Peugeot 3008 propõe espaço e bom custo-benefício (2)

Peugeot 3008 Griffe

 

Em sua segunda semana de avaliação, o julgamento pelo ponto de
vista feminino e as medições de desempenho do motor THP

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Seja a Peugeot 3008 considerada uma minivan ou um utilitário esporte — as categorias que se mesclam em um crossover —, o fato é que ambos os segmentos têm no público feminino um importante alvo. As mulheres costumam gostar desses modelos com posição de dirigir elevada, que lhes dá sensação de segurança no trânsito, ao que as minivans acrescentam grande praticidade.

Assim, não demoramos a fazer o primeiro empréstimo da 3008 de Um Mês ao Volante a uma colaboradora, a administradora de empresas Giuliana Pucci, que já havia participado da seção com os modelos Citroën C3 e C4 Lounge e Fiat Bravo. Dona de um Hyundai Tucson, a motorista rodou quase 400 quilômetros com a Peugeot, a maior parte em viagem entre o Vale do Paraíba e Bertioga, no litoral sul do estado de São Paulo.

Giuliana considera o estilo do carro moderno, “mas poderia ser um pouco mais robusto, imponente”. As ressalvas desaparecem quando a análise passa ao visual interno: “Acabamento impecável. O carro é todo muito bem construído. Houve preocupação com os detalhes, em formar um espaço interno luxuoso. A posição de dirigir é excelente, e o painel moderno foi um dos itens que mais me chamaram a atenção. O teto de vidro também é um aspecto positivo. Não me incomodei com a largura do console central, mas acredito que possa atrapalhar pessoas mais largas”.

 


O estilo da 3008 acabou sendo um ponto negativo para a colaboradora,
que disse preferir as linhas mais arrojadas de utilitários como IX35 e Sportage

 

O espaço interno da 3008 também atendeu às expectativas da colaboradora: “Apesar de não ser tão amplo para os passageiros traseiros, o espaço na frente é muito bom, um ambiente confortável e agradável para uma viagem mais longa ou em família. O carro oferece muitos itens de conveniência como o ar-condicionado automático de duas zonas, porta-objetos numerosos e um profundo compartimento no console central, que possibilita guardar pertences em um local de fácil alcance”. Mesmo o porta-malas de 432 litros, não dos mais espaçosos, foi julgado adequado pela motorista.

 

“O motor me surpreendeu: responde sem
demora e sem ruídos, excelente para a
serra e ultrapassagens”, elogiou a motorista

 

Dirigir a Peugeot na subida de serra da Mogi-Bertioga, com boas condições para explorar o comportamento dinâmico e o trem de força, deixou impressões muito positivas em Giuliana: “O motor me surpreendeu, superou as expectativas. Forte, responde sem demora e sem ruídos, bem diferente do Tucson que dirijo no dia a dia. Não perde em nada para um carro esportivo: excelente para ultrapassagens e para subir a Serra do Mar. O câmbio automático também é ótimo, com mudanças de marcha praticamente imperceptíveis”.

A aprovação estende-se à estabilidade: “Gostei bastante da suspensão. Muito bom desempenho em curvas, mesmo nas mais acentuadas. Apesar do tamanho do carro, pude senti-lo ‘grudar’ no chão. A direção endurece mais conforme aumentamos a velocidade, o que traz sensação de estabilidade e controle. Em pisos irregulares o conforto dentro dele continuou o mesmo. Os freios respondem rápido e transmitem segurança”.

 


O interior foi só elogios: Giuliana aprovou acabamento, espaço e posição de
dirigir; banco traseiro e compartimento de bagagem foram julgados adequados

 

O consumo registrado na viagem a Bertioga — feita sem moderação no acelerador, ela admite —, ida e volta, e no restante do uso em cidade foi de 10,2 km/l, o que pode ser considerado bom diante das condições. “Pelo tamanho do carro e a potência do motor, achei bastante econômico se comparado com outros do mesmo tipo ou com meu Tucson, que também tem câmbio automático e fica bem atrás em termos de desempenho”, analisa a motorista.

 

 

Mesmo tendo gostado muito do conjunto da 3008, quando perguntada se compraria uma pelo preço sugerido — R$ 100 mil —, Giuliana não se interessou. “Não o compraria por dois motivos: 1) por seu valor é possível comprar SUVs que me agradam e impressionam mais em termos de estilo, como o Hyundai IX35 e o Kia Sportage; e 2) o histórico dos automóveis da Peugeot é de grande desvalorização. Eu ficaria com receio de comprar um carro desse preço que, no momento da venda, depreciasse muito mais que a média do mercado. Se o carro oferecesse todos esses itens com um preço mais competitivo, até R$ 80 mil, eu certamente compraria um”, ela conclui.

