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Comparativo Completo

Focus e Brava opõem qualidades

Os médio-pequenos de cinco portas da Ford e da
Fiat oferecem conforto e desempenho a bom preço

Fiat Brava ELX 1,6 16V Ford Focus 1,8 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Depois de ser ameaçada pela Renault em sua quarta posição no mercado, a Ford decidiu se mexer -- para valer -- no segmento dos médio-pequenos. Ao lado do veterano Escort, chega o arrojado Focus, trazendo linhas de grande personalidade, mecânica eficiente e um preço bastante competitivo, a partir de R$ 29.955.

Para conferir as chances do novo carro nessa concorrida categoria, colocamos o Focus 1,8 hatchback frente a frente com o Brava ELX 1,6, ambos de 16 válvulas, cinco portas e com preços próximos (veja os valores). A diferença de cilindrada pouco significa em nossos critérios: muito mais importante é o equilíbrio em potência e custo, em que o Brava HGT de 1,75 litro e 132 cv fugiria da faixa deste Focus, equiparando-se à versão Ghia 2,0 (130 cv) da Ford. Da mesma forma, se fossem o Astra ou o Golf escolhidos para o confronto, ao Focus 1,8 oporíamos as versões 2,0 de oito válvulas (leia comparativo incluindo o Astra e o Golf).

Clique para ampliar a imagem Conjuntos semelhantes em estilos diversos: o Brava é todo arredondado, o Focus é mais alto e tem linhas angulosas -- mas ambos são bastante atuais, em que pese os seis anos do Fiat

Se há um grande mérito no desenho do Brava, é continuar atual diante de concorrentes bem mais recentes. O Fiat foi lançado na Europa em 1995, antes mesmo do Marea (1996), sendo três anos mais antigo que o Focus. Mas a ousadia de suas linhas, com destaque para a frente baixa e afilada, os faróis diminutos (superelipsoidais no facho baixo e de superfície complexa no alto, este o tipo adotado no refletor único do Focus) e a original traseira com lanternas em três estreitos segmentos, mascara seu envelhecimento. E o torna, para muitos, mais atraente que seu discreto sucessor Stilo (saiba mais).

A maior ousadia está nas lanternas traseiras: três segmentos no Brava (esquerda) e conjuntos nas colunas no Focus, posição mais segura no tráfego denso e em eventuais colisões Clique para ampliar a imagem

Arrojado também é o Focus, sobretudo nesta versão hatch, em que as lanternas traseiras ficam nas colunas, bem elevadas -- o que é ótimo no trânsito denso, por permitir sua visão por motoristas mais distantes, além de as tornar pouco vulneráveis em colisões. O estilo new edge dos novos Fords fica evidente na combinação de curvas e arestas por toda parte, dos faróis aos vidros, do alojamento da placa traseira aos repetidores de luzes de direção nas laterais (que o Brava também possui).

Se personalidade e ousadia não faltam aos dois modelos, qual agrada mais? É uma questão pessoal, pois desenhos arrojados nem sempre são bem aceitos, como já se viu no passado com Uno, Kadett e outros. A nosso ver, ambos são muito atraentes, mas há -- até mesmo na equipe BCWS -- quem rejeite a traseira "vazia" do Focus, em que faltam as lanternas em posição tradicional. Portanto, cabe ao leitor fazer seu próprio julgamento.
Continua

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