Com alto desempenho e poucos defeitos, sedã obtém alto índice de satisfação, salvo para as concessionárias
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Desde 2011, a Volkswagen concentra no Jetta seu esforço no mercado de sedãs médios, no qual ele enfrenta Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, entre outros. Vale a pena comprar um? Quais seus pontos altos, seus defeitos e o índice de satisfação de seus donos? O Best Cars traz as respostas neste Guia de Compra.
O Jetta de sexta geração chegou ao Brasil em 2011, trazido do México, a fim de substituir tanto o Jetta anterior quanto o Bora, modelos derivados de diferentes fases do Golf. Oferecia duas versões parecidas no visual, mas bem diferentes na mecânica. A Comfortline usava o antigo motor aspirado e flexível de 2,0 litros e oito válvulas, com potência de 116 cv e torque de 17,7 m.kgf (gasolina) ou 120 cv e 18,4 m.kgf (álcool), e transmissão manual ou automática, esta de seis marchas. A suspensão traseira era simples, por eixo de torção. O conteúdo de série incluía bolsas infláveis laterais dianteiras e fixações Isofix, mas havia grande número de opcionais, como bancos de couro sintético, rodas de 17 pol e teto solar.
No lançamento, em 2011, ambos os motores eram de 2,0 litros (um aspirado, outro turbo), mas diferentes em potência, suspensão traseira e transmissão
No Jetta Highline TSI o motor de 2,0 litros era outro, com 16 válvulas, turbo, injeção direta, 211 cv e 28,5 m.kgf, apenas a gasolina. Vinha com caixa DSG de dupla embreagem e seis marchas, suspensão traseira independente multibraço e mais equipamentos, que incluíam controle eletrônico de estabilidade e cortinas infláveis. A capacidade de bagagem de 510 litros era um ponto positivo.
O Jetta 2015 recebia mudanças na frente, na traseira, no painel e no volante. Agora havia a versão mais simples Trendline, com o motor aspirado, enquanto a Comfortline ganhava mais itens de série. Pouco depois, esta última versão passava a ser feita no Brasil para complementar a importação. O motor aspirado dava lugar em 2016 ao turbo de 1,4 litro a gasolina, com 150 cv e 25,5 m.kgf. O Trendline oferecia caixas manual e automática, e o Comfortline, só a automática de seis marchas. Sistema de áudio com integração a telefone, em três opções, era outra novidade. A suspensão traseira multibraço vinha em toda a linha. Um novo Jetta foi mostrado no Salão de Detroit de 2018 e não deve demorar a chegar ao Brasil.
Desempenho faz unanimidade
O aspecto mais elogiado pelos donos de Jetta é o desempenho do motor, citado por 78% dos que participaram da pesquisa Teste do Leitor do Best Cars. O elogio é unânime entre os que têm a versão turbo de 2,0 litros e comum entre donos do 1,4, mas também aparece vez ou outra para o motor aspirado de 2,0 litros. Os destaques seguintes são para espaço interno (52%), porta-malas (48%) e a transmissão DSG (43%), que equipa apenas o 2,0-litros turbo.
Frente, traseira e painel eram modificados em 2015; o Comfortline (em azul) ganhava produção nacional e, no ano seguinte, motor 1,4 turbo
Consumo de combustível é ponto positivo para 39% dos donos, sendo mais citado nas duas versões turbo. Estabilidade vem em empate. Depois aparecem posição de dirigir (30%), equipamentos (26%), estilo e freios (22% cada), qualidade de montagem (17%) e robustez (13%).
No Jetta, 83% dos donos disseram-se muito satisfeitos, resultado melhor que os obtidos nos guias de Corolla, Focus e Sentra e pouco abaixo do Golf
Para Gustavo Raja, de Campinas, SP, que tem um Jetta Highline 2,0 TSI 2014, “o motor é espetacular, força em baixa e em alta. O câmbio é uma obra de arte. Na posição ‘S’ o carro muda completamente. O consumo me surpreendeu: 15 km/l nos limites das rodovias. Muitos mimos e itens inteligentes, coisa que os carros alemães costumam ter. Sua construção é excelente por dentro e por fora”. Marco Nagai, de São Paulo, SP, dono de um Comfortline 1,4 TSI 2016, destaca a economia: “O consumo médio no trecho misto é de 15 km/l. O design é sóbrio e o espaço para passageiros e bagagens é excelente”.
