Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

VW Passat deixa o Brasil após 26 anos: veja histórico

11/08/2020
in Notícias

 

Depois do Ford Fusion, mais um sedã médio-grande deixa o mercado brasileiro: o Volkswagen Passat, que não está mais sendo importado — segundo confirmou a marca alemã — pela desvalorização do real frente ao euro. O modelo chegou ao Brasil por importação oficial em 1994, na terceira geração alemã reestilizada (código B4), embora algumas unidades do anterior B3 tenham vindo por empresa independentes. Ele passou por três grandes reformulações até chegar ao modelo que estava à venda por aqui desde 2016.

Confira um breve histórico da carreira do Passat importado no Brasil:

 

• 1994 – Lançamento do sedã e da perua Variant (acima) com motores de 2,0 litros (114 cv) e 2,8 litros (VR6 de 174 cv), com opção de transmissão automática de quatro marchas. O motor vinha em posição transversal, adotada em 1988. Com a estreia da quarta geração B5 na Europa e a alta do Imposto de Importação, o carro passou algum tempo sem vir.

 


Auto Livraria

 

• 1998 – Chegada da geração B5 (acima), de linhas mais arredondadas e ótima aerodinâmica (Cx 0,27), agora com motor longitudinal e plataforma compartilhada com os Audis A4 e A6. A suspensão dianteira passava de McPherson para um arranjo de braços sobrepostos, chamado de Five-Link, e a caixa automática era de cinco marchas com modo manual (Tiptronic). Oferecia motores de 1,8 litro com cinco válvulas por cilindro, com turbo (150 cv) ou sem (125 cv), e V6 de 2,8 litros e 193 cv, não mais o VR6 de ângulo estreito. Leia comparativo ao Alfa Romeo 156 e avaliação da Variant V6.

 

• 2001 – O Passat era reestilizado (acima) com ar mais sofisticado e faróis elipsoidais. Leia comparativo do sedã ao Citroën C5.

 

 

• 2003 – Importação da versão blindada Protect, o único Passat com tração integral permanente (baseada no diferencial central Torsen, como nos Audis) vendido no Brasil. Nesse caso a suspensão traseira era independente em vez do eixo de torção. Usava motor V6.

 

• 2006 – Estreia do Passat de quinta geração (B6, acima), com plataforma derivada da do Golf e retorno ao motor transversal. A suspensão dianteira voltava ao sistema McPherson, mas a traseira evoluía para o conceito independente multibraço e o porta-malas estava bem maior. Sedã e Variant ofereciam motores turbo e aspirado de 2,0 litros com injeção direta (200 e 150 cv, na ordem) e V6 de 3,2 litros e 250 cv, associado à nova transmissão DSG de dupla embreagem e seis marchas e tração integral. Leia comparativo do Passat ao Citroën C5 e avaliação da Variant V6.

 

• 2009 – Chegava o Passat CC (acima), um sedã de perfil mais esportivo, com motor V6 de 3,6 litros e 300 cv, caixa DSG e tração integral de série.

 

• 2011 – Passat e Variant eram restilizados (código B7, acima) e ganhavam novos itens de segurança. A caixa DSG chegava ao motor de 2,0 litros; o V6 e a tração integral deixavam o catálogo. Leia comparativo com Citroën DS5, Ford Fusion, Hyundai Azera e Peugeot 508. Oferta do pacote esportivo R-Line para o CC.

 

 

• 2013 – Agora chamado apenas de CC, o modelo de perfil esportivo passava por uma remodelação. Leia comparativo ao BMW 328i.

 

• 2016 – Importação do Passat B8 (acima), a sexta geração alemã, baseado na plataforma Matriz Modular Transversal (MQB). Entre as novidades estavam faróis de leds com ajuste dinâmico para evitar ofuscamento, quadro de instrumentos digital e programável, ar-condicionado automático de três zonas, central de áudio Discover Pro com tela de 8 pol, controlador da distância ao tráfego à frente e assistente de estacionamento. O motor turbo de 2,0 litros passava a 220 cv, mantendo a caixa DSG. Não havia mais a Variant. Leia comparativo com Ford Fusion e Honda Accord.

• 2018 – Últimas evoluções do Passat no Brasil: central com tela de 9,2 pol e controle por gestos e mais equipamentos de série em versão única Highline.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: notíciasPassatPassat CCPassat HighlinePassat TSIPassat V6Passat VariantVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp