Cada um a seu modo

Apesar das diferenças, os médio-pequenos da GM,
Fiat e VW fazem uma boa briga pelo consumidor

Chevrolet Astra Sedan GL Fiat Brava SX Volkswagen Golf 1.6
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Em que pese as diferenças em configuração de carroceria, cilindrada e número de válvulas, o paulista Astra Sedan GL, o mineiro Brava SX e o paranaense Golf 1.6 são concorrentes diretos por um mesmo perfil de consumidor: aquele que procura um automóvel médio-pequeno nacional, com quatro ou cinco portas e motor de cerca de 100 cv. Mais que isso: um carro com preço básico na faixa de R$ 28 mil.

Apesar de dois anos mais antigo na Europa, o desenho do Brava agrada bastante, com o inconfundível formato das lanternas e linhas arredondadas

Essas semelhanças, aliadas ao fato de serem produzidos pelos três maiores fabricantes brasileiros, levaram o Best Cars a compará-los. O outro concorrente mais direto, o Escort, fica em patamar inferior em equipamentos (na nova versão GL 1,6) ou superior em desempenho (GLX 1,8), além de ser um produto mais antigo. A Ford só estará bem armada nesta disputa no segundo semestre, quando trará da Argentina o Focus (saiba mais). Até lá, a briga será entre General Motors, Fiat e Volkswagen.

O Golf de quarta geração remete aos modelos anteriores, demonstrando personalidade. Colunas traseiras largas são características
Astra e Golf são arqui-rivais na Europa, a ponto de suas diversas gerações (o Kadett, até 1991, no caso da GM) terem sido lançadas sempre juntas. A última vez foi em 1997, quando surgiu a quarta do Golf e a segunda do Astra. Ambos cresceram em distância entre eixos (o GM, nada menos que 11 cm), mas caminharam em sentidos opostos de estilo: o Golf ficou mais arredondado e suave, e o Astra, mais anguloso e robusto.

O VW não perdeu suas características colunas traseiras largas, de certo modo imitadas no Astra Sedan e no cinco-portas, versão a que os brasileiros -- infelizmente -- não têm acesso. Os dois modelos atraem pelos faróis (sobretudo o Golf, que inclui no conjunto as luzes de direção e, nas versões superiores, unidades para neblina) e lanternas (no Astra são translúcidas, conferindo estilo interessante).

Astra Sedan não agrada tanto quanto o hatch, mas a extensão do porta-malas fica bem integrada em função da longa distância entre eixos

Dois anos mais antigo no mercado europeu, o Brava antecedeu ao Marea, embora tenha chegado ao Brasil depois de sua versão três-volumes. Mantendo o entre-eixos de seu antecessor, o Tipo, ainda assim conserva-se em medida intermediária entre os dois adversários. Suas linhas são as mais ousadas, com a frente afilada, faróis estreitos e lanternas traseiras em três segmentos.

Todos conseguem ter personalidade, mas o Brava impressiona mais pelo arrojo -- e por isso se mantém atual, apesar dos quase cinco anos de vida. Continua

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