Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Honda Civic: 45 anos de carreira em alto desempenho

08/09/2017
in Carros do Passado, Honda

O Civic 2013 nacional tinha detalhes de estilo diversos do norte-americano; nos anos seguintes vinham motor de 2,0 litros, nova grade e rodas 17 (foto maior)

 

No nono Civic, motor de 2,0 litros

A nona geração, a quarta brasileira, do Civic estreava em janeiro de 2012. Redesenhado, ele ganhava maior conteúdo nas versões LXS, LXL e EXS, enquanto a Si saía de cena. Com dimensões próximas às do anterior, o sedã trazia desenho mais tradicional e detalhes externos exclusivos para o Brasil. No interior as novidades incluíam tela no painel para computador de bordo, informações e imagens da câmera traseira de manobras, de série em toda a linha; ar-condicionado automático em todos, teto solar e navegador integrado ao painel (em tela tátil) no EXS, que vinha ainda com bolsas infláveis laterais.

 

 

O motor de 1,8 litro passava por mudanças, mas mantinha os 140 cv com álcool e subia para 139 cv (mais 1 cv) com gasolina. Só que a linha não ficou muito tempo assim: em fevereiro de 2013 vinham o motor de 2,0 litros (versões LXR e EXR), caixa manual de seis marchas (no LXS) e sistema de preaquecimento de álcool Flex One, que dispensava o tanque auxiliar de partida a frio. A precoce linha 2014 passava, assim, a dispor de até 150/155 cv e 19,3/19,5 m.kgf para fazer frente ao Corolla de 2,0 litros e outros renovados rivais.

Para os adeptos de esportivos, a boa notícia era o retorno do Si na linha 2015. Não mais o quatro-portas nacional, mas um cupê importado do Canadá com desenho diferenciado, motor de 2,4 litros (206 cv e 23,9 m.kgf) e conteúdos como rodas de 18 pol, teto solar com controle elétrico, mostrador da potência em uso no painel e sistema de áudio com tela de 7 pol e alto-falante de subgraves. O revestimento dos bancos usava tecido nas cores preta e vermelha. Apenas caixa manual de seis marchas estava disponível e havia, como antes, diferencial autobloqueante.

 

O Si estava de volta em 2014 como cupê importado, com motor de 2,4 litros e 206 cv, bancos com vermelho e rodas de 18 pol, mas durou pouco

 

No sedã brasileiro, os modelos 2015 ganhavam leves atualizações visuais (grade, faróis de neblina), rodas de 17 pol no LXR e no EXR, controle de estabilidade no LXR e sistema Flex One no LXS. O topo de linha vinha também com áudio com tela escamoteável, conexão Wi-Fi para acesso à internet, entrada HDMI e câmera traseira com três modos de visão, além de cortinas infláveis.

 

O desenho do décimo Civic estava arrojado, com destaque ao perfil da traseira, e a versão Touring estreava motor turbo de 1,5 litro com injeção direta e 173 cv

 

Geração 10: turbo e visual esportivo

Com a décima geração, em julho de 2016, o Civic brasileiro retomava a esportividade no estilo e na atitude. O desenho estava arrojado, com destaque ao perfil da traseira e às lanternas que formavam um duplo “C” como no nome do carro. As versões agora eram Sport, EX, EXL e Touring. As três primeiras usavam motor aspirado de 2,0 litros e 150/155 cv, com caixa manual de seis marchas (apenas Sport) ou CVT. A Touring estreava o motor turbo de 1,5 litro com injeção direta, 173 cv e 22,4 m.kgf, também com CVT.

Recursos internos atraentes eram instrumentos com tela de TFT, tela central de 7 pol para sistemas de áudio e navegação (com conexão ao telefone por Android Auto e Apple Car Play), freio de estacionamento com comando elétrico e, na versão de topo, imagens de uma câmera sob o retrovisor direito com as faixas ao lado. O porta-malas passava de 449 para 525 litros. A suspensão era revista e havia vetorização de torque em toda a linha.

 

O Touring era a estrela da geração 10 no Brasil, com o novo motor turbo de 1,5 litro e 173 cv; toda a linha usava caixa automática de variação contínua

 

O EXL recuperou seu brilho no comparativo do Best Cars com Focus Fastback Titanium Plus, Nissan Sentra SL, Corolla Altis e Jetta Comfortline TSI: ” O novo Civic mostra grande avanço sobre o anterior em conforto de rodagem e ficou ainda melhor em comportamento em curvas. O Honda vence todos em estilo e direção, sem ficar isolado em último em qualquer item. Tudo considerado, o novo Civic termina seu grande desafio empatado com o melhor carro do comparativo anterior, o Focus, o que constitui grande conquista”.

 

 

O Touring, por sua vez, cativou-nos pelo novo motor: “Seus resultados impressionaram, com 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. As acelerações ficam próximas às do Jetta de 2,0 litros e 38 cv a mais, com consumo muito menor. Firme e bem controlada, a suspensão garante estabilidade das melhores da classe: o Touring pode ser ‘atirado’ nas curvas com reações quase neutras. O rodar está confortável em boa medida e a absorção de irregularidades chegou ao patamar de excelência”.

“Sem dúvidas, um daqueles carros em que deixar o volante ao chegar ao destino é a parte mais chata da viagem”, concluímos sobre o melhor Civic já feito no Brasil. Uma versão que, embora discreta em relação às esportivas fabricadas em outros países, simboliza muito do que esse Honda representa desde sua criação, 45 anos e mais de 20 milhões de unidades atrás: um carro bem projetado e construído, com frequente uso de soluções criativas de engenharia, apto a conquistar admiradores nos quatro cantos do mundo e a mantê-los por longo tempo.

Mais Carros do Passado

 

Ficha técnica

Civic Si (1985) Civic VTi (1992) Civic Type R (2001) Civic Type R (2017)
Motor
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv./cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 75 x 90 mm 81 x 77,4 mm 86 x 86 mm 86 x 85,9 mm
Cilindrada 1.590 cm³ 1.595 cm³ 1.998 cm³ 1.996 cm³
Taxa de compressão 9,3:1 10,2:1 11,5:1 9,8:1
Potência máxima 135 cv a 6.500 rpm 160 cv a 7.600 rpm 200 cv a 7.400 rpm 320 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 15,5 m.kgf a 5.000 rpm 15,3 m.kgf a 7.000 rpm 20,0 m.kgf a 5.900 rpm 40,8 m.kgf a 2.500 rpm
Alimentação injeção multiponto inj. direta, turbo, resfriador de ar
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Suspensão
Dianteira ind. McPherson ind., braços sobrepostos independente, McPherson
Traseira eixo de torção ind., braços sobrepostos ind., multibraço
Rodas
Pneus 185/60 R 14 195/55 R 15 205/45 R 17 245/30 R 20
Dimensões
Comprimento 3,81 m 4,08 m 4,14 m 4,56 m
Entre-eixos 2,45 m 2,57 m 2,57 m 2,70 m
Peso 890 kg 1.083 kg 1.190 kg 1.420 kg
Desempenho
Velocidade máxima ND 215 km/h 235 km/h 272 km/h
0 a 100 km/h ND 7,3 s 6,8 s 5,7 s
ND = não disponível

 

Page 7 of 7
Prev1...67
Tags: Carros do PassadoCivicCivic EXCivic EXLCivic EXRCivic SiCivic TourerCivic Type-RHonda

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp