[Nome] Marcus
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[Modelo] Renault Scénic
[Versão] Grand Scenic Dinamique
[Motor] 2.0 16v AT
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] É uma verdadeira nave. Conforto, espaço interno, itens de conveniência e durabilidade de carro de luxo. Infelizmente, chegou ao Brasil com um preço surreal em 2008, cerca de 45 mil dólares, o que inviabilizou as vendas e, consequentemente, a continuidade de sua importação. A Renault ainda trouxe algumas poucas unidades em 2009, mas as vendas foram um fiasco. Apesar de ser “mosca branca”, tem excelente custo x benefício por ser construído sobre a plataforma Megane, com boa oferta de peças originais e paralelas do Megane Grantour (que saiu de produção em 2013) e da família Duster (Oroch), ainda em linha.
[Principais aspectos negativos] O peso excessivo (1800 kg) aliado ao câmbio automático de apenas 4 marchas faz com que o consumo de combustível seja o calcanhar de Aquiles deste modelo. Quando comprei aos 60 mil km, o consumo urbano era 4 km/l. No entanto, com anos de experiência, aprendi a extrair o melhor desempenho mantendo uma dirigibilidade totalmente não-esportiva, com um toque suave no acelerador, mantendo o RPM em 2000. O uso do piloto automático na programação “regulador de velocidade”, com definição da velocidade média na alavanca do limpador de para-brisa, otimiza muito o consumo, sobretudo com trânsito livre. Em viagens, consigo extrair 12,5 km/l a 90 km/h. Na cidade, sem congestionamento, oscila entre 7,5 e 8 km/l. Com transito urbano pesado, tomando a máxima precaução, ele faz 6 km/l na pior condição. Outro ponto negativo é o desgaste prematuro da suspensão devido ao peso do veículo e as condições das ruas esburacadas do Brasil.
[Defeitos apresentados] Desgaste prematuro da suspensão, pane elétrica nos faróis e no freio de estacionamento eletrônico.
[Concessionárias] Serviço caríssimo, tanto pelas peças quanto pela mão de obra.. O pós-venda Renault é péssimo.
[Comentários adicionais] Ainda assim é um carro espetacular, com itens de conveniência impensáveis há 12 anos: sensor de presença dianteiro (que identifica inclusive motociclistas ultrapassando pela direita), sensor de chuva com acionamento automático do limpador de para-brisa, sensor crepuscular com acendimento automático dos faróis, cortinas retráteis para os passageiros da segunda fileira, estabilizador em rampa (o carro não desce com o câmbio automático em D), piloto automático, tacógrafo (limitador de velocidade), teto solar duplo panorâmico (não abre), ajustes de lombar nos bancos dianteiros, uma dezenas de porta-trecos (incluindo alçapões).
[Best Cars] Excelente site, sempre participei desta seção com todos os carros que já possuí.
[Data de publicação] 30/4/20
—
[Nome] Paulo Roberto Durieux
[Cidade] Joinville
[Estado] SC
[Versão] Renault Grand Scénic
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Segurança, espaço, tudo próximo das mãos, conforto, tecnologia embarcada,
[Principais aspectos negativos] Somente quatro marchas, ar condicionado fraco, falta de entrada para pen drive.
[Defeitos apresentados] temporizador do limpador do para brisa com 82000Km.
[Concessionárias] Bom atendimento, porém peças muito caras.
[Comentários adicionais] Leia o manual, o carro possui bip pra tudo, se não aprender como manusear, vai ficar enjoado de tantos sensores acionados.
[Best Cars Web Site] Ótima fonte de informação e pesquisa.
[Data de publicação] 18/10/13
—
[Nome] EDITH GONDIN
[Cidade] FLORIANOPOLIS
[Estado] SC
[Versão] GRAN SCENIC
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] espaço, conforto, durabilidade,
[Principais aspectos negativos] arcondicionado fraco, tecido de revestimento ruim para quem tem crianças,
[Defeitos apresentados] barulho de coisa solta no chão do carro, e a concessionaria nunca conseguiu resolver
[Concessionárias] O atendimento é muito bom, mas a oficina é fraca.
[Comentários adicionais] acho que apra o brasil o carro é muito baixo.
[Data de publicação] 19/4/13