A Renault apresenta no Brasil o modelo 2014 do Logan com a mesma ampla reformulação aplicada há um ano no modelo europeu. Além da evolução em termos de estilo, o sedã compacto traz painel redesenhado e itens inéditos no interior, como ar-condicionado automático, controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento, indicador de trocas de marchas, banco traseiro rebatível e bipartido e comandos internos das tampas do porta-malas e da tampa do tanque do combustível.
Estão disponíveis na fase de lançamento apenas os motores Hi-Power de 1,0 litro e 16 válvulas e de 1,6 litro e oito válvulas, os mesmos da versão anterior, mas com mudanças no primeiro como taxa de compressão mais alta. O 1,0-litro fornece potência de 77/80 cv e torque de 10,2/10,5 m.kgf, e o 1,6-litro, 98/106 cv e 14,5/15,5 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. Por enquanto ficam de fora o 1,6 de 16 válvulas e a opção de câmbio automático. As alterações técnicas incluem bitolas maiores e direção com assistência variável.
A versão básica, a Authentique 1,0 16V, custa R$ 29 mil e vem de série com bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), rodas de 15 pol, retrovisores com regulagem interna, para-sol com espelho de cortesia e aberturas internas do porta-malas e tanque. São opcionais direção assistida e ar-condicionado.
O Logan Expression 1,0 16V (R$ 34 mil) e o 1,6 (R$ 39.440) acrescentam ar-condicionado (apenas 1,6), direção assistida, rádio/CD/MP3 com USB e interface Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme, computador de bordo, banco traseiro rebatível, ar quente e desembaçador traseiro. O 1,0 pode receber ar-condicionado e ambos oferecem à parte navegador no painel com tela de 7 pol e sensores de estacionamento.
No Dynamique (R$ 42.100), que vem sempre com motor 1,6, constam os equipamentos da versão Expression mais rodas de alumínio, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, controlador e limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 60:40 e volante revestido em couro. São opcionais navegador, indicador de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensores de estacionamento; há ainda o pacote Sport com anexos aerodinâmicos. A garantia é sempre de três anos ou 100 mil quilômetros.
Leia a avaliação do Logan 2014 |