Focus e Brava opõem qualidades Os
médio-pequenos de cinco portas da Ford e da |
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Depois de ser ameaçada pela Renault em sua quarta posição no mercado, a Ford decidiu se mexer -- para valer -- no segmento dos médio-pequenos. Ao lado do veterano Escort, chega o arrojado Focus, trazendo linhas de grande personalidade, mecânica eficiente e um preço bastante competitivo, a partir de R$
29.955. |
Conjuntos semelhantes em
estilos diversos: o Brava é todo arredondado, o Focus é mais alto e
tem linhas angulosas -- mas ambos são bastante atuais, em que pese os
seis anos do Fiat |
Se há um grande mérito no desenho do Brava, é continuar atual diante de concorrentes bem mais recentes. O Fiat foi lançado na Europa em 1995, antes mesmo do Marea (1996), sendo três anos mais antigo que o Focus. Mas a ousadia de suas linhas, com destaque para a frente baixa e afilada, os faróis diminutos (superelipsoidais no facho baixo e de
superfície complexa no alto, este o tipo adotado no refletor único do Focus) e a original traseira com lanternas em três estreitos segmentos, mascara seu envelhecimento. E o torna, para muitos, mais atraente que seu discreto sucessor Stilo
(saiba mais). |
A maior ousadia está nas lanternas traseiras: três segmentos no Brava (esquerda) e conjuntos nas colunas no Focus, posição mais segura no tráfego denso e em eventuais colisões |
Arrojado também é o Focus, sobretudo nesta versão
hatch, em que as lanternas traseiras ficam nas colunas, bem elevadas -- o que é ótimo no trânsito denso, por permitir sua visão por motoristas mais distantes, além de as tornar pouco vulneráveis em colisões. O estilo
new edge dos novos Fords fica evidente na combinação de curvas e arestas por toda parte, dos faróis aos vidros, do alojamento da placa traseira aos repetidores de luzes de direção nas laterais (que o Brava também possui). |
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