Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Um Mês ao Volante

Fiat Bravo propõe esportividade que não dói no bolso (2)

12/04/2013
in Um Mês ao Volante

 

Viagem de colaborador traz aprovação a visual, suspensão
e ronco do motor, mas esse sistema de leitura de USB…

Texto: Fabrício Samahá – Fotos do autor e de Vitor Freitas

 

Atualização de 12/4/13

O Bravo Sporting encarou sua segunda semana conosco e, além do uso — urbano em sua maior parte — pelo editor Fabrício Samahá, foi submetido a uma avaliação pelo colaborador Vitor Freitas, um empresário que já havia participado em dezembro da análise do Citroën C3. Adepto de carros médios como o Fiat avaliado (tem um Ford Focus da primeira geração e já dirigiu modelos como Citroën C4, Peugeot 308 e VW Golf), Vitor fez uma viagem de 130 quilômetros pela Serra da Mantiqueira, a partir de São José dos Campos, passando por Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal, todas no estado de São Paulo. Rodou também em cidade e pela rodovia Carvalho Pinto.

Quais suas impressões? “Gosto muito do visual do Bravo, que parece uma releitura do interessante Brava dos anos 90, ambos bem mais agradáveis que o ‘quadradão’ Stilo que existiu entre eles. O tratamento do Sporting me agrada, com as rodas 17 e a suspensão mais baixa, mas deixaria de fora os apliques em vermelho escuro. No interior, achei o acabamento mais simples do que o preço fazia esperar, mas o desenho do painel é bacana e os bancos de couro com detalhes vermelhos caem bem à versão”, ele opina.

 

 
O Bravo na pequena Monteiro Lobato (à esquerda) e na rodovia que leva
à Serra da Mantiqueira: bom desempenho, ronco agradável e alguns senões

 

Tendo viajado com esposa e filhos a bordo, Vitor não acelerou muito o Bravo. “Foi um passeio para curtir a bela natureza daquela estrada, de teto solar aberto e ar-condicionado desligado. Por isso não experimentei a estabilidade nas curvas. Dei umas ‘esticadas’ para sentir o desempenho do motor E-Torq, que achei muito bom em alta rotação, mas um tanto fraco nas baixas. Sair de lombada em terceira marcha é pedir para ser ultrapassado até pelas bicicletas”, ele brinca.

Apesar desse inconveniente, o colaborador relata ter gostado de dirigir o Sporting, elogiado pela suspensão “firme, mas confortável”, a direção muito leve em manobras e com um ótimo volante e o som do motor, “que tem um toque esportivo sem ser barulhento”. Destacou ainda aspectos internos como os bancos firmes e com bom apoio lateral, o computador de bordo bastante completo e o compartimento refrigerado no console central para uma pequena garrafa. O espaço no banco traseiro foi julgado “satisfatório para um hatch de suas dimensões”, assim como o compartimento de bagagem.

 

“Aprovei o ‘jeito italiano’ que a Fiat deu a essa versão esportiva, com o motor que gosta de alta rotação e faz um ronco agradável, mas me faria falta um câmbio automático”

 

O que não agradou? “Os vidros podem ser fechados pelo controle remoto da chave, mas não o teto solar. Os instrumentos do painel são escuros e difíceis de ler, a menos que você acenda as luzes durante o dia: a Fiat deveria adotar uma iluminação permanente. Mas nada é pior que aquele Media Player”, desabafa, referindo-se ao leitor de dispositivos USB do sistema Blue & Me.

Adepto do uso de pendrive com suas músicas favoritas, Vitor explica: “Apesar da boa interface Bluetooth para o telefone, a operação de USB não é nada prática. Os comandos e o mostrador do rádio ficam inativos: é preciso controlar o pendrive pelos botões do volante e ver o nome da faixa em um pequeno quadro no painel, enquanto o computador de bordo não aparece em seu lugar. Mudar a pasta de arquivos é um ritual: apertar um botão, dizer ‘pastas’, ouvir a confirmação da voz feminina, escolher o diretório por dois botões e apertar um quarto botão no volante. Tem mais: se você tiver várias pastas com as mesmas letras iniciais, como eu, que uso o nome da banda seguido pelo do álbum, terá que adivinhar qual delas escolher, pois aparecem só as primeiras 12 letras. Muito ruim!”.