Qual o item mais criticado no Jetta? Acabamento leva o título com 35% de citações, seguido pelo conforto da suspensão (22%). Pontos negativos que dependem da versão aparecem na sequência: desempenho do aspirado (17%), consumo desse motor e do TSI 2,0-litros (13%) e o retardo de resposta do motor 1,4 turbo ou de seu acelerador (9%). Vale citar ainda as alças da tampa do porta-malas, que consomem espaço, e o baixo perfil dos pneus de 17 pol (9% cada).
Mais simples, a versão Trendline esteve disponível com motor 2,0 aspirado ou 1,4 turbo
Renato Caveari Pimenta, de Miracema, RJ, tem um Comfortline 2,0 2014 e enumera: “Acabamento das portas deveria ser mais caprichado. O motor é um pouco fraco. As hastes do porta-malas ocupam um espaço precioso e tendem a amassar objetos. O perfil dos pneus é muito baixo”. Marco Nagai, citado acima, observa sobre seu Comfortline 1,4 turbo: “Em saída, há certa ‘demora’ para o conjunto responder. A 1.500 rpm ocorre uma aceleração abrupta, que se estabiliza ao subir as marchas”.
Quando perguntamos sobre defeitos do sedã da Volkswagen, a resposta mais frequente é: ruídos. Foram 22% de menções a barulhos internos e outro tanto para ruídos na suspensão ou na caixa de direção. Outros problemas foram raros, como em controle elétrico de vidros ou retrovisores e mau contato em lâmpadas de lanternas traseiras (9% cada). Genil Bacheti, de São Mateus, ES, reclama do Trendline 1,4 TSI 2016: “Péssimos materiais no interior. É um Voyajão. Muitos ruídos internos, praticamente uma escola de samba”.
Tudo considerado, o Jetta alcançou um ótimo índice de satisfação: 83% dos donos disseram-se muito satisfeitos, resultado melhor que os obtidos nos guias de Corolla (73%), Ford Focus (69% entre hatch e sedã) e Nissan Sentra (62%) e pouco abaixo do Golf (84%). Por outro lado, a assistência técnica tem deixado a desejar: apenas 26% dos donos estão muito satisfeitos com as concessionárias e a maior parte (57%) aponta satisfação parcial. Entre os modelos médios citados, Corolla (59%), Sentra (48%) e a própria VW com o Golf (44%) ficaram em melhor situação, enquanto o Focus (27%) está no mesmo patamar (os índices, obtidos para cada Guia de Compra, podem estar desatualizados).
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 83% |
Parcialmente satisfeitos | 9% |
Insatisfeitos | 8% |
Pesquisa com 23 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 26% |
Parcialmente satisfeitos | 57% |
Insatisfeitos | 17% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 23 donos |
Teste do Leitor
Ficha técnica
Comfortline 2,0 (2015) | Comfortline TSI 1,4 (2018) | Highline TSI 2,0 (2018) | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Cilindrada | 1.984 cm³ | 1.395 cm³ | 1.984 cm³ |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbo, resfriador de ar | |
Potência máxima | 116/120 cv a 5.000 rpm* | 150 cv a 5.000 rpm | 211 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo | 17,7/18,4 m.kgf a 4.000 rpm | 25,5 m.kgf a 1.500 rpm | 28,5 m.kgf a 2.000 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática / 6 | automática / 6 | automatizada de dupla embreagem / 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 6,5 x 16 pol | 7 x 17 pol |
Pneus | 205/55 R 16 | 205/55 R 16 | 225/45 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,659 m | 4,659 m | 4,659 m |
Largura | 1,778 m | 1,778 m | 1,778 m |
Altura | 1,473 m | 1,473 m | 1,473 m |
Entre-eixos | 2,651 m | 2,651 m | 2,651 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 55 l | 55 l | 55 l |
Compart. de bagagem | 510 l | 510 l | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.305 kg | 1.298 kg | 1.376 kg |
Desempenho e consumo | |||
Velocidade máxima | 197/200 km/h* | 203 km/h | 241 km/h |
Acel. de 0 a 100 km/h | 11,3/10,6 s* | 8,6 s | 7,2 s |
Consumo em cidade | 8,8/6,1 km/l* | 10,4 km/l | 9,4 km/l |
Consumo em rodovia | 10,8/7,8 km/l* | 13,8 km/l | 12,5 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; *gasolina/álcool; rodas e pneus de 17 pol também aplicáveis às versões Comfortline |