Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Consultório Técnico

Filtro de partículas do Diesel: por que fica saturado

19/09/2017
in Consultório Técnico, Informe-se

O catalisador/filtro de partículas da minha Nissan Frontier começou a exigir regeneração com muita frequência. Segundo a concessionária o problema é recorrente, principalmente em trajetos curtos e urbanos. Se o carro não pegar estrada com frequência, vai ter problema. Alguns mecânicos recomendaram substituir o catalisador por uma carcaça e um chip. Alguns sites informam que em breve todo Diesel terá esse problema devido às normas de emissões. Carro a diesel vai virar mico? O Best Cars é indispensável!

José Neto – Ubatuba, SP

 

Como explicado no artigo sobre testes de emissões, os limites para o motor Diesel emitir material particulado estão cada vez mais restritos, a tal ponto em que o sistema de injeção moderno — de alta pressão, com desenho aprimorado dos injetores e eletrônica por trás do gerenciamento da queima — não consegue mais dar conta, sobretudo na fase fria do motor. Portanto, para atender às normas sobre essa pequenas partículas de carbono, implementou-se o filtro de particulado, que funciona como uma espécie de peneira.

 

Fumaca diesel - foto Nwfuel-ca

O caso acima é extremo, mas a fumaça preta de particulados emitida pelos motores Diesel tem sido fortemente combatida nos países avançados (foto Nwfuel.ca).

 

Praticamente todo veículo Diesel na Europa, onde esse tipo de motor é mais comum, adota esse recurso. Isso, de fato, cria uma série de problemas parecidos com o de sua Frontier. O motivo principal é que a queima de particulado no filtro requer alta temperatura dentro do particulado (perto dos 400°C), para que o excesso de ar admitido pelo motor consiga queimar as partículas retidas na “peneira” do filtro. Leva um tempo longo de uso e requer carga de trabalho mais intensa (mais rotações a abertura do acelerador) para que o filtro chegue a essa temperatura.

 

 

Ou seja, trajetos de 10 minutos em ruas planas não fazem o sistema atingir a temperatura necessária, o que satura cada vez mais o filtro. Antes que ele entupa, surge um aviso no painel obrigando o motorista a parar em concessionária e fazer a limpeza do filtro: pela porta OBD o mecânico conecta o equipamento de leitura de avarias e roda um procedimento. Há algumas variações conforme o fabricante, mas como regra em ponto-morto se eleva a rotação do motor com atraso no tempo de injeção, para que o combustível termine de queimar no escapamento, fazendo com que a temperatura de queima do particulado seja atingida.

Para atenuar o risco de entupimento e evitar visitas frequentes à concessionária, adotaram-se algumas soluções. Por exemplo, o mesmo método de atrasar a injeção para elevar a temperatura dos gases de escapamento pode ser feito automaticamente em condição de velocidade e carga constantes, como velocidades típicas de rodovia. De forma mais sofisticada, pode-se fechar por instantes a borboleta de admissão e injetar combustível quando a válvula de escapamento estiver aberta.

 

Filtro de particulas

Vista interna do filtro de partículas: motores usados apenas em cidade tendem a saturá-lo, o que requer procedimento de limpeza em concessionária

 

Nesse caso é preciso que o filtro de particulados esteja em temperatura acima de 250°C, para que o diesel “se prenda” ao particulado e queime ao ter, logo em seguida, excesso de ar oriundo da abertura da borboleta. Essa estratégia deve ser muito bem refinada: em caso contrário o tiro sai pela culatra, produzindo-se enorme quantidade de particulados. Há também fabricantes que usam um injetor de diesel no escapamento para a mesma finalidade — aumentar a temperatura do filtro. No fim, acaba-se sempre gastando mais combustível para não poluir com particulados… Que contrassenso, não?

Quanto a retirar o filtro e “enganar” a central eletrônica do motor com o sinal mentiroso de um chip, não é a melhor alternativa: está-se poluindo a atmosfera com uma substância que causa diversos problemas à saúde. De resto, não se sabe como essa “gambiarra” afetará o veículo a longo prazo.

Por outro lado, deveria existir uma maneira de o consumidor realizar a limpeza de filtro por conta própria. Da mesma forma que há procedimentos um tanto quanto estranhos para desabilitar o controle de tração para testes em dinamômetro (alguns são do tipo “piscar farol duas vezes, pisar na embreagem mais outras vezes, engatar primeira e ré de tal maneira”), poderia haver algo no manual do proprietário que fizesse o motor entrar em “modo de limpeza de filtro”. Fica a dica aos fabricantes para que os veículos Diesel não se tornem o “mico” que o leitor acredita que possa ocorrer.

Texto: Felipe Hoffmann – Ilustração: divulgação

 

Confira também

Tecnica 1 Tecnica Tecnica

Potência, torque, força do motor: entenda (aula 1)

Por que cavalo-vapor? De onde vem o torque? (aula 2)

O comando de válvulas e o desempenho (aula 3)

Mais Consultório Técnico
Envie sua dúvida

 

Tags: Consultório TécnicodieselmotorTécnica

Related Posts

Jeep Renegade 2019: as novidades, versões e preços
Jeep

Jeep Renegade

05/02/2021
Desempenho e segurança, destaques da Ranger 2017
Ford

Ford Ranger (segunda geração)

05/02/2021
Toyota Hilux e SW4: novos conteúdos na linha 2014
Toyota

Toyota Hilux SW4 (geração anterior)

16/10/2020
Toyota

Toyota Hilux (terceira geração)

29/05/2020
Chevrolet S10 (primeira geração)
Chevrolet

Chevrolet S10 (primeira geração)

15/05/2020

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp