[Nome] Julio
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP
Modelo] Renault Clio
[Versão] campus
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 1
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio]
[Freios] 2
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] baixo custo aquisição e manutenção, suspensão resistente e estável (melhor que os outros 1.0 baratinhos)
[Principais aspectos negativos] algumas peças duram menos que outros carros, tipo: bujao do carter, bicos e velas injeção, borrachas e coifas, mas nunca deixou na mao, o freio perde pressão, luz do painel pede pra trocar o catalisador com uns 130mil.
[Defeitos apresentados] injeção falhando, vazamento de oleo pelo bujao do carter, perda de pressão do freio, ressecamento das coifas comeco barulho na suspensão e no satelite e teve também infiltração de agua pelas portas da frente (tirei a borracha debaixo do furo do ladrão da porta dai parou de entrar no carro)
[Concessionárias] Pela fama, ate que o atendimento foi muito bom la na Renault do Ipiranga aqui em sp, nao posso reclamar deles nao e ja usei também uma oficina minuto Renault la deles que fizeram um bom servico no carro
[Comentários adicionais] se vc nao tem mta grana eh o carro certo, prefiro os modelos ate 2013 ou os mais antigos 1.6 (sem muitos opcionais, soh com ar e direção pra nao ficar caro o conserto depois)
[Best Cars] antes de trocar de carro, sempre bom ver se tem alguma informação antes.
[Data de publicação] 19/2/21
—
—
[Nome] Bruno Teus
[Cidade] Rio De Janeiro
[Estado] RJ
[Modelo] Renault Clio
[Versão] Campus Hatch
[Motor] 1.0 16v 77cv
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Barato, baixa manutenção com um preço muito acessível, muita estabilidade, motor muito econômico e potente ao mesmo tempo, trava automática, trava inteligente, velocímetro bem completo.
[Principais aspectos negativos] Na versão 2p o ajuste do banco do motorista é bem limitado, as vezes passa raiva, ainda na versão 2p o banco traseiro é uma tábua de madeira, defeitos não encontrados no modelo 4p. Acabamento cheio de rebarba e bem desalinhado. 2p= 2 portas 4p= 4 portas
[Defeitos apresentados] Defeito crônico no desgastes irregulares das pastilhas de freio, muito problema com borrachas, ressecamento, rachaduras, sendo em acabamentos, coifa de homocinética e etc. Coifa da homocinética troquei 3x
[Concessionárias] Toda vez que precisei passei raiva, a Renault é uma das piores.
[Comentários adicionais] Excelente carro, muito confiável, robusto, um tanque de guerra. Acho que tenho total propriedade pra falar pois tive por 6 anos e acabei trocando por gostar de preparar e necessitar de espaço e por muito pouco não comprei o sedan (apesar de achar feio). Muito ágil na cidade, econômico, nesse ponto ele da banho no meu carro atual. Bem estável em estrada, vai até 120km com muita segurança, o ar quase não tira potência, 2 portas, para quem vai na frente tem um espaço generoso apesar da péssima regulagem de banco, conduz meus 1,88m com folga, em compensação a traseira do 2p a minha cabeça batia no teto, além de muito desconfortável. 4 portas não tem nenhum desses problemas. Fazendo as revisões programadas não obtive estresses, acabei tendo alguns estresses com os veículos pois gosto de preparar, e a engenharia é tão bem projetada, tão harmoniosa que se não houver muita pesquisa e tentativa você piora o carro.
Preparação. Filtro esportivo (custei para achar uma mangueira que service), reprogramação da ecu, abafador race-chorme, aro 17 pneus 205/40, lâmpada cristal vision Philips branca e amarela, rebaixamento por corte de elos (pior coisa que fiz), depois com molas esportivas o carro ficou baixo e confortável, remoção do catalizador (pior coisa que fiz) perdi rendimento, a média ficou horrível e aumentou o consumo)
Não interferiu muito na qualidade e estrutura, não quebrou nada por causa das alterações com exceção das luzes, além de ser piores que as originais (a cristal vision amarela era melhor porém o valor não compensa o resultado) estragaram o soquete das lâmpadas.
[Best Cars] Desde o Clio venho utilizando esse canal de informação para conhecer os carros e antes de comprar utilizo para conhecer melhor os modelos.
[Data de publicação] 17/4/20
—
[Nome] Samuel
[Cidade] Campo grande
[Estado] MS
[Versão] Expression
[Motor] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Valor de compra, não existe carro com esse nível de equipamentos pelo valor cobrado. Custo benefício bom, carros de outras marcas do mesmo ano e com os mesmos equipamentos no geral saem 10k mais caros.
[Principais aspectos negativos] Suspensão frágil (qualquer buraco chega no fim de curso do amortecedor), para-lamas de plástico, carro parece frágil de uma maneira geral… Própria concessionária fica em dúvida sobre qual é a peça de reposição, Renault parece que nesta versão e ano, fez um mexidão com peças de Sandero e Clio de anos anteriores.
[Defeitos apresentados] Anel de cobre do bujão do cárter esfarelou (pode ser que tenha sofrido aperto em demasia), algumas engasgadas em segunda marcha (concessionária informou que era combustível adulterado), falhas na primeira partida do dia quando abastecido com álcool (concessionária informou que gasolina do tanquinho era velha). Não uso mais álcool no veículo com medo de ficar na mão.
[Concessionárias] Não resolvem nada, somente arrumam desculpas para as falhas do veículo. Nem sabem ao certo qual é o modelo das peças de reposição ( ao ponto de ter que olhar ), culpa da Renault pela mistura que fez nesta última versão do Clio, um pouco de peças do Sandero + peças do Clio de anos anteriores.
[Comentários adicionais] No geral, se quiser um carro completo, de ano bom e barato, vale a pena… Agora se tem grana para comprar um carro melhor, não pense duas vezes e fuja do Clio. Revenda do carro é garantida de perder dinheiro.
[Best Cars] Uso com frequência, não compro carro sem consultar o Best Cars.
[Data de publicação] 5/4/19
—
[Nome] Charles Kuster
[Cidade] Joinville
[Estado] SC
[Versão] hatch
[Motor] 1.0 16V
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro econômico, bons freios, estabilidade, bom acabamento interno, estilo, acho ele reforçado na suspensão por ser um carro pequeno, bom motor e bom de manobrar no trânsito.
[Principais aspectos negativos] Barulho do compressor ar condicionado, problema crônico dos clio 1.0, tecido do estofamento péssima qualidade, tampão traseiro muito fraco.
[Defeitos apresentados] Estou com ele a 2 meses, só uso gasolina aditivada, começou a acender a luz de injeção no painel, no diagnóstico acusou problema no catalizador, mas cfe meu amigo mecânico é por causa da péssima qualidade da gasolina, não vou sair trocando pçs sem necessidade. Botei no alcool e os sensores de oxigênio até agora não acusaram mais.
[Concessionárias] Aquí na minha cidade péssimo, não existem pçs para nada, tudo sobre encomenda, preços absurdos, falta de respeito com os clientes. Horrível assistência da Renault.
[Comentários adicionais] Sempre achei um carro feio, mas depois que andei com o clio da namorada minha opinião mudou. Carro esperto, gostei muito, tanto que comprei um. Parte negativa é o preço das pçs, tudo caro, autorizada não tem sequer um bujão do carter, nem parafuso, nada.
Pçs de acabamento só no mercado livre, lojas de pçs quando tem ou ferro velho.
[Best Cars] Parabéns
[Data de publicação] 1/6/18
—
[Nome] Helio Caserta Paravani
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Expression
[Motor] 1.0 16v Flex
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é muito bom, tem um ótimo custo benefício, pelo valor que paguei só comprava carros 2014, e sendo 1.0 anda muito bem. O consumo é bom, mesmo com etanol. O câmbio é muito preciso, muito gostoso de usar. Os bancos têm um tecido ótimo e o ar condicionado gela muito bem. Os botões dos vidros elétricos são bons, faceis de usar e tem ótima textura. O quadro de instrumentos é muito bonito e muito prático. O computador de bordo é muito útil.
[Principais aspectos negativos] Acho que o acabamento podia ser melhor, com algum tipo de tecido nas portas, não somente plásticos, acabamento completo no porta-malas, bolsas tipo canguru para passageiros do banco traseiro, entre outros. Perto do meu antigo carro, faltam porta-trecos, pelo menos entre os bancos dianteiros. Falta também auto falantes traseiros. A suspensão poderia ser melhor, qualquer lombada ou valeta ele sofre, os amortecedores fazem barulho. O botão da trava elétrica é muito pequeno, deveria ser maior, como nos clios mais antigos.
[Defeitos apresentados] Até o momento, nenhum problema, somente revisões básicas.
[Concessionárias] Fiz as revisões na concessionária e elas são boas, mas não estão muito interessadas em te ajudar, fazem a revisão e pronto. Eu gostaria de colocar controle de som na coluna de direção, mas estou tendo de cotar em lojas especializadas, pois as concessionárias não tem interesse em colocar. O preço das revisões até agora foram justas.
[Comentários adicionais] Um carro pequeno, econômico, resistente e confortável, apesar de ser um popular.
[Best Cars] Um site muito bom que leio diariamente e que uso sempre que preciso de informações.
[Data de publicação] 1/12/17
—
[Nome] Cristiano Camargo
[Cidade] Ribeirão Preto
[Estado] SP
[Versão] Authentique 2 P hatch
[Motor] 1.0 16 V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Desempenho, economia, conforto, suspensão macia, design lindo, confiabilidade, estabilidade nas curvas, robustez da mecânica e lataria, motor nervoso e esportivo, bancos confortáveis, direção mecânica muito leve, macia e precisa, embreagem levíssima, já rodei 6500 km com ele de pura alegria e satisfação, nunca quebrou e nunca deixou na mão!
[Principais aspectos negativos] visibilidade traseira, engates do câmbio são macios, mas poderiam ser um pouco mais precisos, sobretudo reduzindo de terceira para segunda marchas
[Defeitos apresentados] nunca apresentou nenhum defeito, nem mesmo pneu furado
[Concessionárias] Atendimento cordial e rápido, revisões baratíssimas e rápidas também, até hoje só fui nas concessionárias para as revisões, pois nunca quebrou. Moças lindíssimas e muito prestativas e agradáveis no atendimento
[Data de publicação] 30/6/17
—
[Nome] Leandro Santos
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Sedã Alizé
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2006
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Custo X benefício, robustez e durabilidade geral, desempenho, suspensão, estabilidade, iluminação dos faróis, porta malas, ar condicionado, acabamento, campo visual dos retrovisores externos, itens de conveniência (retrovisores elétricos, regulagem de altura do volante, alarme na chave, etc), conforto, segurança (airbag duplo de série), prazer ao dirigir, disponibilidade e valor de peças, facilidade de manutenção, seguro barato, etc.
[Principais aspectos negativos] Localização dos comandos dos vidros elétricos, imprecisão do trambulador em trocas rápidas de marcha, deslocamento da alavanca do câmbio em acelerações e desacelerações, barulho de vento e do motor invadem a cabine acima de 120km/h, direção hidráulica ligeiramente pesada, fixação das telas dos alto-falantes (resolvi prendendo-as com abraçadeira plástica – enforca gato) e aglomeração de reservatórios de abastecimento (lavador do para-brisa, fluido de freio, óleo da DH, sistema de arrefecimento, sistema de partida a frio – é preciso muito cuidado, por exemplo, em postos de abastecimento).
[Defeitos apresentados] Iluminação do painel de instrumentos era acionada ao acionar os freios com a marcha a ré engatada (resolvido após eliminar mau contato nos conectores das lanternas traseiras); Ruído na “suspensão” dianteira (na verdade o problema era folga nas travas das pastilhas de freio, resolvido utilizando pastilhas originais Renault, adquiridas em concessionária); Vazamento de água do sistema de arrefecimento no interior do veículo (infelizmente é necessário desmontar todo o painel do veículo para substituição do radiador do Ar Quente – peça barata, mas com M.O. cara em virtude da complexidade); Infiltração de água no porta-malas (resolvido através de reaperto na fixação da lanterna traseira direita); Vibração excessiva do motor (resolvido através da troca do coxim localizado na frente da correia); Vidros elétricos faziam estalos durante subida e descida (resolvido após substituição das guias e roldanas plásticas por onde passam os cabos de aço).
[Concessionárias] Boa disponibilidade de peças e bom atendimento. Poderiam praticar preços mais em conta para carros mais antigos. Em geral, estou satisfeito. OBS: Sempre que possível, recorra a peças originais. Muitas vezes, as concessionárias concedem descontos, tornando as peças até mais em conta que as encontradas nas casas de peças paralelas.
[Comentários adicionais] Sempre tive automóveis VW e FIAT (em geral, muito bons) e meus dois últimos veículos foram FORD (Focus GLX 1.6 Mk1 e Focus GLX 2.0 Aut Mk2). A aquisição do Clio foi realizada exclusivamente por uma questão racional. Eu precisava de um veículo bom e barato. Achei que o choque seria enorme, já que estava deixando um excelente automóvel médio (Focus Aut Mk2) pra encarar um velhinho compacto. O Clio foi e continua sendo uma grata surpresa pra mim. Sou 2º dono (adquiri de um primo que comprou 0km), estou com ele há pouco mais de 2 anos, já rodei mais de 40.000km, faço viagem noturna todos os finais de semana, fiz viagens muito longas e o carro surpreende positivamente em um contexto geral.
Quem busca um veículo barato e preza pelo mínimo prazer ao dirigir, o Clio 1.6 é uma ótima pedida. Basta adquirir um Clio com boa procedência, investir em uma boa manutenção preventiva inicial e se surpreender com o carro. Outra dica de ouro; se o seu mecânico fala mal do Renault Clio, procure outro mecânico. Asseguro que, adquirindo um Clio bem cuidado pelo proprietário anterior e entregando-o a um bom profissional para as manutenções corriqueiras, você terá um excelente veículo, com relação custo X benefício praticamente imbatível na faixa dos atuais R$15mil (FIPE em Mar/2017).
Vejo outros proprietários reclamando de valor de peças, mas isso não ocorre quando você pesquisa de forma adequada. É fácil encontrar peças de boas marcas nas lojas independentes e vai se surpreender positivamente ao consultar a rede Renault. Muitas vezes, peças originais mais baratas que as paralelas. As únicas peças que são realmente “caras” (ligeiramente acima do valor dos concorrentes) são os amortecedores e o kit da correira dentada do motor (1.6 16V), porém, são itens que duram muito.
E falando em motor… Que show (palavra de quem teve Focus 2.0 Duratec)! Em virtude da boa relação peso X potência, o Clio 1.6 possui desempenho superior a muitos 2.0 e consumo inferior ao de muitos 1.4. É um motor elástico e extremamente eficiente e robusto. Esse ótimo desempenho, aliado a um ótimo comportamento dinâmico (freios, estabilidade, direção), promovem prazer ao dirigir acima da média. Já dirigi muito Fiesta Sedã, Corsa Sedã (G1 e G2), Siena e outros sedãs compactos e acho o Clio superior nesse sentido. Anda bem, faz curvas com eficiência (mesmo próximo do limite) e tudo isso de forma discreta e silenciosa. Somente acima dos 120Km/h nota-se nível de ruído mais elevado, mas como raramente se anda acima dessa velocidade, não se pode reclamar disso.
Mais uma dica; ao se deparar com um problema, pesquise nos Fóruns e Clubes Renault. Há defeitos que parecem altamente complexos e de alto custo, mas na prática não é nada disso. O Clio (pelo menos dessa série do meu) é um carro extremamente robusto e confiável. Obedecendo a dica de comprar um Clio bem cuidado, a satisfação será garantida. E com baixíssimo custo de aquisição.
[Best Cars] BCWS sempre foi e continua sendo referência pra mim. O site começou muito bem e continua sendo uma das melhores (senão a melhor) fonte de informações no meio automotivo.
[Data de publicação] 24/3/17
—
[Nome] Jônatan
[Cidade] Passo Fundo
[Estado] RS
[Versão] Expression
[Motor] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Manutenção, IPVA e seguro são mais baratos que dos concorrentes e economiza combustível. Não é visado por assaltantes. Em viagem, rodando a 90 Km/H dificilmente faz menos de 18,5 KM/L em gasolina. Na cidade, em transito pesado (utilizando até 3ª marcha), faz média de 10 KM/L no combustível fóssil. O Carro é leve e possui bom desempenho/economia se souber “calibrar” o acelerador.
[Principais aspectos negativos] Direção hidráulica poderia ser um pouco mais leve. É necessário manter o motor acima de 2.500 rpm para obter desempenho satisfatório.
[Defeitos apresentados] Até o momento sem defeitos, como é esperado em carros com baixa quilometragem.
[Concessionárias] Atendimento da Renault é igual as concessionárias de outras marcas. Carece de melhor atendimento e preços mais acessíveis nas peças originais.
[Comentários adicionais] “É um popular honeto para uso diário, sem ostentação.” Atende as expectativas do cliente que procura boa relação custo/benefício.
[Best Cars] Acompanho o site faz 15 anos e sempre gostei das abordagens dos textos. Sempre consulto sobre novidades e opinião de leitores antes de comprar algum modelo de carro.
[Data de publicação] 26/8/16
—
[Nome] Maicon Junior
[Cidade] Sapiranga
[Estado] RS
[Versão] Expression
[Motor] 1.0 16V
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O que se sobressai nesse carro é a relação custo x benefício, pelos itens de série, preço e consumo. Peguei o carro há poucos meses com 1 ano de uso e a desvalorização beirando os 20% do preço de venda. A suspensão do carro tem um bom equilíbrio e filtra bem as irregularidades dos pavimentos brasileiros, que são horríveis. O carro é o único do segmento de entrada que conta com computador de bordo, além dos itens básicos de trio elétrico, o que comprei veio com insulfim, faróis auxiliares e rádio com entrada USB. O consumo do carro é um absurdo, antes dos modernos e econômicos motores 3 cilindros, nada podia ser mais econômico que o Clio, a exceção dos híbridos, fiz uma viagem de 400 km com o carro carregado e fiz uma média absurda de 21,3 km/L na ponta da bomba, o computador de bordo sempre marca um pouco menos. No dia a dia, entre rodagem em vias urbanas e rodoviárias a média fica entre 16,5 e 18, nunca abaixo disso.
[Principais aspectos negativos] Poucos, mas vamos listá-los: – Carro dormente em baixas rotações, tem que pisar mesmo pra dar fôlego no motor 16V… sempre tive carro 8V e foi mudança da água pro vinho. Retomadas em baixa rotação exigem paciência e grande troca de marchas. – As marchas são um pouco ruins de engatar, a 1ª e 2ª exigem um certo esforço para serem engatas, mas é questão de costume, depois de uma semana nem se nota. O câmbio é bem justo. – O pára-brisa traseiro é super pequeno, visibilidade quase nula… aprendi a usar e abusar dos retrovisores. – Poucos porta objetos no interior do carro, novamente o projeto com 17 anos dando as caras de estar cansado.
[Defeitos apresentados] Sem defeitos até o momento. O dono anterior era muito cuidadoso com o carro, mantive o mesmo cuidado.
[Concessionárias] Muito bom! Fiz a revisão dos 30 mil e foi conforme o preço fechado informado no site. Entreguei o carro imundo e me devolveram limpinho, brilhando. Ponto para a concessionário DR SUL de Novo Hamburgo.
Me ofereceram alinhamento, geometria e rodízio por módicos 99 reais, “na promoção”. Recusei, consigo fazer pela metade do preço fora.
[Comentários adicionais] Pesquisei muito antes de escolher o clio. Atende a todas as minhas necessidades. Custo x benefício excelente.
[Best Cars] Minha fonte de consulta para tudo que se refere a carros. Ferramenta de conhecimento inesgotável!
[Data de publicação] 1/7/16
—
[Nome] Abrahao
[Cidade] São José Do Rio Preto
[Estado] SP
[Versão] Hatch Privilege
[Motor] 1.6 16v
[Ano-modelo] 2005
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Muito econômico para o desempenho que tem, fazendo 12km/l na cidade (com ar ligado faz 10,5) e na estrada chega a fazer 16,6km/l (ar ligado e velocidade de cruzeiro em torno de 90-100km/h), tudo na gasolina. Acabamento bem superior aos concorrentes e melhor equipado, a versão Privilege é a topo de linha e oferece mais itens de conforto. Excelente estabilidade independente do piso, usar bons pneus ajudam muito. De todos os carros de entrada oferecidos no mercado nacional, considero o Clio 1.6 16v como a melhor opção. O desempenho é instigante e o consumo racional, vai deixar saudades com certeza.
[Principais aspectos negativos] Tem alguns pontos negativos como qualquer carro, mas nada que o desmereça.
A posição dos botões do vidros dianteiros é à frente do cambio, nada intuitivo ou confortável. A direção e a embreagem são um pouco duras, mas não acho que atrapalhem, é apenas uma característica (é um Clio e não uma Mercedes). Os freios poderiam ser melhores, leva certo tempo para se adaptar ao tempo de frenagem. Os faróis amarelam com o tempo, um polimento resolve.
[Defeitos apresentados] Coxim do cambio sempre acaba estragando, a cada 20mil km é fatal vc ter que trocar, é um erro de projeto mesmo. Custa em torno de 80 reais a peça e o diagnóstico é a vibração intermitente quando vc para em semáforos, vc sente o carro dando uns tranquinhos e a alavanca do cambio se move bastante nas acelerações.
[Concessionárias] Procurei algumas vezes e mau atendimento é uma coisa absurda. Preços das peças por exemplo, queriam R$1.200,00 reais num jogo de borracha das portas, ou R$380,00 reais nas calotas centrais das rodas de liga-leve. Deixar o cliente no balcão para ficar conversando no telefone por meia hora. Não ter peça nenhuma em estoque e pedir 20 dias úteis para chegar da fábrica. Tenha um mecânico de confiança, não importa qual carro vc compre.
[Comentários adicionais] Recomendo muito e poderia elogiar o dia inteiro. Se cuidar do carro e for criterioso nas manutenções, nunca terá decepções.
[Best Cars] Procuro sempre como base de referência para futuras compras. Excelente site!
[Data de publicação] 1/7/16
—
[Nome] Ricardo Martin
[Cidade] Piracicaba
[Estado] SP
[Versão] CLIO PRIVILÈGE HATCH
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] economia/ custo-beneficio/carro super rápido/prazer de dirigir/melhor carro da Renault em equipamentos de segurança ( air bag, abs, computador de bordo, farol neblina, lanterna traseira de neblina, rodas liga leve ) acho que foi um dos melhores carros da Renault de baixo custo já vendidos no brasil)
[Principais aspectos negativos] nada
[Defeitos apresentados] não
[Concessionárias] pode melhorar, peças ainda caras.
[Comentários adicionais] relação custo beneficio/foi excelente carro da renault/ poderia voltar ao brasil o modelo europeu de 200 cv
[Best Cars] excelente site, simplesmente o melhor.
[Data de publicação] 11/3/16
—
[Nome] Heber Pini Silva
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Privilege Hatch
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2006
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Consumo: média de 11,0 km/l na cidade e 14km/l na estrada na gasolina e 7,5KM/l na cidade no álcool Motor: ótima arrancada e não deixa a desejar na final com seus 115cv de potência. Itens de série, pois trata-se da versão top para o modelo. Funcionamento perfeito do ar condicionado sem perder muito em potência. Excelente custo benefício. Seguro extremamente em conta em relação a outros modelos com mesmas características.
[Principais aspectos negativos] Baixa acústica para o interior quando em altas rotações. Pouco espaço interno para passageiros no banco de trás, se o motorista for alto, impossível alguém andar atrás, o que o torna ideal para famílias com apenas um filho. Espaço reduzido para bagagens.
[Defeitos apresentados] Aos 37000 Km foi necessário troca da bomba hidráulica da direção, do mais só manutenção básica e essencial para conservação do veículo.
[Comentários adicionais] Excelente carro para as condições mencionadas e para mulheres também
[Best Cars] Compro meus veículos após consulta no site, o que não foi diferente com o Clio e agora venho deixar minha contribuição. Melhor meio de pesquisa que conheço para ajudar a avaliar e escolher o próximo veículo a ser adquirido.
[Data de publicação] 9/10/15
—
[Nome] Jefferson Ramos
[Cidade] Matinhos
[Estado] PR
[Versão] Expression Hatch
[Motor] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2005
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro manteve basicamente o mesmo desenho durante anos, o que faz com que muitas pessoas pensem que ele é mais novo do que realmente é. E o design, apesar de já ser bem defasado, ainda me agrada bastante. O carro já tem mais de dez anos e não tem aspecto de carro velho.
O acabamento interno é até sofisticado se comparado com outros hatchs da mesma época.
Posição de dirigir é bem confortável, o banco não tem regulagem de altura, mas não me faz falta. O formato de concha te segura bem quando entra numa curva de forma mais agressiva.
O espaço interno é ótimo, desde que seja você dirigindo e mais um passageiro na frente, rs.
O motor é bem robusto e confiável, nunca fiquei a pé na rua ou na estrada com esse carro. Basta manter a manutenção em dia, que ele não te deixa na mão.
E o desempenho é honesto para um 1.0, como não costumo dirigir outros carros, não tenho muito parâmetro para comparar desempenho. E é econômico, últimas médias foram de 13km por litro em uso misto cidade/estrada, achei pouco mas depois fui percebendo que estava na hora de trocar velas. Agora que troquei essa média deve aumentar.
[Principais aspectos negativos] O espaço é apertado para quem vai atrás, o que não chega a ser um problema pra mim, já que na maioria das vezes estou sozinho ou com a minha namorada. O porta malas idem.
O acionamento dos vidros elétricos é por botões que ficam ao lado da alavanca de câmbio, lugar pouco ergonômico e intuitivo. Nos modelos seguintes o botão mudou para a porta.
