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Citroën C5
Exclusive
2,0 16V |
4,78 m |
143 cv |
R$ 112.230* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Quando a Ford apresentou o Fusion renovado, em maio passado, os
holofotes concentraram-se na versão com motor V6 de 3,0 litros e tração
integral, que existia havia anos nos Estados Unidos, mas não era
importada para o Brasil até a remodelação. No Best Cars, esse
Fusion mais potente conseguiu bom resultado na
comparação com VW Passat e
Toyota Camry, todos com preço acima de R$ 100 mil.
A maior parcela das vendas do modelo mexicano, porém, fica com a versão
de quatro cilindros, cujo motor passou de 2,3 para 2,5 litros em
simultâneo às alterações de estilo. É esse Fusion que confrontamos agora
a dois fortes oponentes: o Honda Accord, seu adversário direto no
mercado dos Estados Unidos, país onde é fabricado, e o Citroën C5, uma
alternativa com o jeito tipicamente francês de fazer automóveis. Ambos,
ao contrário do Fusion, estão em novas gerações lançadas há não muito
tempo e ainda não avaliadas pelo site.
Os três colocam-se certamente em equilíbrio em três dos quatro "Ps" que usamos
nos comparativos. Têm igual proposta de uso (sedãs amplos para
uso familiar, aptos também ao transporte executivo), porte
equivalente (a variação não supera 15 centímetros em comprimento e 9 cm
em distância entre eixos) e potência não muito diferente (173 cv
no Fusion, 156 no Accord e 143 no C5) em motores de 2,0 a 2,5 litros com
quatro válvulas por cilindro.
O que realmente os diferencia é o preço, quesito em que o único a não recolher Imposto de Importação
de 35%
—
o Ford
— consegue
expressiva vantagem. O Fusion parte de R$ 79,9 mil e com teto solar, único opcional
oferecido, passa a R$ 83,9 mil. O Accord custa R$ 96,3 mil na única configuração
disponível,
enquanto o C5 vai de R$ 108,2 mil (básico) a R$ 112,2 mil com o teto opcional.
A disparidade de valores deixa no ar a pergunta: eles entregam atributos
à altura do que custam?
Continua
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