 

Desempenho posto à prova

No restante do período a Peugeot foi usada em condições variadas, desde o tráfego urbano até os testes de desempenho. O trecho que inclui as medições e uma viagem rápida — em tempo e em velocidade média — foi o de pior consumo médio até agora, 6,8 km/l, mas é preciso lembrar que o carro passou grande parte dele produzindo plena potência.

 


A colaboradora destacou o ar-condicionado de duas zonas e os numerosos
porta-objetos; o consumo tem sido moderado nas várias situações

 

E como a 3008 se saiu nos testes? Muito bem para um carro familiar, sem pretensões esportivas. Acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e retomar de 60 a 100 em 5,6 s (com reduções de marcha automáticas e a caixa em programa esportivo) são boas marcas, sobretudo se considerados o peso de quase 1,5 tonelada, o câmbio automático e a potência não tão expressiva de 165 cv (veja todos os resultados na página 2). Nas arrancadas havia intensa tendência a patinar as rodas dianteiras, contida pelo controle de tração, e forte esterçamento por torque, mas acreditamos que o comprador típico desse carro não o colocará nessa situação para poder se incomodar. Curioso é que a primeira mudança de marcha é feita a 5.800 rpm ou 200 abaixo do pico de potência (as outras, a adequadas 6.200).

Na citada viagem rápida, por uma rodovia sinuosa que é percurso habitual em nossas avaliações, a minivan revelou estabilidade que transmite confiança. Apesar do claro subesterço — não se esperava outra atitude pelo tipo de carro e pela repartição de peso entre os eixos, com cerca de 60% sobre o dianteiro —, seu comportamento é sadio e nota-se pouca inclinação de carroceria. O controle eletrônico de estabilidade atua na medida certa, sem intervir cedo demais. Sem dúvida, poucos utilitários esporte com as quais a 3008 acaba concorrendo no mercado contornam curvas tão bem quanto ela.

Próxima parte

 

 


Ao acelerar de 0 a 100 em 9,6 segundos a minivan da Peugeot provou ter bom
desempenho, e sua estabilidade em curvas supera grande parte da concorrência

 

A boa condição de piso da via não impediu perceber um ponto negativo: como em outros carros com a mesma plataforma básica, como Citroën C4 e C4 Pallas, o sistema de direção transmite muita vibração ao volante ao encontrar ondulações durante as curvas. Esse efeito foi atenuado no C4 Lounge por medidas que desconhecemos, mas o trabalho em buchas de suspensão para aumentar o conforto de rodagem pode estar relacionado. De fato, como mencionado no relato anterior, a 3008 merece um reestudo nesse quesito — a suspensão emitiu ruído de pancada seca ao cruzar linhas férreas pelas quais passamos com todos os carros avaliados.

À parte essas restrições, nossa companheira de Um Mês ao Volante tem revelado grandes qualidades e mostra-se um carro bastante prático para uso urbano — apesar da largura importante e do peso —, tanto pelas respostas ágeis do motor quanto pelo comprimento típico de hatch médio, que dispensa encontrar amplas vagas para estacionar. Mas é nos trechos rodoviários que ela encontra sua melhor aplicação, com espaço, conforto e boas reservas de potência. Se for sob um céu estrelado com o forro do teto aberto, melhor ainda.

Atualização anterior

 

Último período

6 dias

639 km

Distância em cidade 203 km
Distância em rodovia 436 km
Tempo ao volante 14h 02min
Velocidade média 46 km/h
Consumo médio (gasolina) 9,5 km/l
Melhor marca média 10,2 km/l
Pior marca média 6,8 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

13 dias

1.058 km

Distância em cidade 389 km
Distância em rodovia 669 km
Tempo ao volante 24h 13min
Velocidade média 43 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,0 km/l
Melhor marca média 12,0 km/l
Pior marca média 6,8 km/l
Indicações do computador de bordo

 

 

Medições Best Cars

Aceleração
0 a 80 km/h 6,5 s
0 a 100 km/h 9,6 s
0 a 120 km/h 13,8 s
0 a 400 m 16,6 s
Retomada
60 a 100 km/h* 5,6 s
60 a 120 km/h* 9,3 s
80 a 120 km/h* 7,0 s
Consumo
Testes ainda não efetuados
*Com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Preço

Básico R$ 99.990
Como avaliado R$ 99.990
Preços públicos vigentes em 1/7/14

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 14 km/h
3ª. 1,56 / 21 km/h
4ª. 1,16 / 28 km/h
5ª. 0,85 / 38 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Relação de diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.600 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.500 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (302 mm ø)
Traseiros a disco (268 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,365 m
Largura 1,837 m
Altura 1,639 m
Entre-eixos 2,613 m
Bitola dianteira 1,53 m
Bitola traseira 1,525 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,296
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.480 kg
Relação peso-potência 9,0 kg/cv
Desempenho
Velocidade máxima 202 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; consumo não disponível
Atualização anterior

 

 

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