Preço de algumas peças é um pouco salgado, mas em compensação tudo que se coloca nesse carro tem muita durabilidade, a ponto de esquecer quando foi a última troca (por ex: bobina de ignição, bomba d’água, que são itens que já troquei há tempos e acho que ainda vão durar bastante)
[Defeitos apresentados] Logo que peguei o carro, estava com problema na válvula termostática que não marcava direito a temperatura. Foi substituída e nunca mais deu problema. Na mesma ocasião precisei trocar a bobina de ignição, pois o motor estava apresentando falhas.
Já tive problema com o sensor de velocidade, um problema bem comum no clio. O problema maior disso, é que ele além de não marcar a velocidade, também não marca quilometragem. Como demorei pra fazer a troca, não sei a quilometragem real do meu carro. Marca 80.000, mas imagino que tenha de 5.000 a 10.000 km a mais.
Alguns meses depois de pegar esse carro, troquei correia dentada e correia de acessórios, mas não por nenhum defeito, e sim por prevenção. Mas aproveitei para trocar a bomba d’água, que estava apresentando vazamento. Coloquei uma paralela, porque a original, somada ao serviço de troca das correias ia ficar muito caro, mas nunca mais deu problema, já faz mais de 2 anos.
O último defeito foi falha no motor, que estava muito fraco, principalmente nas subidas. Além disso, em baixas rotações o carro não vibrava, e sim chacoalhava um monte, além de beber muito. Troquei as velas e o carro parece novo, agora o motor tá bem firme e esperto outra vez.
[Comentários adicionais] Pensando na relação custoxbenefício, acho difícil pensar numa opção mais vantajosa. O carro tem ar condicionado, direção hidráulica, air bag, vidros elétricos e bom acabamento a preço de popular. Que outro carro na faixa de R$ 15.000 oferece tudo isso? Infelizmente, o clio foi sofrendo ano após ano vários downgrades até se tornar pé de boi e equiparar-se a um uno mille. Hoje em dia já não existem mais autênticos Renault, são todos Dacia. Por isso considero os clios de 2003 até 2007 os melhores, e recomendo as versões expression e privilege, que são mais completas.
É lógico que por ser um carro mais antigo, exige mais cuidados na manutenção. Mas depois de mais de 3 anos com o carro, todos os defeitos apresentados não foram graves a ponto de impossibilitar o uso do carro. Foram apenas defeitos sintomáticos que alertaram que estava na hora de substituir alguma peça.
[Best Cars] Foi por causa do teste do leitor que escolhi esse meu carro. E acertei na escolha. Não penso em trocar tão cedo, mas graças às avaliações dos proprietários, já tenho em mente qual será meu próximo carro.
[Data de publicação] 3/7/15
—
[Nome] Acássia Cardoso
[Cidade] BALSAS – MA
[Estado] MT
[Versão] Authentic hatch
[Motor] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Custo-benefício! Carro muito bom,pelo preço, que já não é tão mais em conta que os outros, mas foi o que conseguimos dar a menor entrada (20% do valor do carro). Nosso primeiro zero km. Viajamos 800 km até nossa cidade e ele se mostrou ótimo na estrada, com muita estrada de terra. É econômico, fazendo em média 13 km na estrada. Acabamento bom, aparência bonita, bem acabado. Ponto positivo para o computador de bordo, air bags, ABS. Motor potente, ágil na estrada, com boas retomadas, nem parece 1.0; Anteriormente dirigi um ford ka 2013 na estrada e sofri, pois não conseguia nem fazer ultrapassagens.
[Principais aspectos negativos] Apesar de bonito, passa a sensação de fragilidade. Lataria e vidros finos, para-lamas dianteiros de plástico, cinto de segurança traseiros não retráteis.
[Defeitos apresentados] Com 4 meses de uso, começou um barulho de grilo no ar condicionado, provavelmente alguma ventoinha; Radio veio mal instalado da concessionária.
[Comentários adicionais] Até agora, satisfeitos…vamos ver até os 10.000 km.
[Best Cars] ótimo site, acompanho a muito tempo.
[Data de publicação] 10/4/15
—
[Nome] Miguel Thedin
[Cidade] Bom Jardim
[Estado] RJ
[Versão] expression
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] –
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] –
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] –
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Ótimo desempenho em altas rotações, com economia. Moro na região serrana do Rio e o pequeno Clio sobe serra igual a gente grande.Boa posição de dirigir e ótimos faróis.Também gosto do painel, muito completo e bonito. no meu versão 2015 os cintos traseiros voltaram a ser retráteis, ponto para a Renault.O ar condicionado é muito bom e o interior de um modo geral agrada.O cambio apesar de duro no início, agora chegando aos 8.000 km está cada vez mais macio. Chega a impressionar nas curvas de tão bom que é.
[Principais aspectos negativos] A pintura parece ter poucas camadas, qualquer arranhão já mostra o fundo.Vidros muito finos e lataria também, qualquer encostada e pronto, uma morsa, mesmo eu tendo colocado frisos laterais no meu.Economia porca da Renault, tiraram os protetores dos para-lamas traseiros, resultado, faz um barulho danado quando anda na chuva e enche o bocal do tanque de combustível de lama, eh dona Renault…A suspensão dianteira bate com facilidade no final do curso ao descer de um obstáculo como um quebra- molas por exemplo,incomoda.O motor é bom,anda bem na alta,mas não tem um funcionamento suave,tem um barulhinho de válvulas irritante.
[Defeitos apresentados] Quebrou as molas que ficam embaixo dos bancos, aquelas em forma de “S”, primeiro a do motorista e logo depois a do carona, detalhe peso 75 kgs!!Veio também com um difusor de ar do lado do motorista quebrado( Não abria), tudo resolvido aos 3.000 km pela concessionária.
[Concessionárias] A Eiffel serra de Teresópolis RJ atende bem, são atenciosos e rápidos, só vacilaram no conserto do banco do carona onde o mecânico quebrou um calço do banco e ficou na dele,o banco ficou manco e como não revisaram os serviços feitos, me entregaram o carro assim mesmo, só notei depois de rodar alguns km, voltei a Eiffel e fui prontamente atendido e o calço trocado.Detalhe,não tinham a peça no estoque e tiveram que tirar de outro carro para me atender, mas resolveram.
[Comentários adicionais] Ótimo custo benefício, muito econômico e bem confortável para a seu nível,o motor é excelente mais só acima de 3.000/500 RPM, abaixo disso a coisa complica. Também não gosto do ruído de válvulas do motor, mais isto eu já sabia, característico dos motores Renault.
[Best Cars] Show de bola, sempre que quero comprar um carro olho aqui!!
[Data de publicação] 30/1/15
—
[Nome] Carlos A. Paim
[Cidade] Cuiabá
[Estado] MT
[Versão] Expression 1.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 1
[Câmbio] 2
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Forração dos bancos, boa posição para dirigir, faróis iluminam muito bem, painel muito funcional e completo. Ar condicionado gela muito bem (mesmo com o calor de Cuiabá). Impressiona bastante o desempenho do motor em altas rotações, anda muito bem sendo bastante ágil na estrada.
[Principais aspectos negativos] O que o motor tem de bom em altas rotações tem de péssimo em baixas rotações; abaixo de 2 mil rpm é morto. Consumo está bem alto, já foi a concessionária que segue alegando que é isso mesmo – 12 km/l (gasolina)na estrada a 120 km/h com ar ligado. Meu ex carro fazia 14,5 na mesma situação (gol g4). Com apenas 20 mil km as pastilhas de freio quase não existiam mais… na minha opinião é muito prematuro – até o ano de 2010/11 vinham com discos ventilados e depois sólidos o que explica esse desgaste maior. O câmbio no início era muito pesado, no momento melhorou bastante. Faltam air bags e cintos retráteis na traseira.
[Defeitos apresentados] Soltou uma parte da forração do piso que foi colado pela concessionária.
[Concessionárias] Atendimento no geral muito bom, sempre lavam o carro e entregam ele limpo. Saiu fora do que a garantia cobre o preço é muito abusivo – jogo de pastilhas de freio mais de R$ 100,00 com mão de obra a troca sairia por R$ 235,00. As revisões tem valores muito altos.
[Comentários adicionais] Um bom carro no geral, se olharmos como era e como ficou infelizmente podemos notar que a Renault depenou o carro para poder baratear o mesmo.
[Best Cars Web Site] Site muito útil a quem está indeciso ou mesmo que saber mais informações sobre os carros que estão no mercado.
[Data de publicação] 21/11/14
—
[Nome] marcus
[Cidade] salvador
[Estado] BA
[Versão] 1.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] A frente do novo clio acho linda! O carro é muito econômico e o motor é o melhor da categoria 1.0. O meu está fazendo com ar ligado no álcool 10,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Na gasolina só fiz o teste na estrada que está 15.5 km/l, com velocidade de 100 km/h, com o ar ligado o tempo todo.
[Principais aspectos negativos] O valor das revisões acho um pouco caro, mas nada de assustar.
[Defeitos apresentados] Nunca apresentou qualquer defeito.
[Concessionárias] Aqui em Salvador não tenho o que reclamar das concessionárias da Renault.
[Comentários adicionais] O carro é muito bom, principalmente para quem quer economia e baixo custo de manutenção. Até o licenciamento não é caro.
[Best Cars Web Site] A bestcars é um site muito bom. Sempre consulto antes de comprar qualquer veículo, pois os comentários são postados pelos donos dos veículos, ou seja, ninguém melhor para opinar do que o próprio dono.
[Data de publicação] 21/11/14
—
[Nome] Telmo Ryoiti Kubo
[Cidade] Franco da Rocha
[Estado] SP
[Versão] 1.0 16v 4 portas
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] No Clio, destaco a ótima posição de dirigir, os bancos e o quadro de instrumentos, com contagiros e relógio. O sistema de direção é relativamente leve. O desempenho dele nas rodovias é muito bom. Atinge com facilidade a velocidade máxima (sem esforço chega aos 170 km/h fácil) e guiado de forma calma, tem um consumo muito bom, principalmente quando se usa gasolina (já fiz 16 km/l). Presença de itens como o aquecedor e desembaçador traseiros.
[Principais aspectos negativos] Algumas falhas de acabamento, principalmente quando se compara com os modelos mais antigos, notado nos plásticos do painel e a qualidade do tecido do estofamento empregado. Comando de câmbio impreciso. Porta malas raso e pequeno.
[Defeitos apresentados] Por usar de forma descuidada e em pisos irregulares (sou obrigado a andar 3,5 km por estradas de terra em condições lamentáveis), os amortecedores dianteiros apresentaram desgaste precoce (principio de vazamento). Ainda dava para rodar, mas como desgastaram também os batentes, tive que trocar os amortecedores. Fiz isso em função dos pneus. Fora isso, mais nada. O carro é valente e muito confiável. Basta ser cuidadoso na manutenção que ele nunca terá problemas. Isso se aplica não só ao meu carro. Vale para todos.
[Concessionárias] Ao mandar meu carro para a terceira revisão, na concessioária Itavema Ceasa, em São Paulo, a dos 30 mil km, recebi um orçamento de 1550 reais, já que, segundo o consultor técnico, havia desgastes nos freios e a necessidade de descarbonização. Achei caro, mas como tinha essa questão da garantia (vai vencer em 2015), autorizei. Com o meu carro de volta, percebi que algumas coisas não foram feitas a contento. Por exemplo, não foram trocados os discos de freio. Simplesmente puseram pastilhas novas. Diante disso, resolvi que agora em diante só levo meu carro em centro automotivo ou mecânico de confiança, já que percebi que a medida que seu carro vai ficando mais rodado, mais cara vai ficando a conta da revisão. Que fique como alerta aos que tem a pretensão de comprar carros da Hyundai, Chery ou Jac, que oferecem garantia de 5 ou 6 anos. Depois da terceira revisão que se percebe o que é concessionária. Depois dessa experiência, cheguei a conclusão que garantia tem que ser de dois anos, no máximo. Quando é mais que isso, começam as extorsões, praticadas por TODAS AS CONCESSIONÁRIAS, SEM EXCEÇÃO (sei de casos de revisões com orçamentos equivalentes a 20% do valor do carro).
[Comentários adicionais] Ótimo carro e uma opção a se considerar. Trata-se de um carro robusto, esperto e econômico. Há três meses, viajei com ele até as serras catarinenses, indo até São Joaquim, tendo antes passado por Joinville, Blumenau e Florianópolis. A viagem foi tranquila e o carro se comportou muito bem.
[Best Cars Web Site] O Best Cars é um excelente site sobre automóveis e a seção teste do leitor é de grande utilidade para quem tem dúvidas na escolha do próximo carro.
[Data de publicação] 24/10/14
—
[Nome] juaquim barbosa
[Cidade] teresina
[Estado] PI
[Versão] 16v 4p
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro muito esperto – nem parece 1.0 – econômico e macio ao rodar.
[Principais aspectos negativos] Pouco espaço no banco traseiro e no porta malas. Desvalorização acentuada.
[Defeitos apresentados] Até o momento nenhum defeito.
[Concessionárias] Não utilizo. A única consulta que fiz, e ainda sim apenas para ter uma base dos preços, foi o preço de um escapamento completo do clio – R$ 3.200,00 na Via Paris Teresina. Se isso não for assalto, não sei o que é.
[Comentários adicionais] Ótima relação custo benefício. Pena que a desvalorização seja tão acentuada.
[Best Cars Web Site] Não troco de carro sem ele.
[Data de publicação] 27/6/14
—
[Nome] Rodrigo
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Consumo nota 10,na cidade 14 gas/ 10 etanol…estrada 19 gas/ 14 etanol…andando a 100 km/h…motor 1.0 16v…muito forte,principalmente de final…nem parece 1.0!suspensao forte e equilibrada!o carro gruda nas curvas!conforto acima da categoria,bancos confortaveis!
[Principais aspectos negativos] Nao gosto da regulagem dos bancos dianteiros,imprecisa…vidros muito finos…
[Defeitos apresentados] apenas manutencao preventiva…discos,pastilhas,oleo a cada 10mil km,filtros etc…
[Comentários adicionais] Carro e um foguetinho…pequeno,leve,motor relativamente potente,relacoes curtas,e folego na estrada devido as 16v…no modelo do meu 2011 a versao de entrada tem itens de serie como,cinto traseiro retratil,desembacador traseiro,ar quente,aviso de luz acesa,conta giro,setas repetidoras laterais…tudo o que no modelo 2012 em diante,foi depenado…(mais ainda rsrs)nao e visado de roubo!recomendo!!
[Best Cars Web Site] excelente!!recomendo a todos!!
[Data de publicação] 2/5/14
—
[Nome] suzana palmer swolinski
[Cidade] curitiba
[Estado] PR
[Versão] expression 1.0 16v
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] motor econômico e de bom desempenho para 1.0, de boa posição de dirigir.
[Principais aspectos negativos] falta da fechadura externa para o passageiro, acabamento simplório mesmo para um modelo de entrada, visualização ruim pela janela traseira.
[Defeitos apresentados] vários problemas, mal cheiro do catalizador, curto elétrico na luz do freio de mão, ferrugem no bloco do motor e torre da suspensão dianteira, barulho no ventilador interno, barulho na porta do motorista, carpetes soltaram, encosto de cabeça descusturado, defeito na pintura.
[Concessionárias] o carro está na concessionária para solução dos problemas após ação judicial.
o mesmo encontra-se encostado a mais de 30 dias e ainda não está pronto.
os funcionários são de extrema boa vontade porém a renault do brasil aparenta não ter interesse em solucionar os problemas.
[Comentários adicionais] apesar da boa negociação, do bom consumo e desempenho, para um carro 0km e com apenas 7 meses, tive muitos problemas deixando o veiculo com um custo beneficio ruim.
seguro muito caro.
[Best Cars Web Site] ferramenta muito boa, principalmente esta sessão, na hora de avaliar um veiculo.
[Data de publicação] 29/11/13
—
[Nome] Carlos
[Cidade] Araruama
[Estado] RJ
[Versão] 1.0
[Ano-modelo] 2003
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Qualidade construtiva, acabamento
Estabilidade, desempenho para 1.0, conforto ao rodar,
[Principais aspectos negativos] Espaço interno traseiro apertado
Peças do motor muito caras
Falta de esquemas de manutenção
Parte elétrica
Amortecedores caros
[Defeitos apresentados] Bobina
Bomba de combustível
Bomba dágua
Ar condicionado
Parte elétrica
[Concessionárias] Ruim. Demora na entrega das peças e cobra preços absurdos
[Comentários adicionais] De ex-compacto premium a pé-de-boi. A cada ano mais pelado! Ainda tem fama de importado mesmo sendo feito no Brasil desde 1999!
[Best Cars Web Site] Excelente orientador para commpra
[Data de publicação] 29/11/13
—
[Nome] Rafael Rocha
[Cidade] Recife
[Estado] PR
[Versão] Sedan Egeus 1.0 16v
[Ano-modelo] 2006
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Apesar de ter 9 anos, o carro é muito bonito, essa série Egeus é perfeita, tem tudo de conveniência, Air Bag, Volante Regulavel, Comp Bordo, Vidro Motorista um toque, estabilidade incrivel, eu viajava nele a 140, até 150, o carro não treme nada, parece um carro superior, faz curva muito bem, o consumo considero ótimo, entre 9 e 10 cidade com ar, e 15 na estrada a 120, andando a 140 fazia 12, o porta molas é enorme, são 510 litros, cabe tudo e mais um pouco, posição de dirigir muito boa, não cansa em viagens longas, engates precisos, e vários itens que agradam o motorista, como abertura apenas da porta do motorista com um toque, e no segundo toque abre as outras portas, abertura porta mala no controle, luzes de cortesia no para sol, trava automática aos 10km/h, cinto de 3 pontos pra todos, excelente iluminação dos faróis e muito mais. O motor é bem valente, demora um pouco pra desenvolver quando está frio, mas depois anda muito bem acima dos 2500 giros, por ser 16v, na estrada é muito bom, só manter acima dos 4 mil giros e ele responde sempre bem, até o barulho é bonito.
[Principais aspectos negativos] O espaço interno pra quem senta atrás não é muito grande, acima de 1,70 aperta um pouco, devido ao extintor o tapete do motorista fica “sambando” nos pés, as tampas dos auto falantes se soltam com muita facilidade e tem poucos porta objetos.
[Defeitos apresentados] Bobina teve que ser trocada com 40 mil, é um defeito típico dos Clios dessa época, mas depois que troca não tem mais problemas, a máquina de abertura do vidro do motorista quebrou e só.
[Comentários adicionais] Em comparação com os concorrentes eu acho que o Clio é o melhor, tive um celta antes dele e a diferença é absurda, o celta consumia demais, relação de marcha ridícula de tão curta, não dava para passar de 120 que o barulho do motor era insuportável, o clio é bem agradavel de dirigir, se desligar o ar nem parece 1.0, tem 76 cv, e o meu onde chegava chamava atenção, a manutenção não é cara como muitos falam, é praticamente a mesma coisa, e o custo beneficio é sem duvida o melhor, é um carro barato que oferece muito.
[Best Cars Web Site] Nunca troco o carro sem olhar antes os comentários dessa sessão, por isso estou fazendo minha contribuição, é sem duvida o melhor site de carros do Brasil.
[Data de publicação] 1/11/13
—
[Nome] Daniel Azevedo Correia
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] EXPRESSION 1.0 16V FLEX
[Ano-modelo] 2006
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Carro sensacional, lindo, confortavel, economico e barato
[Principais aspectos negativos] Valor de revenda
[Defeitos apresentados] não
[Data de publicação] 1/11/13
—
[Nome] Telmo Ryoiti Kubo
[Cidade] Franco da Rocha
[Estado] SP
[Versão] 4 portas
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Destaco o conforto ao dirigir (no trânsito urbano é uma maravilha), a robustez da sua carroceria e suspensões (uso o carro em estradas de terra e até agora não foi preciso alinhamento, sem contar o fato de o carro nunca ter raspado o protetor de cárter), o quadro de instrumentos completo, com conta giros e relógio, preço do seguro, sistema de iluminação (seus faróis de dupla parábola iluminam bem). Presença de itens como aquecedor e cintos traseiros retráteis nesse modelo 2012. Dirigido de forma econômica, chega a passar de 10 km com um litro de etanol. Quando preciso andar rápido, acompanha fácil carros com motor 2.0. Direção mecânica leve e precisa (movimentar o volante não requer muito esforço e detalhe: os pneus usados são 175/65 aro 14″). Portas com ótimas dimensões e fáceis de abrir e fechar. Facilidade em regular seus bancos, além dos mesmos serem muito confortáveis.
[Principais aspectos negativos] Por ter uma suspensão voltada para o conforto, o carro requer um certo cuidado quando se quer andar rápido. Em curvas, principalmente as acentuadas, o carro escorrega muito de frente. Em velocidades altas, acima de 130 km/h, o carro se torna muito sensível aos ventos laterais e ao deslocamento de ar de outros carros. Comando de câmbio um pouco duro e distância entre as marchas um pouco irregular. Visibilidade do espelho retrovisor direito ruim para quem tem baixa estatura. Cabine que aquece com facilidade (coletor de escape junto a “parede de fogo” contribui para isso). Comandos dos vidros elétricos quando instalados como acessórios (no console, a frente da alavanca de marchas). Pequenos descuidos no acabamento interno (detalhe que relevo, já que o carro hoje compete com o GM Celta, VW Gol G4, Fiat Mille e Palio Economy).
[Defeitos apresentados] Nenhum problema até agora.
[Concessionárias] A revisão de 10 mil km foi efetuada na concessionária onde comprei o carro (Itavema da Gastão Vidigal, SP). Serviço normal e as sugestões de extras, como descarbonização e alinhamento e balanceamento, prontamente recusadas por mim). Destaco o fato de que, quando retirei o carro no dia seguinte à revisão, o mesmo me foi entregue lavado, ponto positivo para a concessionária.
[Comentários adicionais] Confesso aos leitores de que a compra do carro foi uma aposta. Já tinha andado em outros Renault e todos os proprietários falavam bem da marca. Após rodar 10 mil km em todo o tipo de estrada, posso concluir que para mim foi uma ótima compra e recomendo. Quem escreve é uma pessoa que já teve dois Gol, um Special e um 1.0 16v G3 4 portas, aprendeu a dirigir em um Corsa 1.0 EFi e de vez em quando dirige um Mercedes Classe A. Não foram poucas as opiniões negativas a respeito da minha compra, quase todas relacionadas a manutenção e dificuldade de revenda. Digo a essas pessoas que se eu estivesse preocupado em perder dinheiro, eu teria continuado com o Gol 16v. Carro eu compro para usar.
[Best Cars Web Site] Importante referência quando se quer saber a respeito de automóveis.
[Data de publicação] 14/6/13
—
[Nome] Jean Araújo
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] SEDAN PRIVILEGÉ
[Ano-modelo] 2004
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é só alegria. Parece um foguetinho na BR, consegue-se chegar a 170km/h sem muitas dificuldades. O meu é 1.0 16v As peças estão mais baratas do que o Palio que eu tinha. Acabamento interno excelente, Ar condicionado gela muito. Muito estavel em curvas e confortável no dia-a-dia.
[Principais aspectos negativos] A suspensão é firme, porém o acabamento interno faz muito ruido em ruas de paralelepípedo. As guarnições da portas e do parabrisa estragam com facilidade. Coxin do cambio tem a tradicional folga, mas rapidamente voce se acostuma. O principal ponto negativo é o preconceito de pessoas que acham que carro é so VW, Chevrolet e Fiat. Vários mecanicos elogiam aprovam o Renault Clio.
[Defeitos apresentados] – bomba de agua. Super barata.
– Vela, bobina e cabos. Manutenção preventiva, o kit custou muito mais barato do somente as velas e cabos do Palio.
[Concessionárias] Não utilizo, mas sei que deveriam prestar um serviço mais acessivel ao nivel do carro que o proprietario tem.
[Comentários adicionais] O carro é maravilhoso. Já tive outros, mas nada supera ter um carro completissimo, inclusive com retrovisor elétrico.
[Best Cars Web Site] Parabéns! Só compra carro ruim agora que quer.
[Data de publicação] 14/6/13
—
[Nome] Ivan
[Cidade] Novo Hamburgo
[Estado] RS
[Versão] RT 1.0 16V
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 110.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Bom preço, acabamento, posição de dirigir, itens de conforto do RT como espelhos elétricos, regulagem do volante, tecido dos bancos…
[Principais aspectos negativos] Pouco espaço no banco de tras e porta mala, mas para um hatch ok… Baixo valor de revenda, ainda muito preconceito quanto as 16v…
[Defeitos apresentados] Bomba d’água R$350,00, vidro elétrico R$120,00, Surdina R$180,00. Tranquilo para um carro de mais de 10 anos de uso.
[Comentários adicionais] Não estou mais com o Clio, fiquei com ele quase 2 anos, só troquei porque queria um carro mais novo. O Clio RT é muito bom, ótima opção entre usados em torno de 13mil, econômico, confortável, bem completo, ótimo custo benefício. Se estiver pensando em um 1.0 usado, entre Celta, Palio, Gol, considere o Clio, deve ser a melhor opção.
[Best Cars Web Site] O Best Cars é o melhor site sobre carros, e a consulta aqui é ótima fonte na hora de trocar de carro.
[Data de publicação] 14/6/13
—
[Nome] Veronica Pauli
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] Expression
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível e GNV
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Aparencia, economia de combustível, seguro mais barato da categoria, ergonomia, desempenho, mesmo usando GNV anda bem.
[Principais aspectos negativos] O acabamento interno não segue os mesmos padrões dos clio anteriormente fabricados, fazendo economias desnecessárias como na fixação do carpete na lateral, não tem o acabamento plastico, sem espelhos no para-sol, fixação das capas das portas mal feito e o barulho de liquido balançando vindo do reservatório de água do parabrisa e do tanque de partida a frio.
[Defeitos apresentados] não.
[Comentários adicionais] Na faixa de preço de 25000 é o que oferece melhor custo benefício, meu carro anterior ero o gol g4, e ele é muito superior, e o seguro a metade do preço, direção muito leve (não é hidraulica). Gostei do carro e recomendo.
[Best Cars Web Site] Sempre consulto para saber o que os carros tem para oferecer, nada melhor do que o usuário para avaliar.
[Data de publicação] 19/4/13