Best Cars Web Site
Comparativo Completo

O valor por trás do preço

Clique para ampliar a imagem

Três sedãs de luxo com quatro cilindros, conforto e segurança, separados
por milhares de reais: qual entrega mais pelo que se paga por eles?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

_
Citroën C5
Exclusive
2,0 16V
4,78 m
143 cv
R$ 112.230*
 
_
Ford Fusion
SEL 2,5 16V
4,84 m
173 cv
R$ 83.900*
 
_
Honda Accord
LX 2,0 16V
4,93 m
156 cv
R$ 96.335*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Quando a Ford apresentou o Fusion renovado, em maio passado, os holofotes concentraram-se na versão com motor V6 de 3,0 litros e tração integral, que existia havia anos nos Estados Unidos, mas não era importada para o Brasil até a remodelação. No Best Cars, esse Fusion mais potente conseguiu bom resultado na comparação com VW Passat e Toyota Camry, todos com preço acima de R$ 100 mil.

A maior parcela das vendas do modelo mexicano, porém, fica com a versão de quatro cilindros, cujo motor passou de 2,3 para 2,5 litros em simultâneo às alterações de estilo. É esse Fusion que confrontamos agora a dois fortes oponentes: o Honda Accord, seu adversário direto no mercado dos Estados Unidos, país onde é fabricado, e o Citroën C5, uma alternativa com o jeito tipicamente francês de fazer automóveis. Ambos, ao contrário do Fusion, estão em novas gerações lançadas há não muito tempo e ainda não avaliadas pelo site.

Os três colocam-se certamente em equilíbrio em três dos quatro "Ps" que usamos nos comparativos. Têm igual proposta de uso (sedãs amplos para uso familiar, aptos também ao transporte executivo), porte equivalente (a variação não supera 15 centímetros em comprimento e 9 cm em distância entre eixos) e potência não muito diferente (173 cv no Fusion, 156 no Accord e 143 no C5) em motores de 2,0 a 2,5 litros com quatro válvulas por cilindro.

O que realmente os diferencia é o preço, quesito em que o único a não recolher Imposto de Importação
de 35% — o Ford consegue expressiva vantagem. O Fusion parte de R$ 79,9 mil e com teto solar, único opcional oferecido, passa a R$ 83,9 mil. O Accord custa R$ 96,3 mil na única configuração disponível, enquanto o C5 vai de R$ 108,2 mil (básico) a R$ 112,2 mil com o teto opcional. A disparidade de valores deixa no ar a pergunta: eles entregam atributos à altura do que custam? Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Simulação de desempenho
> Comentário técnico
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/1/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade