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Home Informe-se Carros do Passado

Jaguar XJ, símbolo de elegância desde os anos 60

04/05/2016
in Carros do Passado, Jaguar e Daimler

No XJR 1999 o V8 chegava a 375 cv; embaixo, a série pelos 100 anos do fundador

 

Já o conforto do Vanden Plas foi seu destaque em comparativo da Car and Driver com Audi A8, BMW 740iL, Lexus LS 400 e Mercedes S430: “Curvas sexy, femininas do lado de fora; opulência do velho mundo do lado de dentro; rodar silencioso. O V8 faz um rosnar emocionante enquanto empurra o sedã de 0 a 96 km/h em 7,1 segundos. As conveniências no banco traseiro sugerem a ocupação pelo proprietário ali, com a direção entregue a alguém contratado para isso”. Ficaram críticas à posição de dirigir, aos controles do painel baixos e à flexibilidade da estrutura.

Motores mais potentes vinham em 1999: passavam a 240 cv no 3,2-litros e 290 cv no 4,0 básico, enquanto o XJR alcançava 375 cv e 53,5 m.kgf. Um prazer para explorar ao som do escapamento ou do sistema de áudio Harman/Kardon. Pneus de perfil baixo 255/40 R 18 faziam parte do conjunto. A versão ganhava em 2011 a série limitada 100, em alusão ao centenário do nascimento de Sir Lyons, em cor grafite com rodas BBS e freios Brembo.

 

A geração X350 vinha maior e mais leve; o XJR (foto) de 4,2 litros oferecia 405 cv

 

No comparativo com o Mercedes E55 AMG, a Road & Track elogiou seu refinamento: “De sua forma elegante a seu confortável interior acabado em couro e madeira, o XJR esbanja classe e graça, mas sob o capô deste felino há força bruta. Você desfrutaria mais o Jaguar em seus trajetos de todos os dias, mas desejaria que sua suspensão fosse um pouco mais agressiva nas curvas… lugares onde amaria o Mercedes, embora no uso de todos os dias desejasse que sua suspensão fosse menos agressiva”. Os dois carros aceleraram em tempos próximos e o Jaguar foi julgado superior em estilo externo e interno, mas perdeu em frenagem, estabilidade e qualidade de construção.

 

Estrutura e carroceria reduziam seu peso em 40% em relação às de aço; por dentro, a prioridade com o novo XJ foi ampliar o espaço

 

Um clássico em alumínio

O XJ passava por suas modificações mais abrangentes até então em setembro de 2002, quando a moderna geração X350 era apresentada no Salão de Paris. Estrutura e carroceria feitas quase 100% de alumínio reduziam seu peso em 40% em relação às tradicionais de aço e ampliavam em 60% a rigidez estrutural. O desenho reproduzia em tamanho maior as tendências lançadas pelo X-Type, mantendo a identidade dos modelos anteriores.

Por dentro a prioridade foi ampliar o espaço: a Jaguar anunciava ganhos em todas as medidas internas graças ao comprimento de 5,09 m, largura de 1,86 m, altura de 1,44 m e entre-eixos de 3,04 m. Não poderia faltar sofisticação: pedais reguláveis, ajustes elétricos dos bancos traseiros, sistemas acionados pela voz (de áudio, navegação, climatização e telefone), monitores de vídeo nos encostos dianteiros, ar-condicionado com quatro zonas de regulagem, freio de estacionamento automático.

 

O XJ8L, de entre-eixos mais longo, trazia quatro zonas de ar-condicionado, telas de vídeo nos encostos e controle da distância à frente

 

Eram quatro as opções de motores. O V8 passava a 4,2 litros e vinha com 304 cv e 42,8 m.kgf ou, com o compressor do XJR, 405 cv e 55,2 m.kgf. Outro era o V6 de 3,0 litros (243 cv e 30,6 m.kgf) já usado nos sedãs menores X-Type e S-Type; por fim, um inédito V8 de 3,6 litros (265 cv e 35,2 m.kgf). Comum a todos era a transmissão automática ZF de seis marchas. No mais potente XJR, o 0-100 km/h baixava para apenas 5,3 segundos — favorecido pelo peso reduzido a 1.665 kg —, embora a velocidade continuasse limitada a 250 km/h.

As suspensões de braços sobrepostos usavam componentes de alumínio, molas pneumáticas — primazia na marca —, controle eletrônico de amortecimento e nivelamento automático. Também constavam freios com assistência adicional em emergências, controlador de distância ao tráfego à frente e controle eletrônico de estabilidade e tração. Em abril de 2003 a Jaguar aplicava ao XJ o “o sistema multimídia móvel mais sofisticado do mundo” com áudio Alpine Premium, toca-DVDs, TV, monitores de 6,5 pol nos encostos dianteiros e controles no apoio de braço traseiro.

Na Car and Driver o XJR enfrentou em 2004 o Maserati Quattroporte e o Mercedes-Benz E55 AMG: “O interior é um lugar aconchegante para negócios em autoestradas. Como em um Bentley, sua potência é suave e ‘adequada’. A rápida aceleração é o trabalho de um disposto V8 atrelado a apenas 4.000 libras (1.815 kg) de carro, o mais leve no grupo. Isso também contribui para as distâncias de frenagem abreviadas”. Ficaram críticas à falta de controle de movimentos pela suspensão, à perda de eficiência dos freios em uso severo e a falhas de ergonomia.

 

Para-choques, grade, bancos, tela tátil no painel: novidades do XJ em 2007

 

Depois de 23 anos de ausência, a marca Daimler retornava ao mercado em 2005 com o Super Eight, um XJ com detalhes exclusivos como grade, retrovisores cromados e rodas de 18 pol. Vinha apenas com o motor V8 com compressor. A linha 2006 do Jaguar marcava a estreia de um motor a diesel, até então nunca oferecido na linha: o V6 de 2,7 litros com dois turbos, 207 cv e 44,3 m.kgf era suficiente para alcançar 225 km/h.

 


Auto Livraria

 

Retoques estéticos em 2007 abrangiam grade, para-choques, saídas de ar nos para-lamas dianteiros e sutil defletor traseiro. Por dentro a marca redesenhava os bancos, aplicava ventilação nos dianteiros e tela no painel para controlar 17 comandos. Uma edição especial de 50 unidades do XJL Supercharged, a Neiman Marcus, era oferecida em 2009 por meio do sofisticado catálogo de Natal em cor única azul, com interior em tom marfim e rodas de 20 pol.

 

Ousadia no estilo e no painel

Depois de mais de 40 anos seguindo um padrão estético, o XJ dava uma guinada em termos de desenho com a geração X351, desenhada por Ian Callum e lançada no fim de 2009 — ano seguinte ao da aquisição da Jaguar e da Land Rover pelo grupo indiano Tata Motors. As linhas ousadas do modelo menor XF de 2007 haviam apontado o novo caminho para a marca do felino. Da forma da grade à inclinação do vidro traseiro, era clara a inspiração, mas a traseira do XJ assumia aspecto mais conservador e coerente com seu segmento. Ali, o toque mais original estava nas lanternas com três faixas de leds em cada.

 

Inspirado no menor XF, o XJ da geração X351 descartava as ligações com o passado

 

O carro continuava a ganhar porte — 5,12 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,45 m de altura e 3,03 m entre eixos — e estava mais pesado com 1.890 kg na versão de topo. O teto envidraçado tinha seção dianteira móvel e traseira fixa e o Cx 0,29 era o melhor na história da marca. Com ambiente interno dos mais refinados, o novo XJ oferecia ampla escolha de acabamentos, incluindo madeira e fibra de carbono, e comodidades como ar-condicionado com quatro zonas de ajuste e bancos com ventilação e massageador. No console, um comando giratório controlava diversas funções.

Outra atração era o quadro de instrumentos virtual: a tela digital de 12,3 pol tomava o lugar de mostradores comuns e permitia dar prioridade a certas informações, como um alerta que aparecesse no espaço do conta-giros. No modo Dynamic de direção, que afetava vários sistemas do carro, os instrumentos ganhavam tom vermelho. Havia também tela sensível ao toque de 8 pol no centro do painel para controlar navegação, ar-condicionado e áudio — cujo sistema opcional Bowers & Wilkins incluía 20 alto-falantes, 1.200 watts, toca-DVDs e monitores de vídeo para os passageiros com fones de ouvido sem fio.

Próxima parte

 

Os conceitos

Jaguar XJ12 Pininfarina
Jaguar XJ12 Pininfarina

Antes de optar pela reestilização apresentada em 1979, a Jaguar havia encomendado ao estúdio Pininfarina um completo redesenho do XJ. Revelada em 1974, a proposta das fotos abria mão das curvas elegantes do sedã original em favor de linhas retas, típicas do período, que lembram o Ferrari 400/412 em versão de quatro portas. Pouco foi aproveitado dele, porém, na geração enfim lançada em 1986.

 

Jaguar Kensington
Jaguar Kensington

Outra proposta para um XJ mais moderno, mas feita de modo independente, foi o conceito Jaguar Kensington da Italdesign. O estúdio de Giugiaro elaborou um sedã arredondado com base na mecânica do Sovereign V12 e o mostrou em 1990. Embora imponente, talvez lhe faltasse a identidade britânica.

 

Jaguar XJ75 Platinum
Jaguar XJ75 Platinum

Versões conceituais foram algo incomum na Jaguar até a fase recente, já sob comando da Tata, quando esse recurso se tornou usual. Em 2010, no Pebble Beach Concours D’Elegance (evento de carros clássicos nos EUA), os 75 anos da marca inglesa eram celebrados pelo estudo XJ75 Platinum. Um XJL de motor V8 com compressor recebeu rodas de 22 pol em preto, anexos aerodinâmicos, revestimentos internos em couro e camurça e um relógio da marca Bremont, que é inglesa, mas os produz de forma artesanal na Suíça.

 

Jaguar XJ Limo-Green 2010
Jaguar XJ Limo-Green 2010

No mesmo ano era revelado o XJ Limo-Green, uma “limusine verde” no sentido de favorável ao ambiente. O conceito era tracionado por um motor elétrico de 145 kW (197 cv) por até 50 km, quando então um compacto 1,2-litro a gasolina entrada em ação para recarregar as baterias, de modo a obter autonomia total de 965 km com um tanque. A Jaguar anunciava uma possível produção em série no futuro, o que ainda não ocorreu.

 

Jaguar XJ-E 2012
Jaguar XJ-E 2012

Outra proposta de “eletrificar” o XJ era apresentada em 2012: o XJ_E, com o conhecido motor turbo de 2,0 litros a gasolina associado a um elétrico para obter 330 cv, ótimo desempenho (0 a 96 km/h em 6,5 s), baixos consumo e emissões e grande autonomia (1.100 km). Com a recarga das baterias em fonte externa (plug-in), o estudo podia rodar sem consumir combustível.

Próxima parte

 

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