 

 


O espaço interno e para bagagem do Bravo é satisfatório para o colaborador, que
gostou da decoração do Sporting, mas não do sistema de leitura de pendrive

 

A condução moderada, a passeio, escolhida pelo motorista concorreu para a melhor marca média de consumo registrada até agora pelo Bravo: 12,6 km/l de gasolina, incluindo o trecho de rodovia com ar-condicionado ligado. “Acho muito boa para o percurso que fiz, pois há uma diferença de altitude de cerca de 400 metros entre São José e Santo Antônio, o que exige mais potência que em uma estrada plana”, ele analisa.

Perguntado se compraria um Bravo Sporting como o avaliado pelo preço sugerido de R$ 64 mil, Vitor pensa um pouco e responde: “Gostei bastante do carro, apesar de alguns detalhes que precisam ser corrigidos. Nunca tive Fiat, mas aprovei o ‘jeito italiano’ que a fábrica deu a essa versão esportiva, com o motor que gosta de alta rotação e faz um ronco agradável. Acho que me fariam falta mais torque em baixos giros e um câmbio automático ‘de verdade’, pois conheço o automatizado Dualogic e não o considero um substituto à altura. Se pudesse deixar esses aspectos de lado, eu compraria um, sim. O preço me parece justo para o que carro tem a oferecer”.

 


Auto Livraria

 

No restante da semana o Bravo circulou mais em cidade, obtendo a média de consumo de 9,8 km/l de gasolina nessas condições, melhor marca que a do período urbano anterior. Mas cumpriu também nosso ciclo-padrão de consumo em rodovia, que consiste em 38 quilômetros, a maior parte deles a 120 km/h constantes (usando o controlador de velocidade), com ar-condicionado ligado e direito a retomadas, breve parada, subidas e descidas. O valor obtido, de exatos 11 km/l, é aceitável diante do registrado pelo Citroën C3 automático (11,4 km/l), um carro mais leve e menos potente, que foi o único outro modelo testado até agora no mesmo trajeto.

Outro colaborador coloca as mãos no Sporting neste fim de semana para acrescentar quilômetros de rodovia ao hodômetro e nos trazer mais impressões, que você lê na próxima sexta-feira (19).

Atualização anterior

 

Último período

7 dias

328 km

Distância em cidade 129 km
Distância em estrada 199 km
Consumo médio (gasolina) 11,2 km/l
     Melhor marca média 12,6 km/l
     Pior marca média 9,8 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

14 dias

684 km

Distância em cidade 287 km
Distância em estrada 397 km
Tempo ao volante 14h 58min
Velocidade média 46 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,5 km/l
     Melhor marca média 12,6 km/l
     Pior marca média 8,3 km/l
Consumo médio (álcool) 9,2 km/l
     Melhor marca média 10,1 km/l
     Pior marca média 8,1 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Preço

Sem opcionais R$ 59.310
Como avaliado R$ 63.996
Preços públicos vigentes em 4/4/13

 

Teste do Leitor

Opinião dos proprietários  Envie opinião sobre seu carro

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada 1.747 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas/álc.) 130/132 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,336 m
Largura 1,792 m
Altura 1,488 m
Entre-eixos 2,602 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 58 l
Compartimento de bagagem 400 l
Peso em ordem de marcha 1.372 kg
Desempenho
Velocidade máxima (gas./álc.) 191/193 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) 10,3/9,9 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

Tags: avaliaçãoBravoBravo AbsoluteBravo EssenceBravo SportingE-TorqFiatUm Mês ao Volante

Related Posts

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025
Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas
Auto Livraria - Fiat

Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas

11/02/2025
Uno: testes dos anos 80 com um Fiat de longo sucesso
Auto Livraria - Fiat

Uno: testes dos anos 80 com um Fiat de longo sucesso

22/01/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Scania: catálogos de caminhões de várias épocas
Auto Livraria - Scania

Scania: catálogos de caminhões de várias épocas

Prospectos originais de caminhões da marca sueca desde os anos 90 - a partir de R$ 59

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp