A Ford faz o lançamento oficial à imprensa do Focus de terceira geração, produzido na Argentina para atender também ao mercado brasileiro. Revelados motores, versões e equipamentos pelo Best Cars no dia 18, ficou a expectativa pelos preços, agora revelados. O modelo hatch oferece duas opções de motores: Sigma de 1,6 litro nas versões S e SE, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado PowerShift de dupla embreagem e seis marchas, e Duratec Direct de 2,0 litros com câmbio PowerShift (não existe opção pelo manual) nas versões SE e Titanium. Já o sedã vem sempre com a unidade de 2,0 litros e o PowerShift. Confira os preços e conteúdos:
• Hatch S 1,6 manual (R$ 61 mil): bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica e reforço de assistência em emergências, cintos de três pontos nos cinco lugares, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores com luzes de direção, ar-condicionado com extensão para o banco traseiro, direção assistida, rodas de alumínio de 16 pol, computador de bordo, sistema Sync de áudio com MP3, interface Bluetooth e comandos por voz, ajustes de altura e distância do volante, comando elétrico do porta-malas, banco traseiro bipartido, alarme antifurto.
• Hatch S 1,6 PowerShift (R$ 67 mil): acrescenta controle eletrônico de estabilidade.
• Hatch SE 1,6 manual (R$ 64 mil): igual ao S, mais bolsas infláveis laterais, abertura e fechamento de vidros a distância, faróis de neblina, sensores de estacionamento na traseira, bancos revestidos em couro, detalhes internos em cor prata, controlador e limitador de velocidade, tela maior no Sync, ajuste de apoio lombar do banco do motorista e iluminação nos para-sóis.
• Hatch SE 1,6 PowerShift (R$ 70 mil): igual ao manual, mais controle de estabilidade.
• Hatch SE 2,0 PowerShift (R$ 73 mil): igual ao SE 1,6 PowerShift.
• Pacote SE Plus (R$ 3 mil): bolsas infláveis do tipo cortina, chave com sensor de presença para acesso e partida, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor fotocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático de duas zonas.
• Hatch Titanium 2,0 PowerShift (R$ 80 mil): igual ao SE 1,6 PowerShift com pacote Plus, mais Sync com tela de 8 polegadas e navegador, rodas exclusivas, tela configurável no painel, sistema de áudio superior, câmera traseira para manobras, apoio de braço traseiro e luzes de cortesia com leds.
• Pacote Titanium Plus (R$ 8 mil): faróis de xenônio, luzes diurnas de leds, faróis auxiliares em curvas, teto solar com controle elétrico, assistente de estacionamento e banco do motorista com ajuste elétrico.
• Sedã S 2,0 PowerShift (R$ 70 mil): mesmo conteúdo do hatch.
• Sedã SE 2,0 PowerShift (R$ 75 mil): mesmo conteúdo do hatch. Também oferece o pacote SE Plus de opcionais.
• Sedã Titanium 2,0 PowerShift (R$ 82 mil): mesmo conteúdo do hatch. Também oferece o pacote Titanium Plus de opcionais.
O motor 1,6 é o Sigma TiVCT já usado no Fiesta, em que a sigla indica a variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, e traz o sistema de partida a frio Easy Start via preaquecimento de álcool, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina. Contudo, no Focus ele obtém potência adicional: 131 cv com gasolina e 135 cv com álcool, com torque de 16,2 e 16,7 m.kgf, na ordem.
A unidade de 2,0 litros é uma evolução do Duratec com a primazia mundial da injeção direta para um flexível gasolina/álcool. Também com variação de válvulas, ele desenvolve 175 cv/21,4 m.kgf com gasolina e 178 cv/22,1 m.kgf com álcool. Não foi preciso recorrer ao Easy Start nesse motor, pois a pressão inicial da injeção direta é suficiente para vaporizar o álcool até a -10° C. Todas as versões de 2,0 litros usam pneus 215/50 R 17, ante 205/55 R 16 das equipadas com o outro motor. Outra novidade técnica é a direção com assistência elétrica (antes era eletro-hidráulica), necessária para oferecer o sistema auxiliar de estacionamento. A suspensão traseira permanece multibraço e os freios posteriores são a disco no SE e no Titanium (no S são a tambor, mesmo no sedã).
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Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação