Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado Nissan, Datsun e Infiniti

Infiniti Q45, o outro topo de linha japonês para os EUA

03/05/2013
in Nissan, Datsun e Infiniti

 
Os grandes faróis de xenônio, que usavam sete lentes no refletor principal,chamavam
atenção no estilo do novo sedã, que trazia cortinas infláveis e câmera na traseira

 

No interior, uma central com tela de 7 pol atendia a sistemas de áudio, navegação e climatização, com comandos de voz, e mostrava imagens da câmera na traseira para orientar manobras — uma primazia mundial. O áudio Bose usava compensação eletrônica para cancelar ruídos de fundo. Não havia mais a versão Touring, mas dois pacotes de opcionais: o Sport, com rodas de 18 pol, pneus mais largos e amortecedores com controle eletrônico, mais firmes no programa esportivo; e o Premium, com ajuste elétrico de inclinação do encosto traseiro e controles de áudio e climatização para tais passageiros. Cortinas infláveis eram novos recursos de segurança.

 

A Motor Trend aprovou: “O novo Q é equipado com mais tecnologia que qualquer veículo; um carro de luxo rápido, de rodar suave e comportamento bem controlado”

 

O motor V8 retomava a cilindrada de 4,5 litros do modelo original, fazendo jus à denominação Q45, e estava 74 cv mais potente que o 4,1 anterior, chegando a 340 cv e 46 m.kgf. Entre os requintes técnicos constavam válvulas de titânio (as primeiras do mundo, segundo a fábrica), variação de tempo de válvulas tanto para admissão quanto para escapamento e coletor de admissão de geometria variável. A caixa automática passava a ter cinco marchas e oferecia mudanças manuais sequenciais. Suspensão traseira redesenhada, controle eletrônico de estabilidade de série e uma estrutura com rigidez torcional 40% maior que a do anterior completavam as evoluções técnicas.

A Motor Trend aprovou as novidades em sua avaliação: “O novo Q é equipado com mais tecnologia que qualquer veículo na estrada hoje. O que você obtém é um carro de luxo decididamente rápido, de rodar suave e comportamento bem controlado. O motor tem 28% mais potência e 20% mais torque que o anterior, o que corta 2 segundos do tempo de 0 a 96 km/h. Esses números colocam o Q45 firmemente na liderança entre os carros de luxo de produção em massa, eclipsado apenas por uns poucos europeus de produção limitada”.

 

 
Comodidades de sobra no Q45: tela multifunção no painel com comando de voz,
cancelamento de ruídos pelo sistema de áudio, encosto traseiro com reclinação elétrica

 

A Road & Track refez o já tradicional confronto Infiniti vs. Lexus, esta agora representada por um novo LS 430. Se os carros se equivaleram em desempenho e conforto, o Q45 foi melhor em estabilidade: “Ambos revelaram aderência e tração extraordinárias, mas em comportamento o Infiniti brilhou mais por causa de seu chassi comunicativo e a excelente sensação da direção”. E qual era o melhor? “Dois carros competentes, mas distintos em espírito e personalidade. O Q45 emerge como vencedor, mas a verdadeira guerra será travada no mercado, e aqui o Lexus se mantém em vantagem por conta de seu sucesso anterior e sua reputação sólida como rocha”, concluiu a revista.

 

 

Em um grande comparativo da Car and Driver, que envolvia Audi A6, BMW 540i, Cadillac DTS, Jaguar S-type, Lexus GS 430 e Mercedes-Benz E430, o Q45 ficou em quarto lugar. Mostrou bom desempenho, ótimo acabamento e banco traseiro espaçoso e confortável, mas não convenceu no uso mais vigoroso: “O controle de estabilidade é aceitável até 70% do limite, mas, quando se busca um desempenho mais alto com o controle desligado, o Q45 anuncia aos berros que é mais um carro de luxo que um sedã esportivo”.

Observada essa restrição, ele saía bem posicionado do confronto: “A suavidade do Infiniti fez dele uma delícia de dirigir em longos trechos de estrada ou nas paradas do trânsito. Com acelerador a pleno, o motor produz um som como de turbina. O Q45 é uma máquina soberbamente refinada, confortável e elegante, sobretudo se considerado seu preço, o mais baixo entre os carros testados. Para cinco ocupantes que valorizarem o conforto acima de todo o resto, ele pode ser o vencedor. Os outros devem esperar rodar na versão Sport para um julgamento final”.

 

 

 
Controle da distância à frente, bancos ventilados e pneus que rodavam furados
estavam entre as últimas evoluções do Infiniti, que saía de produção em 2006 

 

Para 2003 o Q45 recebia controlador de velocidade com monitor da distância até o tráfego adiante e toca-CDs no próprio rádio em vez da disqueteira; a versão Premium trazia ventilação nos bancos dianteiros e rádio por satélite. Um ano depois, a câmera de ré tornava-se item de série e apareciam pneus do tipo roda-vazio, capazes de suportar a rodagem em velocidade moderada mesmo furados. Depois de retoques de aparência no modelo 2005, o ano seguinte trazia uma versão Sport com amortecedores mais firmes (não ajustáveis) e o retorno das rodas traseiras esterçantes, oferecidas na primeira geração.

E 2006 foi o último ano para o grande Infiniti, que não teve sucessor direto. Ao contrário da Lexus, a marca de prestígio da Nissan não conseguiu emplacar de verdade seu maior sedã, obtendo mais sucesso com alternativas como sedãs médios e utilitários esporte, que continuaram a compor sua oferta. Embora não tenha encontrado o êxito que o fabricante esperava, o Q45 foi de certa forma homenageado quando, no fim de 2012, a Infiniti anunciou que todos os seus novos sedãs serão designados com a letra “Q”, a começar pelo médio Q50 (sucessor da série G), seguido pelo Q70 (para o lugar da série M) e por um eventual Q80 como novo topo de linha.

 

Ficha técnica

Q45 (1989) Q45 (1997) Q45 (2002)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 93 x 82,7 mm 93 x 76 mm 93 x 82,7 mm
Cilindrada 4.494 cm³ 4.130 cm³ 4.494 cm³
Taxa de compressão 10,2:1 10,5:1
Potência máxima 278 cv a 6.000 rpm 266 cv a 5.600 rpm 340 cv a 6.400 rpm
Torque máximo 40,4 m.kgf a 4.000 rpm 38,4 m.kgf a 4.000 rpm 46 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas automático, 4 automático, 5
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente multibraço
RODAS
Pneus 215/65 R 15 215/60 R 16 225/55 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 5,07 m 5,06 m 5,07 m
Entre-eixos 2,88 m 2,83 m 2,87 m
Peso 1.832 kg 1.760 kg 1.724 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

Page 3 of 3
Prev123
Tags: Carros do PassadoInfinitiJapãoNissanQ45V8

Related Posts

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

08/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

08/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

07/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

Prospecto em espanhol do utilitário, que tem motor de 450 cv e preparação para todo terreno - De R$ 149...

07/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp