Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Toyota Corolla, confiança que já dura 50 anos

09/01/2017
in Carros do Passado, Toyota

Com até 153 cv, o motor de 2,0 litros revitalizava o Corolla em 2010; a versão de topo Altis, com interior em bege, assumia o lugar da SE-G

 

Nada mudava nas versões: o motor 1,6 a gasolina estava restrito ao XLi com caixa automática, para frotistas e deficientes físicos, e tanto o XLi quanto o XEi podiam ter o 1,8 flexível com caixa manual ou automática, esta a única disponível no SE-G 1,8. O motor maior perdia potência com gasolina (132 cv), mas havia evoluções na caixa automática (conversor de torque e programação eletrônica) e na direção, com assistência elétrica em vez de hidráulica.

Computador de bordo e sistema de áudio com MP3 equipavam todos os Corollas; a versão SE-G vinha com faróis com lâmpadas de xenônio, disqueteira e iluminação especial no painel e podia ter os bancos revestidos em couro bege. O XEi recebia ar-condicionado automático e bolsas infláveis laterais. A versão GLi chegava entre a XLi e a XEi em setembro de 2009. Adicionava freios ABS, ar-condicionado automático e rodas de alumínio de 16 pol, entre outros itens.

 

Com retoques de estilo do modelo 2012, o Corolla XRS buscava ar esportivo nos defletores e costuras vermelhas, mas a mecânica seguia inalterada

 

Seis meses depois, em março de 2010, o Corolla trazia outro atrativo: motor de 2,0 litros flexível para o XEi e o novo Altis, que substituía o SE-G. Vinha sempre com transmissão automática — também nova, apesar de manter as quatro marchas, e com comandos junto ao volante para mudanças manuais. Com avanços técnicos, o motor desenvolvia 142 cv/19,8 m.kgf com gasolina e 153 cv/20,7 m.kgf com álcool. O XLi 1,6 a gasolina era descontinuado; no XEi, bancos de couro vinham de série.

 

Com o Civic ainda distante de um redesenho, a Toyota teria boas condições de manter e ampliar a liderança na classe com seu Corolla rejuvenescido em 2014

 

Leve reforma externa era implantada na linha 2012: para-choques, lanternas traseiras (com novo arranjo e leds para XEi e Altis), tampa do porta-malas. No interior, tecidos e cores do painel eram as novidades. O XLi passava a vir com alarme acionado pela chave, o XEi e o Altis ganhavam conexão USB e interface Bluetooth para celular no sistema de áudio e, apenas no Altis, câmera traseira de manobras. O motor de 1,8 litro era novo, da mesma família do 2,0-litros, com 139/144 cv e a caixa manual passava a ter seis marchas.

Uma variação com apelo esportivo, a XRS, aparecia em março de 2012. Derivada do XEi, vinha com defletores dianteiro e no porta-malas, saias laterais e traseira, faróis com máscara escura e rodas em tom grafite. O interior ganhava costura vermelha no revestimento em couro preto e volante esportivo com base achatada. O motor de 2,0 litros, porém, não mudava e vinha apenas com caixa automática.

 

Desenho estava mais moderno no 11º modelo, que ganhava transmissão CVT, tela com TV e faróis de leds no Altis; motores de 1,8 e 2,0 litros permaneciam

 

Com a geração 11, ar jovial e CVT

O Corolla de 11ª. geração estreava no Brasil em março de 2014 em meio a grande movimentação na categoria, que havia recebido novos Ford Focus, Nissan Sentra e o Citroën C4 Lounge. Com o arquirrival Civic ainda distante de um redesenho — levaria dois anos —, a Toyota teria boas condições de manter e ampliar a liderança de vendas na classe com seu sedã rejuvenescido.

 


Auto Livraria

 

Agora havia as versões GLi 1,8, com caixa manual de seis marchas ou a inédita CVT, e XEi e Altis, com a unidade de 2,0 litros e CVT, capaz de emular sete marchas. Ambos os motores ganhavam partida a frio por preaquecimento de álcool  e o 2,0 ficava 1 cv mais potente, 143/154 cv. Entre os recursos estavam cinco bolsas infláveis (uma para os joelhos do motorista), fixação Isofix para cadeiras infantis, sistema de áudio com tela de 6,1 pol, navegador e televisão digital, câmera traseira para manobras e, no Altis, faróis de leds. Ausências lamentadas eram ar-condicionado de duas zonas, teto solar, limpador de para-brisa automático e — sobretudo — controle eletrônico de estabilidade, comum na concorrência.

Em nossa avaliação, o Altis “mostrou o jeito de rodar bem conhecido do modelo, com suspensão bem acertada no equilíbrio entre conforto e estabilidade. O motor, relativamente suave e silencioso, move-o com facilidade mesmo sem chegar às altas rotações em que obtém potência e torque máximos. A CVT constitui efetiva evolução em termos de conforto, ao deixar no passado as trocas entre marchas tão espaçadas quanto as quatro do antigo Corolla. É um carro estável para sua categoria, mas longe de oferecer qualquer esportividade ao volante. Continua a ser uma mera cápsula de transporte eficiente, confortável.. e um tanto cara para o que oferece”

 

Versão GLi Upper (foto interna), com itens do XEi e motor 1,8, e a série limitada Dynamic foram novidades do Corolla brasileiro em 2016

 

Uma nova versão intermediária, a GLi Upper, era acrescentada à linha 2016 com itens de acabamento das versões superiores, como bancos de couro, mantendo o motor 1,8 com caixa CVT de série. O XEi ganhava rebatimento elétrico dos retrovisores e faróis automáticos. Uma edição com apelo esportivo, a Dynamic, vinha em setembro seguinte com rodas e bancos de couro pretos.

O Corolla de 50 anos atrás, tímido no estilo e contido no desempenho, evoluiu para um belo automóvel médio e bem equipado, com ampla variedade de carrocerias para os diversos mercados — oferta que já foi maior, é verdade, em gerações passadas. Para seus admiradores, o mais expressivo é que tudo isso aconteceu sem jamais abandonar seus princípios de construção bem-feita, mecânica confiável e durabilidade.

Mais Carros do Passado

 

Ficha técnica

Corolla Liftback GT (1980, 4ª. geração) Corolla GT Coupe (1983, 5ª. geração) Corolla T-Sport (2004, 9ª. geração) Corolla XRS (2009, 10ª. geração)
Motor
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 85 x 70 mm 81 x 77 mm 82 x 85 mm 88,4 x 96 mm
Cilindrada 1.588 cm³ 1.587 cm³ 1.796 cm³ 2.357 cm³
Taxa de compressão 8,4:1 10:1 11,5:1 9,8:1
Potência máxima 115 cv a 6.000 rpm 124 cv a 6.600 rpm 192 cv a 7.800 rpm 158 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 15,0 m.kgf a 4.800 rpm 15,2 m.kgf a 5.000 rpm 18 m.kgf a 6.800 rpm 22,3 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual, 6 automática, 5
Tração traseira dianteira
Freios
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
Suspensão
Dianteira independente independente, McPherson
Traseira eixo rígido eixo de torção
Rodas
Pneus 185/70 R 13 205/50 R 15 215/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,24 m 4,18 m 4,20 m 4,54 m
Entre-eixos 2,40 m 2,43 m 2,60 m
Peso 975 kg 970 kg 1.255 kg 1.345 kg
Desempenho
Velocidade máxima ND 196 km/h 225 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 9,2 s 8,4 s ND
ND = não disponível

 

Page 8 of 8
Prev1...78
Tags: Carros do PassadoCorollaCorolla AltisCorolla FuriaCorolla GLiCorolla SE-GCorolla XEiCorolla XLiCorolla XRSFielderSprinterToyota

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

12/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp