[Nome] Alessandro Bortoluci
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Renault Symbol
[Versão] Privilége
[Motor] 1.6 16v
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro muito bom acima de Logan ,Siena e Voyage, da época passa a sensação de porte médio, muito confortável e macio. ar digital perfeito coisa q nem carro hoje de 60 mil tem, um big carrão com preço acessível quem quer fica acima de popular bem próximo ao médio.
[Principais aspectos negativos] Espaço do banco traseiro e altura dele muito baixos , qualquer um raspa a cabeça no teto ,e preço das peças na concessionária também é quase de um médio muito caro e mão de obra mais ainda e consumo moderado.
[Defeitos apresentados] Tô com ele a quase 2 anos somente freios e disco trocados , sempre tem um barulhinho Chato que aparece mais , não é mais carro zero km né , fora isso nenhum outro
[Comentários adicionais] Super carro recomendo
[Best Cars] Ótimo
[Data de publicação] 15/5/20
—
[Nome] Daniel de Oliveira Santos
[Cidade] Santo André
[Estado] SP
[Modelo] Renault Symbol
[Versão] Expression 16V
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Excelente motor e design externo do carro. Rodas de liga leve bem desenhadas. Ótima visão do motorista, fácil de estacionar pelo comprimento e largura. Trabalhei como motorista de aplicativo e não teve um cliente que olhou feio pra ele. Se fosse o Clio já teriam torcido o nariz. o Acabamento do painel é lindo sem cansar a vista do motorista. Espaço interno traseiro razoável, especialmente pela altura baixa da coluna central no assoalho. Os bancos dianteiros extremamente confortáveis. Dirigibilidade agradável. Você sente o ronco do motor como se fosse um pequeno jato decolando, é indescritível a sensação de ouvir as trocas de marchas. Consumo excelente, por ser um 1.6. Já fiz no Etanol Aditivado 11 km/l na cidade (sem brincadeira, só limpei uma vez os bicos em 3 anos de uso!) e 13 km/l na gasolina. Na estrada rende muito mais, com 5 ocupantes e ar ligado.
[Principais aspectos negativos] Principalmente peças e manutenção. Concessionária e autorizadas metem a faca (não falam que existem peças compatíveis com o Clio Sedan). Instável nas curvas, se estiver a mais de 60 km levanta uma das rodas traseiras. Suspensão fraca, quebra fácil nos buracos de São Paulo. Por ser apenas 1.6 nas duas versões, deveria ter vidro elétrico nas portas traseiras também. Espaço interno traseiro razoável, pois quem é alto bate a cabeça no teto ao entrar e encosta os joelhos nos bancos dianteiros (levei um chute nas costas de um passageiro, coisa que Logan e Sandero não sentem).
[Defeitos apresentados] Quebrei o silenciador do escapamento (com 95000 km), na concessionaria: $ 900, no mecânico perto de casa, original $250 a peça instalada (até me assustei, achando que era uma das parcelas). Suspensão foram outros $1200 originais dianteiros. A mais pesada foi o SEMI-EIXO, $1700 (escrevi em maiúsculas mesmo porque se tiver problemas com essa peça, prepare o bolso e a paciência, 20 dias pra entregar peça da Argentina). Pivôs originais fracos, mas preço igual ao do compatível $54,00. Disco de freio original saiu em conta, $700 completo (não troque em qualquer loja Bosch!, olho da cara a manutenção).Só isso.
[Concessionárias] Nada a comentar, todas cobram absurdo de peças e mão de obra e demora pra entregar o serviço.
[Comentários adicionais] Nem todo o carro é perfeito, pelos defeitos acima, seria um excelente carro.
[Best Cars] Excelente página, acho única e uma ótima alternativa para as concorrentes Auto e 4 Rodas.
[Data de publicação] 7/2/20
—
[Nome] Lucas Araujo
[Cidade] Ponta Grossa
[Estado] PR
[Versão] Privilége
[Motor] 1,6 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] Selecione
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Conforto, espaço interno, porta-malas, itens de série, cabine silenciosa, consumo baixo de combustível, direção macia.
[Principais aspectos negativos] Farol simples, peças originais, palheta do pára-brisa compatível é muito cara.
[Defeitos apresentados] Pivô da direção teve que ser trocada e a suspensão regulada, o que é normal, visto que na cidade em que moro as ruas são péssimas e cheias de buracos e emendas de asfalto.
[Comentários adicionais] Considero um carro perfeito. Consumo de combustível baixo em se tratando de um carro sedan de tamanho médio (maior que um sedan compacto), faz aproximadamente 10,6 l com gasolina e 9,8 com álcool na cidade, e eu rodando com o carro mais de 10 k, por dia. Na rodovia faz 15,3 por litro.
[Best Cars] É um site confiável para buscarmos informações de automóveis.
[Data de publicação] 20/4/18
—
[Nome] Marcos Domingos
[Cidade] RIo de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] Expression
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos]
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Sem sombras de dúvidas, a mala do Symbol é incrivelmente grande. Sensacional. E, ainda, tem luz interna no que faz toda diferença a noite. Em alta, o carro desenvolve muito bem no que dar segurança nas ultrapassagens.
[Principais aspectos negativos] A marcha é curta demais. O carro chora fácil até quarta marcha. Pra mim, isso é péssimo uma vez que estamos falando de um carro 1.6 16V. Trabalhar nas reduções para ultrapassagem na cidade é sinceramente irritante. O acabamento do carro é horrível, material de péssima qualidade e gosto. Simplesmente, o carro se desfaz . O espaço interno é outro calvário. Para os passageiros que estão atrás, uma viagem vira um pesadelo. Facilmente a cabeça do passageiro, de média estatura, bate nos cantos do teto. Três pessoas atrás é impossível.
[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos.
[Concessionárias] Não utilizei. Fiz manutenções preventivas em um mecânico de confiança.
[Comentários adicionais] A revenda do carro também muito ruim tanto pelo valor de revenda (desvalorização) quanto por pessoas interessadas.
[Best Cars] Muito útil consultar a opinião dos proprietários de um carro que desejamos ter.
[Data de publicação] 24/2/17
—
[Nome] Alexandre Farias
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[Versão] Privilege 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Desenho sóbrio e discreto, que considero agradável. Possui vários itens de série: rodas liga leve, air bag duplo, ac, direção hidráulica, sensor de ré, rádio integrado com controle atrás do volante, vidros elétricos dianteiros e traseiros, pc de bordo.. Ainda veio com cor metálica por 36.000 na época, que era mais barato que os concorrentes em versões peladas.
[Principais aspectos negativos] Acabamento achei que poderia ser melhor por não ser o carro de entrada da marca. Consumo muito abaixo do esperado, 8km/litro na gasolina marcados no pc de bordo rodando 95% na cidade e 80% com ac ligado e não passando de 3.500 giros no geral. Consumo pior que muito 2.0 Automático.
[Defeitos apresentados] Botão de destravar na chave fez um buraco, coisa que não aconteceu em carros anteriores. Descascando a manopla do câmbio. O pior mesmo são as constantes panes elétricas. O carro simplesmente para e não funciona mais.. tem que esperar alguns minutos e ligar novamente. Da última vez nem isso resolveu, só ligou no outro dia. O pior das ocorrências foi numa BR, o carro simplesmente começou a perder potência até travar a direção hidráulica e desligar.
[Concessionárias] A primeira vez que usamos, relatei o consumo alto do carro. Eles resetaram a central e tentaram ajustar a injeção eletrônica. Não sei se isso interferiu nas futuras panes elétricas. As outras vezes que levamos o carro foi para resolver as panes e nada conseguiu dar jeito e o carro volta a ter panes elétricas.
[Comentários adicionais] É uma pena, o carro é bom, completo e foi comprado por um preço honesto. Talvez eu tenha sido premiado mas tivemos um Clio Sedan que ao passar dos 20.000 km começou a ter problemas elétricos também. Eu não tenho preconceitos com marcas ou nacionalidade delas mas a Renault poderia voltar a ter carros genuinamente Renault e não só projetos da Dacia aqui no Brasil. Provavelmente evitarei a marca no nosso próximo carro.
[Best Cars Web Site] Melhor site de carros disparado. Teste do Leitor é leitura obrigatória antes de comprar algum carro.
[Data de publicação] 15/8/14
—
[Nome] Eder Lima
[Cidade] Pendencias
[Estado] RN
[Versão] Privilege
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Custo beneficio, consumo, porta malas, itens de conveniencia, motor com ótimo desempenho e ao mesmo tempo economico, estilo, bom isolamento acustico e suspensão macia.
[Principais aspectos negativos] Espaço interno traseiro apenas razoavel, teto baixo, tinta do painel de pessima qualidade e ausência de cambio automatico.
[Defeitos apresentados] Somente a pintura do painel que descascou em alguns pontos.
[Comentários adicionais] O melhor custo beneficio do segmento a que pertence. Um sedan compacto superior a todos da categoria e equiparavel (ou até mesmo melhor) a alguns médios do mercado. Ia colocar a baixa liquidez e desvalorização como ponto negativo, mas não coloquei porque isso não decorre do carro ser bom ou ruim e sim de um fator cultural do brasileiro que supervaloriza carroças travestidas de carro (desde que sejam boas de revender) e despreza bons carros que não sejam tão bons de revenda. O melhor exemplo disso são os carros de entrada da VW e GM (gol, corsa, fox e celta) que não chegam aos pés de um francês em termos de conforto e conveniencia mas são idolatrados pelo mercado brasileiro. Por sua vez, bons carros como alguns da Renault e Citroen (o proprio symbol, c4 pallas) sofrem uma desvalorização injusta por causa da ignorância do consumidor.
[Best Cars Web Site] Até hoje, o melhor e mais completo site sobre carros que já encontrei. Tornou-se minha biblia automotiva.
[Data de publicação] 5/9/13
—
[Nome] sergio luiz alves
[Cidade] SANTA CRUZ DO SUL
[Estado] RS
[Versão] EX1616V
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] como sedã médio,tem preço acessivel,bom desempenho tanto na cidade quanto estrada.bom de dirigir, econômico, ótimo porta malas para quem gosta de viajar em família.
[Principais aspectos negativos] no meu caso,o excessivo e prematuro desgaste dos pneus, trocados em nome da segurança ao completar 17.000 km.e utilizados em estradas de boas e ótimas condições, e na cidade.
[Defeitos apresentados] defeito mecanico nenhum.o que ele tem de defeito desde que o retirei da concessionária, é que entra água na cabine sempre que chove.o veículo já ficou imobilizado (termo adotado pela renault)por mais de 30 dias, somadas todas as vezes em que o deixei na revenda weicolo comercio de veiculos ltda em santa cruz do sul(rs) onde o comprei.até hj, passado 18 meses de uso nao conseguiram resolver problema.não sei se é problema de montagem o projeto, mas é inadmissível que ao descubram por onde entra agua na cabine.agora acionei revenda e montadora na justiça para fazer valer meus direitos de consumidor.
[Concessionárias] A concessionária que utilizo é a mesma onde comprei o carro.o atendimento é simplesmente lamentável.pós venda simplesmente nao existe.o descaso com clientes na oficina, é lamentável.acionei a gerência regional da revenda, depois o sac da marca, que me auxiliaram no atendimento.mas a realidade na revendedora é muito diferente.estou completamente insatisfeito com o atendimento da marca.
[Comentários adicionais] tirando os problemas com a infiltração de agua, estou satisfeito com carro.compraria outro!!!
[Best Cars Web Site] conheci o site atraves do advogado que contratei para acionar a renault.gostei muito.trabalho sério.
[Data de publicação] 9/8/13
—
[Nome] david freitas jacques
[Cidade] porto alegre
[Estado] RS
[Versão] privilege
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] o forte do symbol realmente é o motor 1.6 16v 115cv um espetáculo, o motor responde muito rápido mesmo,tem boa estabilidade, consumo é bom 14.5 gasolina com ar ligado na estrada a 120 km/h e 11,5 gasolina na cidade. ruído do motor não passa para a cabine, muito bem mesmo. ter um carro com air bag,freios abs, computador de bordo, ar digital por R$ 38.000,00 realmente é o melhor custo benefício.
[Principais aspectos negativos] o espaço do banco traseiro é um pouco limitado, mas não compromete, sendo 3 crianças ou 2 adultos e uma criança atrás, vai bem.
[Defeitos apresentados] veio com barulho nos vidros das portas dianteiras, mas foi resolvido na concessionária, a renault peca muito no controle de qualidade. deveriam avaliar o carro antes de entregarem aos seus donos.
[Concessionárias] comprei na iesa em porto alegre, sempre atenciosos.
[Comentários adicionais] o carro é gostoso de dirigir e o motor te convida para a estrada. O symbol é muito melhor que voyage,prisma, siena, peugeot…
[Best Cars Web Site] fonte de consulta obrigatória para compra de veículo.
[Data de publicação] 8/3/13
—
[Nome] Thais Oliveira
[Cidade] Americana
[Estado] SP
[Versão] Privilege
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro em si é ótimo, ar digital, rodas de liga leve, freio abs q em situações já fez a diferença…Porta malas gigantesco, conforto.
[Principais aspectos negativos] A própria Renault é oponente do carro… Simplesmente se esqueceu de que o fabrica… Muitas pessoas nem sabem q o carro existe… Perdi a conta de quantas pessoas me disseram q nunca tinham visto ou ouvido falar do carro…
[Defeitos apresentados] não
[Concessionárias] Péssimo atendimento Andretta Americana.
[Data de publicação] 8/3/13