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Os artigos estão atualizados até a data de sua publicação
Ar-condicionado
Como utilizar bem o ar e a recirculação
Vale a pena instalar após a compra do carro?
CFC: o que significa sua substituição
Por que o sistema emite cheiro de mofo
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Câmbio automático
Como operar e extrair o melhor rendimento
Como usar bem o recurso do overdrive
Dúvidas: programas, troca manual, aceleração
Alagamentos: como superar com o automático
A redução de consumo ao usar ponto-morto
Como trabalha o câmbio sequencial da BMW
Por que automáticos têm menos marchas
Como funciona a caixa de variação contínua
Extroid: o CVT desenvolvido pela Nissan
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Cilindros
As vantagens de maior número de cilindros
Ângulo, centro de gravidade e vibrações
Vibrações não cessam pela disposição em “V”
Cilindrada: a simples fórmula para seu cálculo
Diâmetro e curso: como afetam o desempenho
Pistões: como calcular sua velocidade média
Anéis: risco de girar e causar consumo de óleo
VR6, W8, W12, W16: os motores do Grupo VW
Relação r/l ruim pode afetar a durabilidade?
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Comando de válvulas e coletores
Benefícios de ter mais válvulas por cilindro
Diferença entre comando no bloco e cabeçote
OHV, OHC, DOHC: o que significam as siglas
Duplo comando (DOHC) e tuchos hidráulicos
Corrente, um meio válido de acionamento
VTEC: o segredo desse comando variável
Como funciona o variador de tempo de válvulas
Correia dentada partida: o que se danifica
Correia dentada: quando trocar no motor Fiasa
Como funciona o sistema Valvetronic da BMW
Comando “manso” prejudica a durabilidade?
Coletor de admissão variável: como funciona
Qual a relação entre coletor e torque em baixa
Coletor de admissão longo: dúvida do leitor
Vale a pena polir dutos ao preparar o motor?
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Combustíveis
Flexíveis: regras sobre que combustível usar
Flexíveis: por que varia o aumento de potência
Corolla: uso recomendado de gasolina não faz sentido
Kit flexível: se bem feito, não custaria pouco
Sonda lambda identifica o combustível
Pilha a combustível: como funciona o sistema
Abastecer com gasolina o motor a álcool
Por que o motor do Gol possui taxa baixa
A separação do álcool e da gasolina
Gasogênio: como eram os motores a carvão
O que é detonação e como evitá-la
Detonação: os limites para aspirado e turbo
Há relação entre detonação e poder calorífico?
Mistura pobre pode levar o motor a quebrar?
Por que não se usam tanques maiores
Há risco em encher além do automático?
Gasolina: vantagens da aditivada e de aditivos
Devem-se usar aditivos no óleo e combustível?
Honda: confusão entre aditivada e chumbo
Injetores limpos: o álcool pode ser aditivado
Gasolina de aviação, boa para carros antigos?
Por que o diesel brasileiro tem muito enxofre
Conversão: motor a gasolina para diesel
Álcool doméstico pode ser usado no carro?
Os efeitos da adição de nitrometano e metanol
Existe impedimento em gás natural com turbo?
GNV: vantagens e dificuldades da conversão
Álcool: injeção monoponto tem desvantagem
Golf: desempenho com diesel e gasolina
Como retrabalhar a taxa de compressão
A que taxa chegar com gasolina premium
Álcool no motor a gasolina e vice-versa
A gasolina com 24% de álcool traz riscos?
Posso usar gasolina pura, sem álcool?
Gasolina ao álcool: existe risco nessa mistura?
Como fazer bem a conversão para gasolina
Há riscos em deixar o nível do tanque baixar?
Como funciona um motor a diesel
As indicações de fluxo de combustível