kit Class das fotos; à direita o Fiesta Storm

 

E quanto aos defeitos do Fiesta? O mesmo Marcos Franke relata alguns problemas: “O revestimento interno, com o tempo, mancha e se desgasta rapidamente. Apesar de andar bem, também consome muito combustível quando comparado com veículos de outras marcas”.

 

“A manutenção é baratíssima e a dirigibilidade é excelente. Curvas, faço em total segurança, e o porta-malas do sedã é fantástico”, elogia um dos leitores

 

Eduardo Kohara, dono de um Fiesta 1,6 hatch 2009, vai além: “Os aspectos negativos são o consumo (com ar-condicionado ligado: 5 a 5,5 km/l na cidade e de 8 a 8,5 km/l na estrada; com ar desligado, de 6 a 6,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada); ar-condicionado fraco e alguns equipamentos insatisfatórios, como os vidros elétricos só na frente e que não fecham ao travar as portas. A trava das portas as fecha somente na primeira arrancada com o carro. Quando o carona desce do carro, o motorista segue o restante do trajeto com as portas destravadas se não as travar manualmente. O isolamento de ruídos é muito mal feito: na chuva o habitáculo parece um galpão com teto de metal e na estrada o motor soa forte demais. Os alto-falantes originais são muito fracos e não vencem o ruído do carro na estrada”.

Aldo J. Bachi, de São Paulo, SP, tem um Fiesta Class 1,6 sedã 2012 e também não gostou de algumas características de seu carro: “Motor anêmico! Temos todo torque a altas 4.250 rpm, um tanto quanto estranho. Com isso, você se vê obrigado a ‘esticar’ mais as marchas e o consumo vai lá pra estratosfera! Pelo computador de bordo, meu carro faz 5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, entre 100 e 120 km/h, com ar- condicionado em mais de 50% do trecho (sempre com álcool). No trânsito urbano, prepare um caminhão de paciência com o ar ligado. E o ar-condicionado é muito fraco. Parece mais um ventilador ‘fresco’.”

 

 
Computador de bordo e alerta de velocidade estavam entre as novidades internas

 

Entre os defeitos apresentados, o que mais merece destaque é o sistema de arrefecimento, no qual a válvula termostática pode travar fechada, provocando superaquecimento e possível queima da junta do cabeçote do motor. O rompimento do vaso de expansão não é raro de ocorrer, devido à qualidade do material plástico empregado. Também foram relatados como fonte de problemas a bomba d’água, a chave de luzes de direção, o sensor de rotação do motor e a bobina.

 

 

O índice de donos muito satisfeitos do Fiesta no Teste do Leitor, 54,9%, não está bem posicionado na categoria: o Renault Logan obteve 88,7%; o Symbol da mesma marca, 77,8%; o Sandero, 72,1%; o Fiat Siena, 71,3%; o Peugeot 207. entre todas as carrocerias, 59,1%; o Chevrolet Prisma, 58,7%; o Volkswagen Gol (atual geração), 54,5% a 59,3% conforme o motor; e o VW Fox de 1,6 litro, 43,8%. Crítica mesmo é a avaliação da rede de concessionárias Ford: registrou o mesmo grau de satisfação para apenas 21,6% dos donos participantes da pesquisa, ante 51,2% a 55,5% da Renault (conforme o modelo), 45% da Peugeot, 36,7% da Chevrolet, 30,3% da Fiat e de 21,6% a 25,6% da VW. Os percentuais foram obtidos por ocasião de cada Guia de Compra, desde 2011, e podem não refletir a posição atual.

O Fiesta é um carro compacto, mas espaçoso e com boa dirigibilidade, que tem farta opção de unidades no mercado de usados. Mesmo com as bem-vindas melhorias na reestilização de 2007, porém, ainda existem aspectos a se melhorar, sendo um dos mais importantes deles não relacionado ao carro — a rede de concessionárias da marca.

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Disco de freio (par) R$ 345 R$ 130
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 195 R$ 35
Amortecedores (jogo de 4) R$ 680 R$ 640
Pneus (Pirelli Cinturato P4, 175/65 R 14, cada) R$ 290
Para-lama dianteiro (cada) R$ 155 R$ 120
Para-choque dianteiro R$ 530 R$ 180
Farol (cada) R$ 555 R$ 130
Mão de obra (hora) R$ 150 –
Preços médios para Fiesta 1,0 Flex 2011 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em março de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • Fiesta 1,0 hatch Flex 2011
Alto risco R$ 6.350 R$ 2.150
Médio risco R$ 1.530 R$ 2.050
Baixo risco R$ 925 R$ 1.900
  • Fiesta 1,6 sedã Flex 2011
Alto risco R$ 6.630 R$ 2.190
Médio risco R$ 1.770 R$ 2.030
Baixo risco R$ 1.025 R$ 1.880
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em mar/13; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeitos 54,9% 21,6%
Parcialmente satisfeitos 31,1% 31,6%
Insatisfeitos 14,0% 21,6%
Não utilizam – 25,2%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 122 proprietários até mar/13

 

Compare as versões

Versão Faixa de preço Anos-modelo disponíveis
Fiesta hatch 1,0 Flex R$ 18.650 a R$ 25.810 2008 a 2013
Fiesta hatch 1,6 Flex R$ 22.130 a R$ 30.105 2008 a 2013
Fiesta sedã 1,0 Flex R$ 20.600 a R$ 28.215 2008 a 2013
Fiesta sedã 1,6 Flex R$ 22.995 a R$ 33.455 2008 a 2013
Fiesta hatch Trail 1,0 Flex R$ 21.850 a R$ 24.265 2008 a 2010
Fiesta hatch Trail 1,0 Flex R$ 24.130 a R$ 26.845 2008 a 2010
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para mar/13
Versão Comb. Potência Torque Vel. máxima 0-100 km/h Consumo*
Motor 1,0 (até 2009) gas. 71 cv 9,1 m.kgf ND 13,9 km/l
álc. 73 cv 9,3 m.kgf ND 8,9 km/l
Motor 1,0 (desde 2010) gas. 69 cv 8,9 m.kgf 146 km/h 19,8 s 13,9 km/l
álc. 73 cv 9,3 m.kgf 146 km/h 18,6 s 8,9 km/l
Motor 1,6 (até 2009) gas. 105 cv 14,8 m.kgf 174 km/h 12,4 s 14 km/l
álc. 111 cv 15,8 m.kgf 180 km/h 11,7 s 9 km/l
Motor 1,6 (desde 2010) gas. 101 cv 14,5 m.kgf 165 km/h 12,5 s 14,2 km/l
álc. 107 cv 15,3 m.kgf 170 km/h 12,0 s 9 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; *médio cidade/rodovia

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoFiestaFiesta ClassFiesta TrailFordguia de compraZetec Rocam

Related Posts

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

12/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025
Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões

25/03/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp