Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Volvo S40 e V40: menores, mas com valores nórdicos

17/08/2018
in Carros do Passado, Volvo

Feitos fora da Suécia e sem estilo retilíneo, sedã e perua contribuíram para formar a Volvo que conhecemos

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

As marcas de carros de luxo são mais conhecidas por grandes sedãs e belos cupês, mas a maioria delas recorreu, em algum momento de sua história, a modelos menores e mais acessíveis como forma de ampliar seu mercado — e gostou da experiência a ponto de lhes dar continuidade e sucessores. Carros como a Nova Classe da BMW, de 1961, e o Mercedes-Benz 190 de 1982 foram precursores de linhas de grande sucesso como o Série 3 e o Classe C, nesta ordem.

Para a sueca Volvo a oferta de um automóvel menor começou com a série 300, em 1976, e teve seguimento com a 400 de 1987. Na década de 1990, uma nova linha teve a responsabilidade de modernizar o padrão de estilo da marca, abandonando as formas retilíneas, ao mesmo tempo em que inaugurava um formato de denominação: foi como S4 e F4 que o sedã e a perua foram apresentados no Salão de Frankfurt de 1995.

Entretanto, logo a Audi manifestou-se sobre o registro da sigla S4, então em uso na versão esportiva do 100 (só mais tarde este passaria a S6, deixando S4 para o A4 de alto desempenho). A solução escolhida foi acrescentar um zero para S40 (sendo o S de saloon, sedã em inglês), mas não valeria para a perua porque F40 era um modelo da Ferrari, embora não mais produzido. Optou-se então por V40, sendo o V de versatility (versatilidade). Os dois modelos não eram suecos, mas holandeses, fabricados em Born (Países Baixos) pela Nedcar, associação entre Volvo, Mitsubishi (que usou a plataforma no sedã Carisma) e o governo local.

 

As linhas suaves do sedã S40 e da perua V40 causaram surpresa em 1995, diante do padrão retilíneo da marca; o motor de topo era o turbo de 1,9 litro e 200 cv

 

Para uma empresa tão adepta das formas “esculpidas com um machado”, como se brincava à época, a Volvo surpreendeu com as linhas curvas, suaves e harmoniosas criadas pelo diretor de estilo britânico Peter Horbury. Na V40, lanternas traseiras horizontais assumiam o lugar das verticais usadas na perua 850. Com 4,47 metros de comprimento e 2,55 m de distância entre eixos, os carros estavam bem situados na categoria, que abrangia Audi A4, BMW Série 3, Citroën Xantia, Ford Mondeo, Mercedes Classe C, Opel Vectra, Peugeot 406, Renault Laguna e Volkswagen Passat. Tinha bom coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,32, e seu peso variava de 1.220 a 1.415 kg.

 


Auto Livraria

 

A linha 40 usava novos motores, salvo o turbodiesel de 1,9 litro e 90 cv, herdado dos anteriores 400. As unidades a gasolina eram de 1,6 litro/105 cv, 1,8 litro/115 cv, 1,95 litro/140 cv e 1,9 litro com turbo/200 cv, todos com injeção. O 1,8 de 125 cv com injeção direta e o 1,95 com turbo de baixa pressão e 160 cv chegavam em 1998. A transmissão podia ser manual ou automática, ambas de cinco marchas, sempre com tração dianteira. A suspensão traseira era independente multibraço.

A tradicional bandeira de segurança da marca vinha defendida por bolsas infláveis frontais e laterais, cintos de três pontos para cinco pessoas, sistema SIPS para dissipar a energia de impactos laterais, fixação Isofix para cadeira infantil e ajuste do banco traseiro para transportar crianças. O S40 foi o primeiro carro testado pelo instituto Euro NCap a obter quatro estrelas em testes de colisão.

A V40 T4 foi comparada pelo Best Cars à Alfa Romeo 156 Sportwagon: “Os Volvos superalimentados são bastante suaves e progressivos, entregando torque generoso em baixas rotações. A V40 poderia ser dirigida pela vovó até o supermercado sem sustos, mas está apta a se transformar num carro esporte ao comando do pé direito: as costas colam no banco, enquanto os pneus fazem o que podem para manter o contato com o solo. Deliciosa. A Volvo saiu-se com ligeira vantagem nas notas (três pontos). Oferece potência bem superior, mais itens de conforto, conveniência e segurança, o que justifica o que se paga a mais por ela”.

 

Faróis e para-choques mudavam em 2000, vinham cortinas infláveis e o sistema WHIPS; a V40 foi base para uma versão conceitual híbrida (última imagem)

 

Na avaliação do site Edmunds, nos Estados Unidos, o S40 de 160 cv combinava “comportamento sólido, desenho interno funcional e alto conteúdo. Se a potência não impressiona, a ampla curva de torque empurra o sedã com autoridade e trabalha em perfeita harmonia com a transmissão automática. ‘Isso é mesmo um Volvo?’, perguntamos após um trajeto sinuoso. Ele não chega a um BMW Série 3, mas se um VW Passat é sua ideia de sedã esportivo perfeito, dirija o S40. O amortecimento é idealmente equilibrado entre estabilidade e conforto, com um sabor teutônico. Uma notável combinação de luxo e custo-benefício”.

 

Com a bandeira de segurança defendida por bolsas infláveis e sistemas de absorção de impacto, o S40 foi o primeiro a obter quatro estrelas do Euro NCap

 

A linha passava por evoluções na linha 2001, com faróis de superfície complexa e opção de lâmpadas de xenônio, lanternas traseiras maiores, novos para-choques e aprimoramentos em motor, suspensão, direção e freios. Cortinas elevavam para seis o número de bolsas infláveis, enquanto o sistema WHIPS protegia os ocupantes da frente contra possíveis lesões cervicais causadas pelo “efeito chicote”: em caso de impacto traseiro, o encosto inclinava-se para trás para parar o corpo suavemente. A caixa automática passava a cinco marchas.

No ano seguinte o 1,9 turbodiesel passava a 116 cv e surgia a opção Bi-Fuel, apta a consumir gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gasolina no motor 1,8. Em 2003 vinham novos retoques de aparência e a série limitada Sport, com rodas de 17 pol, anexos aerodinâmicos e suspensão mais firme.

Essa geração foi fabricada até 2004 em mais de um milhão de unidades, incluindo produção na África do Sul, na Malásia e na Tailândia. Nas pistas, competiu no Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC) entre 1997 e 1999, com direito a título em 1998; no Super Turismo Australiano em 1998 e 1999 e nos Turismos Sueco e Norueguês. Uma V40 serviu de base para o projeto Power Split Hybrid, uma perua com propulsão híbrida que combinava motor de três cilindros, motor elétrico junto à transmissão e baterias sob o porta-malas.

 

“Ombros” e grade pronunciados marcavam o novo S40 e a V50, que trazia lanternas nas colunas; por dentro, console “flutuante”; o motor chegava a 220 cv

 

A Volvo era adquirida em 1999 pelo grupo Ford, que a anexou a seu grupo PAG (Premier Automotive Group) ao lado de Aston Martin, Jaguar e Land Rover. Foi um passo decisivo no projeto da segunda geração dos carros médios, o S40 e a V50, que apareciam em 2003 no Salão de Frankfurt desenhados sobre a plataforma C1 — a mesma que servia ao Ford Focus lançado no mesmo ano e ao Mazda 3. Com o fim da Nedcar, até o local de produção mudou: Ghent, na Bélgica.

 

 

Seu desenho evoluía com elegância ao adotar formas mais angulosas e robustas, grade dianteira proeminente e “ombros” que delineavam os para-lamas e as lanternas na traseira. O perfil suave e esportivo do teto do sedã lembrava o do S60 e, na perua, as luzes que subiam pelas colunas a associavam ao utilitário esporte XC90. O Cx melhorava para 0,31 no sedã e 0,32 na V50. O entre-eixos crescia para 2,64 m com o mesmo comprimento, 4,47 m. Estavam mais pesados, de 1.435 a 1.580 kg.

No interior o destaque era o console central com um painel “flutuante”, com porta-objetos por trás. Pela segurança a Volvo aplicava controle eletrônico de estabilidade e alerta de uso do cinto para todos os ocupantes. Com estrutura reforçada por quatro tipos de aço, eles ofereciam motores de 1,6 litro/100 cv, 1,8/120 cv e 2,4/170 cv. No topo estava o de cinco cilindros em linha com turbo e 2,5 litros, capaz de 220 cv e 32,6 m.kgf, que levava o sedã à máxima de 235 km/h. Agora havia cinco ou seis marchas nas caixas manual e automática, de acordo com a versão, e uma tração integral sob demanda da sueca Haldex para a opção T5 AWD.

 

O estilo era retocado em 2007, o motor de topo ganhava 10 cv e havia opção de caixa de dupla embreagem; a Volvo produziu os dois modelos até 2012

 

O Best Cars dirigiu a versão T5 dos dois modelos: “A Volvo definiu um pacote de equipamentos respeitável. O posto do motorista é claramente esportivo. A entrega de potência suave e progressiva do motor, acompanhada de um leve ronco e do ‘sopro’ do turbo, faz do dirigir um puro prazer. As trocas automáticas estão na medida certa. Os freios, superlativos, transmitem segurança. Fica evidente o bom acerto da suspensão típico do grupo Ford nos últimos anos. Deverão cativar muitos clientes fiéis ao trio germânico”.

Na revista Car and Driver, nos EUA, o S40 enfrentou Acura TSX, Audi A4 e Subaru Legacy e ficou em segundo lugar: “Como no Legacy, há bastante potência sob seu pé. Ele se equipara ao Audi em aderência à estrada e foi o melhor em espaços de frenagem. Todos notaram seu refinamento: roda como seda em pisos suaves e os ruídos são quase mudos”.

S40 e V50 eram revistos em 2007, quando recebiam retoques de aparência (grade, faróis, lanternas, para-choques), luzes de freio que piscavam em alta frequência nas frenagens intensas, faróis bixenônio com facho direcional e alerta para veículos em ponto cego nas faixas laterais. O motor do T5 estava mais potente, com 230 cv, e o 2,0 turbodiesel trazia a opção de caixa automatizada de dupla embreagem Powershift. Na linha 2011 vinha a versão Drive com motor 1,6 turbodiesel e medidas para menor consumo. A produção desses Volvos “estrangeiros”, mas com os valores escandinavos, terminava em 2012 — os maiores S60 e V60 assumiam o papel de sedã e perua de entrada da marca.

Mais Carros do Passado

 

Tags: Carros do PassadoPáginas da HistóriaS40V40V50Volvo

Related Posts

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

22/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp