Simpatia à francesa
Agradável
de ver e dirigir, o Renault Clio acumula duas gerações |
|
|
O segmento de carros pequenos é, de longa data, o forte da Renault. A
empresa foi fundada em 1898 pelo industrial francês Louis Renault e seus
irmãos Marcel e Fernand. Os dois primeiros logo passaram a competir com
automóveis construídos por eles, mas Louis abandonou as corridas quando,
em 1903, Marcel teve um acidente fatal em uma prova entre Paris e Madri
(Espanha). A empresa manteve-se nas pistas, porém, e um modelo AK 90CV
ganhava um Grande Prêmio em 1906. A produção regular de carros havia
começado no ano anterior. |
A primeira geração do Clio: linhas suaves e de boa aerodinâmica, mecânica moderna, motores iniciais de 1,1 a 1,9 litro |
Um
pouco maior, a linha
Dauphine/Gordini começou em 1956 e, três anos depois, marcou a
estréia de modelos da marca francesa na fabricação nacional, pelas
mãos da Willys-Overland. Em 1961 os europeus conheciam o
R4, agora com motor e tração à
frente. Bem mais tarde, em 1972, surgia o R5,
um dois-volumes de conceito moderno que teve versões muito variadas,
com potência de 34 a 160 cv. Mas, na segunda metade da década de 1980,
apesar da evolução obtida com o Supercinq, o carro estava envelhecendo
e um sucessor passou a ser preparado. A concorrência contava com
adversários de peso, como Fiat Uno,
Opel Corsa,
Volkswagen Polo,
Peugeot 205 e Ford Fiesta. |
Um interior funcional para o sucessor do Renault 5, o pequeno modelo de 1972 que, reformulado em 1985, teve quase duas décadas de sucesso |
Quatro motores eram oferecidos de início: de 1.108 cm³ e 49 cv, de 1.390 cm³ e 80 cv (ambos a gasolina e com carburador), de 1.721 cm³ e 92 cv (com injeção) e de 1.870 cm³ e 65 cv (a diesel). Usava câmbios manuais de quatro e cinco marchas e pneus entre as medidas 145/70-13 e 165/60-14, conforme a versão. O peso variava de 810 a 905 kg. A suspensão dianteira era McPherson, mas a traseira seguia o tradicional conceito francês de rodas independentes, braços arrastados e barras de torção, que resultava em um conjunto compacto e eficiente. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/1/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |