Os grandes faróis de xenônio, que usavam sete lentes no refletor principal,chamavam
atenção no estilo do novo sedã, que trazia cortinas infláveis e câmera na traseira
No interior, uma central com tela de 7 pol atendia a sistemas de áudio, navegação e climatização, com comandos de voz, e mostrava imagens da câmera na traseira para orientar manobras — uma primazia mundial. O áudio Bose usava compensação eletrônica para cancelar ruídos de fundo. Não havia mais a versão Touring, mas dois pacotes de opcionais: o Sport, com rodas de 18 pol, pneus mais largos e amortecedores com controle eletrônico, mais firmes no programa esportivo; e o Premium, com ajuste elétrico de inclinação do encosto traseiro e controles de áudio e climatização para tais passageiros. Cortinas infláveis eram novos recursos de segurança.
A Motor Trend aprovou: “O novo Q é equipado com mais tecnologia que qualquer veículo; um carro de luxo rápido, de rodar suave e comportamento bem controlado”
O motor V8 retomava a cilindrada de 4,5 litros do modelo original, fazendo jus à denominação Q45, e estava 74 cv mais potente que o 4,1 anterior, chegando a 340 cv e 46 m.kgf. Entre os requintes técnicos constavam válvulas de titânio (as primeiras do mundo, segundo a fábrica), variação de tempo de válvulas tanto para admissão quanto para escapamento e coletor de admissão de geometria variável. A caixa automática passava a ter cinco marchas e oferecia mudanças manuais sequenciais. Suspensão traseira redesenhada, controle eletrônico de estabilidade de série e uma estrutura com rigidez torcional 40% maior que a do anterior completavam as evoluções técnicas.
A Motor Trend aprovou as novidades em sua avaliação: “O novo Q é equipado com mais tecnologia que qualquer veículo na estrada hoje. O que você obtém é um carro de luxo decididamente rápido, de rodar suave e comportamento bem controlado. O motor tem 28% mais potência e 20% mais torque que o anterior, o que corta 2 segundos do tempo de 0 a 96 km/h. Esses números colocam o Q45 firmemente na liderança entre os carros de luxo de produção em massa, eclipsado apenas por uns poucos europeus de produção limitada”.
Comodidades de sobra no Q45: tela multifunção no painel com comando de voz,
cancelamento de ruídos pelo sistema de áudio, encosto traseiro com reclinação elétrica
A Road & Track refez o já tradicional confronto Infiniti vs. Lexus, esta agora representada por um novo LS 430. Se os carros se equivaleram em desempenho e conforto, o Q45 foi melhor em estabilidade: “Ambos revelaram aderência e tração extraordinárias, mas em comportamento o Infiniti brilhou mais por causa de seu chassi comunicativo e a excelente sensação da direção”. E qual era o melhor? “Dois carros competentes, mas distintos em espírito e personalidade. O Q45 emerge como vencedor, mas a verdadeira guerra será travada no mercado, e aqui o Lexus se mantém em vantagem por conta de seu sucesso anterior e sua reputação sólida como rocha”, concluiu a revista.
Em um grande comparativo da Car and Driver, que envolvia Audi A6, BMW 540i, Cadillac DTS, Jaguar S-type, Lexus GS 430 e Mercedes-Benz E430, o Q45 ficou em quarto lugar. Mostrou bom desempenho, ótimo acabamento e banco traseiro espaçoso e confortável, mas não convenceu no uso mais vigoroso: “O controle de estabilidade é aceitável até 70% do limite, mas, quando se busca um desempenho mais alto com o controle desligado, o Q45 anuncia aos berros que é mais um carro de luxo que um sedã esportivo”.
Observada essa restrição, ele saía bem posicionado do confronto: “A suavidade do Infiniti fez dele uma delícia de dirigir em longos trechos de estrada ou nas paradas do trânsito. Com acelerador a pleno, o motor produz um som como de turbina. O Q45 é uma máquina soberbamente refinada, confortável e elegante, sobretudo se considerado seu preço, o mais baixo entre os carros testados. Para cinco ocupantes que valorizarem o conforto acima de todo o resto, ele pode ser o vencedor. Os outros devem esperar rodar na versão Sport para um julgamento final”.
Controle da distância à frente, bancos ventilados e pneus que rodavam furados
estavam entre as últimas evoluções do Infiniti, que saía de produção em 2006
Para 2003 o Q45 recebia controlador de velocidade com monitor da distância até o tráfego adiante e toca-CDs no próprio rádio em vez da disqueteira; a versão Premium trazia ventilação nos bancos dianteiros e rádio por satélite. Um ano depois, a câmera de ré tornava-se item de série e apareciam pneus do tipo roda-vazio, capazes de suportar a rodagem em velocidade moderada mesmo furados. Depois de retoques de aparência no modelo 2005, o ano seguinte trazia uma versão Sport com amortecedores mais firmes (não ajustáveis) e o retorno das rodas traseiras esterçantes, oferecidas na primeira geração.
E 2006 foi o último ano para o grande Infiniti, que não teve sucessor direto. Ao contrário da Lexus, a marca de prestígio da Nissan não conseguiu emplacar de verdade seu maior sedã, obtendo mais sucesso com alternativas como sedãs médios e utilitários esporte, que continuaram a compor sua oferta. Embora não tenha encontrado o êxito que o fabricante esperava, o Q45 foi de certa forma homenageado quando, no fim de 2012, a Infiniti anunciou que todos os seus novos sedãs serão designados com a letra “Q”, a começar pelo médio Q50 (sucessor da série G), seguido pelo Q70 (para o lugar da série M) e por um eventual Q80 como novo topo de linha.
Ficha técnica
Q45 (1989) | Q45 (1997) | Q45 (2002) | |
MOTOR | |||
Posição e cilindros | longitudinal, 8 em V | ||
Comando e válvulas por cilindro | duplo no cabeçote, 4 | ||
Diâmetro e curso | 93 x 82,7 mm | 93 x 76 mm | 93 x 82,7 mm |
Cilindrada | 4.494 cm³ | 4.130 cm³ | 4.494 cm³ |
Taxa de compressão | 10,2:1 | 10,5:1 | |
Potência máxima | 278 cv a 6.000 rpm | 266 cv a 5.600 rpm | 340 cv a 6.400 rpm |
Torque máximo | 40,4 m.kgf a 4.000 rpm | 38,4 m.kgf a 4.000 rpm | 46 m.kgf a 4.000 rpm |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 4 | automático, 5 | |
Tração | traseira | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | a disco ventilado | ||
Traseiros | a disco | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente, McPherson | ||
Traseira | independente multibraço | ||
RODAS | |||
Pneus | 215/65 R 15 | 215/60 R 16 | 225/55 R 17 |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 5,07 m | 5,06 m | 5,07 m |
Entre-eixos | 2,88 m | 2,83 m | 2,87 m |
Peso | 1.832 kg | 1.760 kg | 1.724 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | ND | ||
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | ||
Dados do fabricante; ND = não disponível |