A Peugeot apresenta a versão brasileira do hatch pequeno 208, lançado no fim de 2011 na Europa. Produzido em Porto Real, RJ, ele chega dia 13 de abril ao mercado em três versões, todas com cinco portas e três anos de garantia: Active, ao preço de R$ 40 mil; Allure, a R$ 46 mil; Griffe com câmbio manual, por R$ 50.690; e Griffe com câmbio automático de quatro marchas, a R$ 54.690. Apenas a Griffe tem motor de 1,6 litro e 16 válvulas, ficando as demais com o de 1,45 litro e oito válvulas, ambos flexíveis.
Ao lado do desenho moderno, o 208 traz novidades internas como o painel de instrumentos elevado, que permite a leitura das informações por cima do volante de pequeno diâmetro, e uma tela central multimídia sensível ao toque de 7 pol para funções de áudio, navegação, conexão Bluetooth para celular e configurações do carro. O porta-malas tem capacidade de 285 litros.
O conteúdo de série do 208 Active inclui bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos, cintos de três pontos para todos os ocupantes, luz traseira de neblina, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, controle elétrico dos vidros dianteiros e travas, computador de bordo, comando de travas a distância e volante regulável em altura e distância. A versão Allure acrescenta faróis de neblina, rodas de alumínio (mantendo a medida de 15 pol), a central multimídia (incluindo navegador), controle elétrico dos retrovisores e teto panorâmico.
No 208 Griffe, além do motor mais potente e dos itens do Allure, vêm de série faróis elipsoidais, luzes diurnas com leds na frente, rodas de alumínio de 16 pol, teto panorâmico, ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento na traseira, controlador e limitador de velocidade, alarme com ultrassom e banco traseiro bipartido.
Os motores são os mesmos do novo Citroën C3. O de 1,45 litro fornece potência de 89/93 cv e torque de 13,5/14,2 m.kgf, e o de 1,6 litro, 115/122 cv e 15,5/16,4 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. O 1,6 traz o sistema Flex Start de partida a frio por aquecimento do álcool, que dispensa tanque auxiliar de gasolina. O câmbio automático permite a troca manual de marchas pela própria alavanca ou pelos comandos na coluna de direção.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação